02/01/2012 - 03/01/2012 - O Diário do Leitor

29/02/2012

Resenha número 54.


A Vida em tons de Cinza
Autor: Ruta Sepetys
Editora: Arqueiro
Nota:
 
Sinopse: Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos cheia de sonhos. Dotada de um incrível talento artístico, ela se prepara para estudar artes na capital. No entanto, a noite de 14 de junho de 1941 muda para sempre seus planos. Por toda a região do Báltico, a polícia secreta soviética está invadindo casas e deportando pessoas. Junto com a mãe e o irmão de 10 anos, Lina é jogada num trem, em condições desumanas, e levada para um gulag, na Sibéria. Lá, os deportados sofrem maus-tratos e trabalham arduamente para garantir uma ração ínfima de pão. Nada mais lhes resta, exceto o apoio mútuo e a esperança. E é isso que faz com que Lina insista em sua arte, usando seus desenhos para enviar mensagens codificadas ao pai, preso pelos soviéticos. A vida em tons de cinza conta a história de um povo que perdeu tudo, menos a dignidade, a esperança e o amor. Para construir os personagens de seu romance, Ruta Sepetys foi à Lituânia a fim de ouvir o relato de sobreviventes dos gulags. Este livro descreve uma parte da história muitas vezes esquecida: o extermínio de um terço dos povos do Báltico durante o reinado de horror de Stalin. Para Estônia, Letônia e Lituânia, essa foi uma guerra feita de crenças. Esses três pequenos países nos ensinaram que a arma mais poderosa que existe é o amor, seja por um amigo, por uma nação, por Deus ou até mesmo pelo inimigo. Somente o amor é capaz de revelar a natureza realmente milagrosa do espírito humano.


Sinceramente, achei o livro um tanto quanto especial. Ele me fez lembrar O Menino do Pijama Listrado, um livro espetacular, o que consequentemente, o torna também especial.
De cara me apaixonei pela capa. Essa espécie de analogia, entre uma pequena plantinha, se desenvolver num lugar onde isso jamais aconteceria, é fantástico.
Ao passar das páginas a história foi me comovendo, me surpreeendendo e principalmente me conquistanto. Foi impossível não ficar agitado, querendo quebrar a cara do Stalin. Idiota.
Recomendo demais. 


 Sobre o autor: Nascida e criada em Michigan, nos EUA, Ruta é filha de um litiuano refugiado. Os países bálticos - Estônia, Letônia e Lituânia - sumiram do mapa em 1941, anexados pela União Soviética e só reconquistaran a sua independência na década de 90. Com, A Vida em tons de Cinza, seu primeiro romance, Ruta pôde dar voz às centenas de melhares de pessoas que, de alguma forma, foram atingidas pelo genocídio perpetrado por Stalin. Ruta mora com a família no Tennesee.

28/02/2012

Resenha número 53.


Para Sempre Ana
Autor: Sérgio Carmach
Editora: Caravansarai
Nota: 

Sinopse: Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores.

Complexo. A primeira visão que tive do livro foi essa. O enredo vai e volta no passado e no presente dos fatos narrados. A trama envolve basicamente a geração masculina de uma mesma família, trazendo reviravoltas a todo o momento.
A cada capítulo, algo diferente é desvendado.
A cada mudança no tempo, é colocada a data do acontecimento.
Não vou entrar em detalhes pois não quero influenciar a leitura de ninguém, mas é um livro maravilhoso, indicado há todos que querem se apaixonar por Ana.



Sobre o autor: Carioca, nascido em 1968, casado pela segunda vez e pai de três filhos, Sergio Carmach escreve histórias desde a infância. Aos dez anos, embalado por um concurso literário, elaborou sua primeira narrativa longa, um conto de ficção científica chamado A Guerra Interplanetária. Aos dezesseis, começou a criar o primeiro romance, Judith e Joseph, o qual abandonou ao ingressar na Faculdade de Artes da PUC e, posteriormente, no CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva). No Exército, promovido a tenente temporário, participou da criação de softwares educacionais e iniciou seu trabalho como videomaker. Após elaborar as primeiras versões de Para Sempre Ana e de mais dois outros romances (A Pintora e Os Demônios de Amostheus), teve um texto sobre a obra de José Saramago publicado por duas universidades: UFSC e UNESA. Nesta última, cursou Direito, tornando-se, por fim, advogado.

27/02/2012

Resenha número 52.

Desventuras em Série 1 - Mau Começo
Autor: Lemony Snicket
Editora: Cia das Letras
Nota:

Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".



