12/01/2012 - 01/01/2013 - O Diário do Leitor

30/12/2012

E que venha o ano das mudanças!

27/12/2012

Resenha: O Coletor de Almas, por Douglas MCT. #130

O Coletor de Almas
Autor: Douglas MCT
Editora: Gutenberg

Sinopse: Terra Oca é um mundo fantástico onde habitam personagens emprestados de contos nórdicos e etruscos, mas desenvolvidos sob uma ótica particular e ambientados num cenário próprio, apocalíptico e épico, com bizarrias únicas. O Coletor de Almas conta paralelamente a história de três personagens a caminho de um sinistro desenlace: o fim do mundo. Larval tem a primordial função de manter o equilíbrio do mundo, alimentando Yggdrasil, a Árvore-Mãe, com a energia espectral das almas que coleta. Lisa é uma menina bruxa que conta com a ajuda de três grandes amigos para cumprir sua missão. Já o Ceifador é uma entidade sombria que vem, misteriosamente, colecionando cabeças de reis. Nem mesmo o encontro desses três personagens poderá ser capaz de impedir o trágico desfecho. Descubra um novo mundo, cheio de fantasia e elementos mágicos, com personagens que orbitam em redor da Árvore-Mãe, cada qual com seu propósito. E confira como esse mundo acaba: a graça está justamente em adivinhar quem sobrevive no final.

                Através de cenas como se fossem quadrinhos de HQ’s, com uma linguagem despretensiosa e de fácil entendimento, além de capítulos curtos que falam por si só, Douglas tece a narrativa acerca dos acontecimentos de Terra Oca, como Larval alimentando a Árvore-Mãe (Yggdrasil), as decapitações do Ceifador (neste momento não pude deixar de remeter ao personagem do cavaleiro sem cabeça, cujo filme leva o mesmo nome de A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, em que ele além de decapitar, recolhia as cabeças – tudo bem que no livro ele não é fisicamente parecido, mas tem como princípio a mesma busca desenfreada por cabeças), além, claro, das aventuras da pequena Lisa, que é uma menina bruxa.
                Com certeza muitas aventuras acontecem no decorrer do livro e um elemento surpresa (que com certeza eu adorei, rs) aparece para nos surpreender e ocorre de forma paralela à história dos personagens acima narrados. Além disso, o Ragnarok está próximo, causando alvoroço entre os seres místicos nórdicos e etruscos e os moradores das cidades que fazem parte de Terra Oca.
                As histórias se intercalam, sempre escritas em terceira pessoa do singular, com narrador observador e giram ao redor dos três personagens citados no primeiro parágrafo. Os nomes dos personagens são por vezes difíceis, além dos nomes dos elementos que fazem parte da Terra Oca, como, por exemplo, Sunnudagr, que significa domingo. Só podemos chegar a esta conclusão pois o autor disponibiliza no final um pequeno glossário.
                Creio que se o autor criar um outro livro, de mesma base, só que com as descrições mais aprofundadas, seria um sucesso igual ou maior que este!
                Com certeza foi um dos livros fantásticos que mais gostei neste ano! E é altamente recomendado aos amantes deste gênero, além dos que gostam do ritmo rápido das HQ’s. 

25/12/2012

FELIZ NATAAAAL!


23/12/2012

Novidades: Nova Parceria!


Bom dia galera. Tudo bem com vocês? Véspera de Natal amanhã, 2013 chegando. Vamos conferir o novo parceiro aqui do blog?

John Felix
“Sou um jovem sonhador e leitor ávido. Nasci em 1991 e acho engraçada a fixação com o número 7 e com a casa 20. Já participou de grupos de teatro de dança, e foi voluntário e coreógrafo em projetos da minha cidade. Amo fotografia e cozinhar... O livro Noturno é seu primeiro romance.”


