Resenha número 64. - O Diário do Leitor

19/03/2012

Resenha número 64.


Tão Ontem
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Record
Nota: 

Sinopse: Romance, ação, mistério e uma boa dose de sátira, "TÃO ONTEM" é um romance fascinante, que vai fazer você questionar tudo que sempre pensou sobre o que é ser cool.
Você já pensou em quem foi o primeiro a usar a carteira presa por uma corrente ou quem começou a usar calças grandes demais de propósito? E o primeiro a usar o boné virado para trás? Esses são os Inovadores, as pessoas no topo da pirâmide de consumo. Aos 17 anos Hunter é um Caçador de Tendências, os segundos na pirâmide. Seu trabalho: identificar o que há de mais novo e legal para o mercado seguir. Seu modus operandi: observar sem se envolver. Mas a partir do momento que ele conhece Jen, uma Inovadora, ele não consegue evitar se envolver. E muito.


Assim começa a história: "E vocês precisam de nós. Alguém deve guiá-los, moldá-los, garantir que hoje se transforme em ontem dentro do prazo. Porque, francamente, sem nós para monitorar a situação, quem sabe o que poderia ser enfiado em suas cabeças? Afinal, não é como se vocês pudessem simplesmente sair tomando suas próprias decisões". Neste livro o autor nos mostra aos poucos uma ideia de como funciona essa incrível teia que está por trás dos desfiles de moda e o que se vende no shopping.
A história é narrada pelo jovem Hunter, um menino tão obcecado em tirar fotos pelas ruas de acessórios que podem ficar na moda, que foi contratado exatamente para isso e virou um "Caçador de Tendências", é assim que penteados, cadarços, colares e outras coisas criadas por pessoas "normais" ficam na moda tão rápido e todos na rua já estão usando. Isso é até um pouco engraçado, afinal quem não tem um pouco de "Inovador" dentro de si, a ponto de andar na rua com um acessório customizado, e na semana seguinte ou poucos dias depois começar a perceber outras pessoas o usando? 
O caso é que quem for ler "Tão Ontem" vai embarcar numa aventura repleta de armações de empresas de moda, sequestro, câmeras com efeito paka-paka, fuga, e não vou dizer mais senão vou contar o final do livro!



Sobre o autor: Scott Westerfeld nasceu em 5 de maio de 1963, é autor norte-americano de ficção científica. Ele nasceu no estado do Texas E.U.A, e agora divide seu tempo entre Sydney, na Austrália e Nova York.

Um comentário:

  1. Que legal *-* Achei a capa muito fofinha e o livro deve ter uma estória bem legal. Não sou ligada muito nessas coisas de moda, mas é um assunto interessante. É sempre bom ler livros dos assuntos mais variados possiveis.
    Ah, tem meme pra você lá no blog... se quiser fazer http://velha-estante.blogspot.com.br/2012/03/meme-das-11-coisas.html

    Besos, Bia.
    velha-estante.blogspot.com

    ResponderExcluir



SUBIR