Lemony já nos avisa de antemão que encontraremos não uma história confortável, mas sim uma história repleta de desventuras para os irmãos Baudelaire.
Tudo começa numa tarde em que os irmãos se divertem na praia, sem duvidar que o Sr. Poe aparecerá com uma notícia terrível, o início de todas as desventuras.
Já o filme, que alterou e mudou as ordens de vários acontecimentos, ficou pra trás se comparar com o livro. A única coisa boa de quem viu o filme é que se for ler Desventuras em Série, ficará mais fácil para visualizar os personagens com os atores, e as falas do Conde Olaf na voz do Jim Carrey.
É um livro maravilhoso, e mal posso esperar para ler os outros!


Sobre o autor: Daniel Handler (nascido em 28 de fevereiro de 1970 em São Francisco) é um escritor e cineasta americano. Ele escreveu os romances The Basic Eight e Watch your Mouth. É casado com Lisa Brown, artista gráfica que conheceu na universidade.
Originalmente, Handler utilizava o codinome Lemony Snicket ao invés do seu próprio nome na lista de correio de diversas organizações de extrema direita que ele pesquisava para escrever um de seus livros. Isso se tornou uma espécie de brincadeira entre os seus amigos, que costumavam pedir pizzas sob o nome. Como Lemony Snicket, Handler escreve uma série de livros chamada Desventuras em Série, sendo que Snicket faz parte de história assim como seus irmãos e a mulher que amava. Atualmente há treze livros lançados da série.

26/02/2012

Novidades - Giz Editorial / Editora Arqueiro


Giz Editorial

A Giz Editorial começa 2012 com força total, com 3 lançamentos de peso no gênero Fantasia e Ação. Autoras consagradas como Regina Drummond e Rosana Rios e a escritora paulista Georgette Silen vêm para mostrar a força da Literatura Fantástica brasileira.
            E, para iniciar o ano com o pé direito, estamos presenteando os leitores que adquirirem qualquer um dos volumes abaixo em pré-venda com um brinde especial.
            Confira: 
Fábulas ao Anoitecer

Você sabe o que acontece na escuridão da noite?

Que mistérios se escondem sob a luz do luar?

Fábulas ao Anoitecer é uma seleta de narrativas fantásticas que têm como cenário principal o manto da escuridão, que assume seu reinado após o pôr do sol. Terror, amor, magia, criaturas fantásticas como fadas, bruxos, dragões, elfos, e até ficção científica surgem de suas páginas. Mitologia e lendas folclóricas mundiais são revisitadas e conduzem o leitor pelo maravilhoso mundo da Literatura Fantástica Brasileira.

Fábulas ao Anoitecer é para ser lido debaixo das cobertas, com lanternas acesas, num clima de mistério e segredo. Mas tome cuidado com as janelas. Mantenha-as bem fechadas...

Dados Completos da Obra:
Fábulas ao Anoitecer | Gerogette Silen
160 páginas | 14 x 21 | 202 gramas | 1ª Edição | R$ 28,00
Assunto: Literatura Brasileira | Ficção 
ISBN: 978-85-7855-164-3 | EAN: 9788578551643

As Crônicas de Kira
 
Uma princesa guerreira. Uma profecia antiga. Uma missão sagrada.
Kira, a Princesa de Hisipan, terra de fabulosas mulheres guerreiras, parte em uma jornada heroica por reinos distantes, à procura de um artefato mágico.
 
Uma narrativa épica, repleta de reviravoltas e personagens complexos, guerreiros, batalhas espetaculares em terra e mar, criaturas fantásticas, monstros saídos de histórias de terror, belas mulheres e feiticeiros sinistros, que irá hipnotizá-lo do início ao fim.
 
As Crônicas de Kira é leitura obrigatória para os apreciadores do gênero Espada & Magia, que tornaram famosos personagens como Conan, o Bárbaro, e Elric, o cavaleiro albino.
 
Dados Completos da Obra:
As Crônicas de Kira | Gerogette Silen
152 páginas | 14 x 21 | 192 gramas | 1ª Edição | R$ 28,00
Assunto: Literatura Juvenil | Ficção
ISBN: 978-85-7855-163-6 | EAN: 9788578551636

O Despertar das Tatuagens

Dois mundos. Um objeto perdido. Marcas que se transformam em tatuagens de poder. O mal se espalha por um reino idílico, governado pela Grande Mãe, uma poderosa matriarca.