Sobre a obra: Em Noturno, temos a história de uma jovem que vê sua vida mudar depois de um inexplicável acidente. Recém encontrada em uma mata fechada, completamente coberta por lama e aparentemente perturbada, o único lugar para se acordar é em uma ala psiquiátrica. Além das complicações de lidar com dúvidas sobre o desaparecimento e o estranho acidente, sinais de alucinações começam a ecoar em sua cabeça – e nesse momento você começa a questionar a própria sanidade. Por mais que você tente ignorar a doce voz que a controla, ela lhe pedirá que não a abandone... Isso levanta a pergunta: será que algo afetará minha cabeça? A triste verdade é que você se rende ao inevitável. E comete um dos maiores erros da sua vida: apaixona-se. Mas o pior está por vir quando você descobre a verdade e percebe que o que sentia era uma mentira, que o que tinha em mãos não era seu. E nunca será. As mentiras e descobertas continuam e você vê que fazia parte de um pacto. Você foi traída. Não por aqueles que a cercavam e sim por sua voz interior. A única pergunta que some e volta em sua cabeça agora é: como fugir do presente que você mais desejou? E é ai onde sua história realmente começa e você vê que não tem como voltar atrás. E, de um jeito estranho, está feliz com isso.


Gênero: Romance, Ficção
ISBN: 9788582180426
Número de páginas: 292
Dimensão: 14x21

Para comprar basta acessar:

Saraiva – R$36,90
Editora Dracaena – R$36,90

21/12/2012

Resenha: Anjo - A face do mal, de Nelson Magrini. #129



Anjo – A face do mal
Autor: Nelson Magrini
Editora: Novo Século – Novos Talentos da Literatura Brasileira

Sinopse: A partir de dois Princípios, a Ação e a Oposição, houve luz. Agora, infinitas eras após a Criação, o Princípio da Oposição, o indivisível, irá se dividir novamente. Anjos, os que governam o Céu, querem impedir a divisão, pois, para eles, a Oposição são as Trevas Eternas, o inimigo máximo de Deus. Aos seus olhos, mesmo os Demônios, seus opostos, são toleráveis por serem originários da Ação, e visto como partes da obra de Deus. Por sua vez, os demônios são a favor da divisão, até mesmo porque querem descobrir os segredos ali escondidos e utilizá-los na eterna luta contra os angelicais. Em meio à tensão crescente, que ameaça eclodir em uma guerra que devastaria toda a existência, um ser observa, um ser único, sem igual, possuidor tanto da energia da ação, quanto da Oposição. Seu nome é Lúcifer. Enquanto isso, na Terra, uma entidade misteriosa, incrivelmente poderosa, caça indiferentemente Anjos, Homens e Demônios, guiada apenas pelo seu propósito sombrio, uma entidade que só poderia ser descrita em pesadelos, a própria entropia encarnada. É chegada, então, a hora de Lúcifer intervir. O futuro de tudo o que existe está em suas mãos. Se falhar, nada restará além de desolada e fria destruição.

 Confesso que a leitura demorou mais do que previa, mas é porque caso lesse rápido demais, me perderia em meio a tantos nomes.
Antes de iniciar a resenha do livro, vou fazer um breve comentário acerca da diagramação da editora. Tenho em mãos a primeira edição, singela, mas com a capa realmente inebriante. Mas o trabalho realizado encima da segunda foi mil vezes melhor. A essência não se perdeu, mas o toque com o anjo deixou-a ainda mais perfeita.
Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa. O caos é formado entre anjos e demônios e uma guerra está prestes a iniciar. Lúcifer é o único que pode intervir tanto no futuro celestial quanto dos seres humanos.

“Não se pode ganhar uma discussão com o Diabo!”

Em poucas palavras, posso descrever o que achei do livro: enlouquecedor, empolgante, assustador. Com certeza este é um dos livros (que trata sobre o tema sobrenatural) que mais gostei de ler neste ano. A forma com que o autor descreve o que se passa na Terra e no plano sideral é sem comparação. O tema, sobre anjos e demônios não é abordado por autores nacionais, e ver algo assim é com certeza um privilégio. Com certeza a linguagem do livro não é rebuscada, mas como traça dois paralelos (plano terrestre e plano sideral) e foi um dos motivos pelos quais eu o li com bastante atenção e calma, para que não me perdesse.
Realmente é um livro inesquecível, e mal vejo a hora de ter em mãos Ceifadores, que é o volume 2 de Anjo – A face do mal. Super indicado aqueles que se interessem por uma história sombria, apavorante e impossível de largar antes de saber o fim!

19/12/2012

Novidades Parcerias : Editora Giostri


Boa tarde leitores!
Vamos conferir as novidades da Editora Giostri?
 Com a ajuda valorosa da Arteplural, da nossa amiga e vencedora Fernanda Teixeira, hoje o Alex Giostri será entrevistado para falar do "Quem Conta um Conto". Falará sobre o projeto, o lançamento sexta-feira, a nova edição que já está acontecendo ( www.giostrieditora.com.br/quemcontaumconto ) do Quem Conta um Conto e vários assuntos relacionados.
A entrevista será hoje as 16h20 na Jovem Pan AM.
Ouçam no Dial 620 AM, ou no link abaixo.
http://jovempan.uol.com.br/aovivo/menu


Há também a entrevista cedida por Alex Giostri ao programa “Em Cartaz” : http://www.facebook.com/giostri.editora.9/posts/455890084467983?notif_t=like

Nesta sexta, 21 de Dezembro, se  o mundo não acabar (rs) teremos o lançamento do livro “Quem Conta um Conto”, na Praça Franklin Roosevelt, 158, Centro de São Paulo.


18/12/2012

Resultado da Promoção de 1 ano do blog - parte I


Boa tarde leitores. Tudo bem com vocês?
Hoje trago o resultado da parte I das promoções de 1 ano do blog! Foram no Total 7 vencedores só nessa primeira etapa e logo logo a parte II finaliza e conheceremos mais 1.
Vamos conferir se você é um dos sortudos?
Com 3611 entradas no total, os vencedores são:

                Promoção 1 – Leitura Nacional

Prêmios: O Punhal + O Círculo de Pedra + Entre Amores Cruzados
Vencedora: Rianne Ferreira

Prêmios: Ausência + Paixão e Liberdade
Vencedora: Cris Aragão

Prêmios: Coletânea de Contos + O Inimigo Final
Vencedora: Valéria de Souza

                Promoção 2 – Editoras Parceiras pra Vida Inteira

Prêmios: Você Merece uma Segunda Chance + Corajosos
Vencedora: Amanda Cristina

Prêmios: Manuscrito encontrado em Acra + A Ira de Nasi
Vencedora: Caroline Leite

                Promoção 3 – Recuperando a Infância

Prêmios: Barulho Demais + Ver de Ver meu Pai + Cena de Rua + A árvore que virou palito
Vencedor: Diego Rangel

                Promoção 4 – Marcadores

Prêmio: kit com cerca de 61 marcadores (até o presente momento!)
Vencedora: Fernanda Falleiro 

PARABÉNS A TODOS! E VOCÊ NÃO FOI O CAMPEÃO DESSA VEZ? NÃO DESANIMA NÃO, 2013 JÁ ESTÁ AÍ E MUUUUITAS NOVIDADES E PROMOÇÕES ESTÃO A CAMINHO!

16/12/2012

Retrospectiva Literária 2012


A partir de hoje, faremos a retrospectiva do ano de 2013 a partir do ponto de vista literário. Dividido em 5 dias e, respectivamente, 5 posts, contaremos um pouco sobre os romances mais arrebatadores, os livros que devem ser descartados, livros para chorar, etc.
Espero que gostem!!



Dia 1 – 1 livro inigualável

Começo a retrospectiva com um livro nacional, publicado no ano de 1900, e cujo autor é o mestre do realismo psicológico. Claro que estou falando do saudoso Machado de Assis e de sua obra mais primorosa, Dom Casmurro, em que até hoje ele foi capaz de nos deixar a dúvida no final da leitura: Capitu realmente traiu ou não Bentinho?


Sinopse: Dom Casmurro conta a história de Bento Santiago (Bentinho), apelidado de Dom Casmurro por ser calado e introvertido. Quando adolescente, apaixona-se por Capitu, abandonando o seminário e com ele os desígnios traçados por sua mãe, Dona Glória. Casam-se e tudo corre bem, até que o amor se torna ciúme e desconfiança.

E para você? Qual é seu livro inigualável?