Uma profecia pode levar a salvação para o continente devastado. Mas pode também atrair criaturas perigosas: as Sombras, que se alimentam das fraquezas humanas, encontram o campo livre para agir.

Entre duas realidades cheias de desafios, Raiziar, o herdeiro da Grande Mãe, luta pelo despertar das nove tatuagens que traz no corpo. Só elas poderão ajudá-lo a encontrar o objeto capaz de devolver força e poder aos seus ancestrais.

Dados Completos da Obra:
O Despertar das Tatuagens | Regina Drummond e Rosana Rios
296 páginas | 16 x 23 | 440 gramas | 1ª Edição | R$ 39,90
Assunto: Literatura Juvenil | Ficção 
ISBN: 978-85-7855-165-0 | EAN: 9788578551650
Previsão de lançamento: 15/03/12
Pré-venda no site: www.gizeditorial.com.br

E lembre-se: na compra de um exemplar durante a pré-venda, você ganha um brinde especial. Faça já o seu pedido! 

Editora Arqueiro

Jogada mortal – Harlan Coben

Um dos autores mais lidos do mundo, Harlan Coben lança seu personagem mais carismático em uma busca incessante por justiça.
Aos 16 anos, Valerie Simpson já era finalista do Aberto de Tênis da França. Depois de brilhar nos circuitos internacionais do esporte, de repente tudo mudou. A jovem ficou reclusa e deixou de lado as competições de alto nível.
Seis anos depois, ela está disposta a retomar a carreira e procura Myron Bolitar para ser seu agente. Para ele – que já agencia Duane Richwood, cotado para vencer seu primeiro Grand Slam –, essa é uma ótima oportunidade. Mas seus planos têm fim quando Valerie é morta e Duane se torna o principal suspeito do assassinato.
Apesar de o rapaz estar em quadra na hora do crime, algo parece não se encaixar na história que conta à polícia. Ele garante não conhecer Valerie, mas seu número de telefone estava na agenda da jovem.
Insatisfeito com o rumo das investigações policiais, Myron sai em busca da verdade. E descobre que, além de prováveis ligações que a moça fez para Duane de um telefone público, há um passado de dor e mentiras que talvez leve ao verdadeiro motivo do crime.
Agora, com a ajuda do excêntrico Windsor Horne Lockwood III e da ex-profissional de luta livre Esperanza Diaz, Myron enfrentará inimigos poderosos que tentam a todo custo impedir que a verdade venha à tona.
****
Depois de ver sua carreira no basquete profissional chegar ao fim antes mesmo de começar, Myron Bolitar trabalhou para o FBI, formou-se em direito em Harvard e hoje está à frente de uma agência de representações esportivas, que toca com a ajuda da grande amiga Esperanza.
Tudo parece ir bem até que Valerie Simpson, uma tenista que já foi a maior promessa do esporte, é morta durante um jogo do Aberto dos Estados Unidos. Ao que tudo indica, a jovem estava lá em busca de Myron, mas foi encontrada antes pelo assassino.
Myron não imagina por que Valerie foi atrás dele, mas se sente culpado por não tê-la encontrado a tempo. Para piorar, seu cliente mais importante, o tenista Duane Richwood, se torna o principal suspeito do crime.
Em busca da verdade, Myron descobre que a jovem vinha sendo assediada por um fã obcecado desde o início da carreira. Além disso, seis anos antes, ela estava prestes a ficar noiva do filho de um senador quando o rapaz foi morto sob estranhas circunstâncias.
Enquanto tenta desvendar o assassinato da tenista, Myron se tornará um obstáculo para os interesses da máfia, de um político poderoso e de uma família influente. Agora ele e as pessoas que mais ama podem ser as próximas vítimas.


Próximos lançamentos

Dias de chuva e tempestade – Nancy Pickard

 

A professora Jody Linder acaba de receber uma terrível notícia: o homem condenado pelo assassinato de seu pai está sendo solto e voltará para a cidade.
Há 23 anos um crime abalou a pacata Rose, uma cidadezinha no interior do Kansas. Hugh-Jay Linder, filho de um rico fazendeiro, foi encontrado morto em casa e sua esposa, Laurie, desapareceu, levantando a suspeita de que ela também teria sido assassinada.
Ex-empregado da família, o vaqueiro Billy Crosby foi imediatamente detido e logo condenado: um vestido sujo com o sangue de Laurie estava dentro da sua picape e o chapéu dele foi encontrado na cena do crime.
Agora o jovem advogado Collin Crosby quer provar que o pai é inocente e que as evidências foram manipuladas por influência da família Linder.
Enquanto Collin espera um novo julgamento para fazer justiça ao pai, Jody precisa confrontar seus tios e avós para descobrir o que realmente aconteceu naquela terrível noite. Para isso, ela sera obrigada a remexer em velhos segredos de família e a lidar com consequências imprevisíveis.
Um suspense com pinceladas de poesia e lirismo, Dias de chuva e tempestade captura a essência das pequenas cidades americanas e demonstra a habilidade de Nancy Pickard em criar personagens incrivelmente reais e profundos.