13/12/2012

Resenha: 2012 - O Menino que Previu o Apocalipse, por Ricardo Valverde. #128



2012 – O Menino que Previu o Apocalipse
Autor: Ricardo Valverde
Editora: Novo Século

Sinopse: Ao longo dos tempos, inúmeros profetas, cientistas, filósofos e religiosos vêm tentando avisar às gerações futuras, por meio de códigos e mensagens ocultas, de que o fim de nossa era pode estar mais próximo do que imaginamos. E todas as evidências apontam para o dia 21 de dezembro de 2012 como a data do apocalipse. Por quê? O que acontecerá nesta data? Por que tantas pessoas acreditam que este dia não nascerá como os demais? Um menino vivendo em nossa época pode ter as respostas para todas essas perguntas. Quem na verdade é esse menino? De quem ele herdara tal maldição? O que estaria reservado para o dia de seu décimo sétimo aniversário, em 21 de dezembro de 2012?


Como diriam os estudiosos e adoradores da cultura maia, estamos prestes a presenciar o verdadeiro fim dos tempos. Na bíblia, é tratado como Apocalipse.  
Dentro da cultura egípcia, e de certa maneira a que é retratada no livro, o planeta Nibiru está se aproximando cada vez mais da Terra, e antigos habitantes de nosso planeta estão retornando e mil anos de paz serão instalados.

“Querido Michael,
No dia do seu décimo sétimo aniversário, às 11h10, os homens conhecerão a ira de Deus.”

É através deste enredo que Ricardo Valverde constrói a história do pequeno Michael, desde o instante em que ele conhece Sybila, uma profetisa, um dom de ver o que ainda não aconteceu.
Ele vive com seu pai, Alaor. Sua mãe faleceu no dia de seu aniversário, no ano de 2003. Junto com eles, a governanta Esmeralda.
Ah, e também não podemos deixar de falar de Catarina, a doce e bela namorada de Michael. O amor deles é tão puro e juvenil.
Um ponto que me intrigou muito foi a maneira como são descritos os locais. É uma precisão de detalhes riquíssimo!
Com certeza é um livro que traz uma outra visão acerca do fim do mundo. E não pensem que o autor discorda que o mundo acabará em 2012. Ele só analisa, através de outras bases, quais são as consequências e o que acontecerá no fatídico dia 21 de dezembro de 2012.
Corre que ainda dá tempo de adquirir o seu e ler!!! 

11/12/2012

Resenha: O Inimigo Final, por André Bozzetto Jr. #127


O Inimigo Final
Autor: André Bozzetto Jr.
Editora: Estronho

Sinopse: Um fracassado músico de rock que precisa reencontrar o filho com quem mantém uma relação conturbada e ao mesmo tempo confrontar indesejáveis visitantes que ameaçam trazer à tona antigos e obscuros segredos. Um jovem solitário que mantém aspirações poéticas e vive mergulhado na paranoia urbana de uma grande metrópole e que, após uma sucessão de acontecimentos insólitos, decide voltar à sua pequena cidade natal para acertar as contas com um passado traumático. Um homem devastado pelo fim de um tórrido e polêmico caso amoroso que, em busca de uma forma para aplacar seu sofrimento, acaba se deparando com um fato inusitado que o leva a refletir sobre a condição humana e os rumos de sua própria vida. Três personagens cujas trajetórias se entrecruzam de forma tão sutil quanto determinante em uma história ambientada em redutos noturnos de boemia e truculência e perpassada por temas sombrios como o ódio e a vingança, mas também redentores como a amizade e o perdão. Puxe uma cadeira, peça uma cerveja, curta a trilha sonora calcada no bom e velho rock and roll e descubra quem é o Inimigo Final. 