Nunca diga adeus – Doug Magee


Com apenas 9 anos, Sarah está prestes a viver uma grande aventura: vai viajar sem os pais pela primeira vez na vida. A viagem tinha tudo para ser feliz e inesquecível, mas logo se transforma num terrível pesadelo.
Sem o marido para ajudá-la, Lena, mãe de Sarah, confere e assina os documentos autorizando a ida da filha. David saiu de casa cedo dizendo que recebera uma ligação do trabalho. Mais uma desculpa esfarrapada que ela não engoliu. O casamento está em crise, mas ela acredita que os dois vão conseguir se acertar no período em que a menina estiver fora.
Já pensando nos momentos a sós com o marido, Lena entra em pânico quando uma segunda van chega para buscar Sarah. Pouco depois, ela descobre que o primeiro motorista não faz parte da equipe do acampamento e que sua filha e outras três crianças foram sequestradas.
Após algumas horas, os criminosos enviam um e-mal exigindo 1 milhão de dólares para libertar as vítimas. Mas as condições para a entrega do dinheiro lançam suspeitas sobre alguns dos pais, e os casais começam a se voltar uns contra os outros, expondo seus segredos e relacionamentos já desgastados.
Neste suspense de tirar o fôlego, o desespero e a ganância levam algumas pessoas a tomar decisões impensáveis. Mas a fé e a intuição sempre podem superar as dificuldades.


24/02/2012

Resenha número 51.


Corações em Fase Terminal
Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: Livro não publicado comercialmente
Nota:

Sinopse: Cátia, após quase acabar com a própria existência, mergulhada em uma vida de vícios e erros, acorda em um local misterioso, com o coração, manchado, em uma caixa dourada, e uma projeção de si própria, presa em um espelho repugnante. Em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia tem sua última chance de encontrar a cura para seu coração manchado. Descubra o que é o Santuário, o clarão dourado, o templo onde a rosa flutua... Conheça cada personagem e seu coração doente. Cada um deles terá uma última chance para salvar sua vida, devido a seus próprios erros. 


            Com apenas 116 páginas e leitura deveras rápida e prazerosa. É assim composto o novo projeto da autora Fabiane Ribeiro (autora também de “Xadrez”, publicado pela editora Multifoco.
O livro conta a história de vida de Cátia, que após mais um dia no uso das drogas acaba indo parar em um lugar que ela poderá ter uma segunda chance de cura para seu coração.
Lá ela encontra nos vizinhos uma verdadeira família e ajuda todos a curarem seus corações, até a hora em que o seu está pronto para retomar a vida de uma maneira diferente.
Em minha opinião, um livro tão maravilhoso quanto este deveria ser publicado o mais rápido o possível. Seria um grande sucesso nacional!

Sobre a autora: Nascida em Mogi Mirim, SP, Fabiane Ribeiro é Escritora e Médica Veterinária, apaixonada pelas palavras e pelos animais. É autora dos romances “Xadrez” e “Corações em Fase Terminal”.


23/02/2012

Resenha número 50.


Julie & Julia
Autora: Julie Powell
Editora: Conrad
Nota: 

Sinopse: Best Seller internacional e vencedor do primeiro Blooker Prize (que premia livros baseados em blogs), Julie & Julia é uma história de desafios e superação, de risos e lágrimas, de uma mulher moderna lutando para colocar ordem em sua atribulada vida. Prests a completar 30 anos, insatisfeita com o emprego de secretária de uma repartição pública e sufocada pela pressão crescente para ter um bebê, Julie sentia-se incapaz de dar rumo diferente a sua vida. Para piorar um pouco mais, foi obrigada a se mudar com o marido para uma quitinete num bairro afastado, a quilômetros de distância do trabalho e dos amigos. Parecia mesmo um beco sem saída. 
Porém a solução estava no lugar mais improvável: no velho livro de receitas guardado na cozinha de casa da mãe. Meio por acaso, Julie se surpreende experimentando a primeira receita de Mastering the Art of French Cooking. Dado o primeiro passo, ela decidiu seguir adiante e enfrentar o desafio de fazer as 524 receitas contidas no clássico de Julia Child (uma das mais importantes apresentadoras de programas de culinária na TV norte-americana, aqui apresentada num delicioso prefácio da chef Rita Lobo) em apenas um ano - e escrever um blog relatando a façanha. 


Nossa, ela realmente fez isso?!", eu me perguntei surpresa.
Julie e Julia foi um projeto que a própria autora viveu, tendo seu blog virado livro depois de fazer 524 receitas de Julia Child em um ano.
Julie Powell, tendo em comum com Julia apenas seu amor por cozinhar e o nome um pouco parecido, era uma mulher de 30 anos, secretária, que vivia num apartamento terrível em Long Island, chances mínimas de ter filhos, uma cabeça louca pra fazer um projeto louco, ganhando dores no corpo, larvas na pia e reconhecimento pelo seu trabalho árduo (menos por Julia).
Eu li sem muito entusiasmo, já que não compartilho o mesmo amor pela culinária, e meu momento de "uau! Eu amei esse livro" foi quando Julie citou "Como Água para Chocolate", apenas esse momento.
Como eu nunca havia lido livros gastronômicos, ou qualquer outra coisa a ver com comida (salvo algumas receitas de cachorros-quentes e cupcakes - e um pavê de bis que me deu água na boca), fiquei logo de ler três nesse janeiro, e terminei hoje Julie e Julia.
Foi uma experiência boa, quer dizer, agora eu tenho uma ideia de que a única coisa que separa um livro gastronômico de um livro de receitas, é que o primeiro fala da vida dramática do cozinheiro.


 Sobre o autor: Julie Powell é uma mestra de "Romances Culinários". Seu primeiro livro foi Julie e Julia, best-seller do New York Times, que consistia em preparar as 524 receitas de Maestering the Art of French Cooking em um ano, e relatar em um blog. O Suceso foi tanto que o blog virou livro, e o livro firou filme. Dirigido por Nora Eprhon e estrelado pela magnífica Meryl Streep e Amy Adams. Recentemente Julie lançou 'Destrinchando’.

22/02/2012

Resenha número 49.

Tudo pode Mudar
Autor: Jonathan Tropper
Editora: Arqueiro
Nota: 
 
Sinopse: Aos 32 anos, Zachary King é um homem que parece ter a sorte a seu favor. Possui um emprego estável, divide um apartamento luxuoso com um amigo milionário e está noivo de Hope, uma jovem inteligente, sensual e muito acima de seu nível social. Mas tudo começa a mudar quando ele encontra sangue em sua urina. Preocupado, procura imediatamente um médico, que o aconselha a investigar a causa do sangramento.
Obcecado pela ideia de que se trata de um câncer, Zack começa a refletir sobre sua vida e as escolhas que fez até então. Nada parece satisfazê-lo de verdade. Seu trabalho é estressante demais e ele não tem certeza se ama Hope da forma como deveria.
À medida que o casamento se aproxima, Zack é assombrado pela lembrança de Rael, seu melhor amigo, morto em um acidente dois anos antes, e por seus sentimentos cada vez mais complicados por Tamara, a bela viúva de Rael.
Como se tudo isso não fosse ruim o bastante, seu pai, um homem inconsequente e viciado em Viagra, reaparece após 20 anos de ausência tentando reparar os erros do passado.


 Livro interessantíssimo. Leitura boa e fácil, não muito grande. Zachary, é um cara apesar de tudo, bastante divertido. Confesso que rolava de rir com as coisas que ele fazia e falava, apesar de não ser o foco principal do livro, o lado cômico. 
Gostei muito, do enredo do livro, e ... de Tamara. Na verdade, eu escolhi este livro não pela estória, mas pela capa. Sim, eu gosto de capas lindas, e não sei porque me interessei por ela, mas, aos poucos, esse livro ultrapassou as barreiras da capa, e, me fez apaixonar por ele.
Resenha básiquinha, mas, com um toque especial. Recomendo. 

                               
Sobre o autor: Jonathan Tropper é o autor de "Como Falar com um viúvo" (Lançado no Brasil pela editora SEXTANTE), "Everything Chage", "The Book of Joe", "Plan B" e, mais recentemente, "This Is Where I Leave You". Ele vive com sua família em Westchester, Nova York, onde ensina a escrever no Manhattanville College. Ele está adaptando "This Is Where I Leave You" como um longa-metragem para a Warner Brothers Studios.


SUBIR