                Nesta nova obra do autor André, o livro se divide em três histórias: a do personagem que é músico, do que é poeta e do filósofo. Diferente de Jarbas (confira resenha aqui!), em que a história do lobisomem mais temido foi descrita com muita perfeição e sangue, cujo foco era a história sobrenatural, o autor agora trata do fantástico mundo humano, com seus defeitos, suas tristezas, suas falhas.
                O ambiente urbano é o pano de fundo de cada história, e todos os personagens trazem consigo uma característica em comum: agonia. Todos os personagens passam por angústias internas e acabam externando-as.
                Na primeira parte, intitulada de Prólogo, é contada a história do músico, em terceira pessoa. Os capítulos são soltos, e em cada um deles é contado um trecho da história dos personagens ali inseridos.
                Já na segunda e terceira, intituladas respectivamente por Parte Final e Epílogo, a história do poeta e do filosofo são narradas em primeira pessoa, sendo o epílogo escrito como se fosse um monólogo.
                Utilizando a narrativa de três maneiras diferentes podemos observar o quão eficiente é o autor durante o processo de escrita do livro, trazendo de formas distintas as angústias dos personagens.
                Amores polêmicos, fracassos musicais, poesias de quinta são os temas que rodeiam as narrativas aqui descritas.
                Com certeza aqui está um escritor mais maduro. Parabéns, como sempre! E obrigada pela oportunidade de ter mais um belo livro nacional em minha estante.
                Ah, caso você tenha gostado, ele está na promoção de 1 ano do blog. Só participar e torcer. Aproveite que só tem mais 4 dias para você concorrer!!! 

07/12/2012

Resenha: Não deixe o sol brilhar em mim. #126


Não deixe o sol brilhar em mim
Autor: Evandro Raiz Ribeiro
Editora: Dracaena
    

Sinopse: Em Não Deixe o Sol Brilhar em Mim, o autor volta no tempo em um acerto de contas com o passado. Misturando reminiscências de sua infância com ficção, conta a história de Dennis e Valquíria, dois pré-adolescentes perdidos na solidão de suas vidas, cada um preenchendo o vazio existencial que há no outro em meio aos anseios da adolescência, descoberta do primeiro amor e amizade sincera. Porém Valquíria tem um segredo terrível. Não Deixe o Sol Brilhar em Mim é uma história de vampiros diferente em que a fuga da solidão ultrapassa o limite do sobrenatural.

Primeiramente gostaria de dizer que não, este livro não é baseado no filme / livro Deixe ela Entrar, mesmo que sua essência seja o sobrenatural lado oculto do vampirismo.  
                A história se inicia contando a vida do jovem Dennis, de João Pessoa, cujos pais faleceram em um acidente. A partir de então sua vida dá um giro de 360º e ele vai morar em São Paulo, mais precisamente no município de Santo André.
                O fato de ter vindo de um outro Estado, e além do mais, deste Estado fazer parte de nosso Nordeste, acaba sofrendo preconceitos linguísticos dentro da escola em que vai estudar. Mas este preconceito não se dá somente no âmbito escolar, mas também dentro da casa de seu tio Olavo, irmão de seu pai e que acolhe Dennis junto à sua família, mesmo tendo apenas 14 anos.
                Mas um dia, voltando da escola por um caminho novo, encontrou uma garota de cabelos negros, compridos e encaracolados, além da pele extremamente clara e dos olhos azuis profundos. Valquíria com certeza não parecia nem se assemelhava muito como as demais meninas que Dennis já havia visto na vida e nas escolas em que estudou.
                Acontecimentos estranhos. Valquíria nunca podia sair à luz do dia. Todos os fatos ligavam ela a uma realidade vista por Dennis somente nas histórias em quadrinhos.

“Um vampiro ... Aquela garota doce por quem tinha se apaixonado, era um vampiro.”

Com certeza o final é o mais impactante e vocês vão ter que ler para poder saber, rs.
O único ponto fraco em minha opinião foi a maneira com a qual o romance entre os dois os levou a pontos extremos, pela pouca idade que tinham – ou aparentavam ter, como no caso de Valquíria.
A diagramação é simples em papel pólen, com letra e fonte adequadas e de fácil leitura. A capa foi modificada para a segunda edição e traz uma Valquíria morena ao invés de loira, mais fiel à descrição contida no livro. Realmente, como o próprio autor alertou, a editora pecou apenas quanto à revisão, mas que com certeza será concertado agora na próxima edição.

05/12/2012

Divulgação e Lançamento de Morte Súbita




É com muita alegria que venho hoje divulgar oficialmente o lançamento do livro Morte Súbita, escrito por J.K. Rowling, autora da série Harry Potter.
Você pode conferir o booktrailer do livro no link abaixo:

Você pode adquirir Morte Súbita nas melhores livrarias de sua cidade. Deixo aqui também o link de algumas livrarias virtuais e seus devidos preços, ok?

04/12/2012

O Diário do Leitor Divulga!


Aos leitores de Porto Alegre, aí vem um lançamento da editora Giostri que vocês não podem perder!


O Castelinho do Alto da Bronze Espaço Cultural e a Giostri Editora convidam amigos e interessados por literatura para o evento de lançamento porto-alegrense do livro “Atos de Paixão” de Túlio Henrique Pereira
O evento contará com a curadoria da artista plástica e escritora Sandra Santos, e terá coquetel, leitura de excertos e apresentação da obra do autor na sala do Torreão II.

Sexta-feira (07/12), no Castelinho do alto da Bronze Espaço Cultural.
Rua Vasco Alves, 432 - Centro Histórico de Porto Alegre
Informações: (51) 3012.0983


02/12/2012

O Diário do Leitor Entrevista #4


Bom dia leitores, tudo bem com vocês? Trago hoje uma entrevista pra lá de especial, com o autor de Sombras e Sonhos, Álvaro Domingues. Vamos conferir?



1.       Em que momento de sua vida surgiu o lado escritor de Álvaro Domingues? 

Quando eu tinha por volta de 14 anos descobri Sherlock Holmes, Tarzan, Julio Verne e Isaac Asimov. Decidi escrever e comecei com o que hoje seria Fanfic de Sherlock Holmes e sonha escrever romances policiais. Na realidade eu fazia paródia, pois minhas histórias eram carregadas de humor.
Mas a decisão de escrever mesmo veio ao ler Avalovara de Osman Lins. Eu pensei comigo: "eu quero fazer algo assim"!

2.       Conte-nos um pouco sobre como foi o processo de escrita do livro “Sombras e Sonhos” e do conto “Modelo do Ano”. 

Sombras e sonhos vem de vários momentos de minha vida, e quase todos os contos tiveram uma maturação lenta. Eu normalmente ficava com um tema na cabeça e tentava escrever, procurando encaixar uma história àquilo que eu estava vivenciando. Então, cada um deles tem sua própria história. Os mini-contos começaram a ser feitos quando eu frequentava as reuniões do Clube dos leitores de ficção científica, a partir de um desafio. Gostei de fazer e fiz vários. Já Modelo do Ano vem de um paixão que tinha pelas histórias de viagem no tempo e como surgiu esta proposta eu resolvi fazer o conto. Os personagens são inspirados em comportamentos que vi em alguns colegas de faculdade (eu fiz engenharia).

3.       Você tem algum novo projeto em andamento? Pode nos adiantar algo?

Sim estou fazendo um romance, no gênero Steam Punk, que se passa no Brasil , no segundo reinado, durante a Guerra do Paraguai. Não é sobre a guerra em si, mas ela compõe o pano de fundo. Tem um spin off que é um conto e será publicado na coletâneas Erótica Steampunk, da Editora Ornitorrinco.

4.       Há espaço para os novos escritores no cenário atual do Brasil?

No momento, sim. Há várias editoras novas que abrem para participação em antologias. Só é necessário cuidado, pois há algumas que cobram por isso. Não sou contra as edições pagas, sou contra as que não têm critérios de seleção e publicam qualquer trabalho, por pior que seja. A presença do Editor é fundamental, para selecionar e orientar os novos autores. A presença do revisor também. 

5.       Quando surgiu o interesse pela ficção científica? 

Eu acho que desde sempre. Mas intensificou-se na adolescência. Vivi durante a Corrida Espacial e o havia o sonho de romper os limites da Terra. Asimov e Clark foram traduzidos no Brasil e iam de mão em entre meus colegas. O amor pelos livros de FC cresceu muito então.

6.       Defina seu livro “Sombras e Sonhos” em uma frase. 

Fecho os olhos e sonho com um mundo novo, às vezes belo, outras, assustador, mas sempre fantástico! (este é o lema de meu blog,  http://sombrasesonhos.blogspot.com.br/ )


Muitíssimo obrigada pelo tempo, paciência e oportunidade de ter em minha pequena biblioteca particular dois livros tão interessantes e os quais foram um dos melhores que li este ano!
Espero vocês na próxima!!!!


SUBIR