07/01/2014 - 08/01/2014 - O Diário do Leitor

30/07/2014

[Bienal Online] Entrevista com a Autora

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Semana passada ficamos sem a entrevista, mas nessa vamos conhecer um pouco mais sobre a autora Renata Martins, cujos títulos são mais voltados para os adolescentes cristãos (evangélicos).

Estão curiosos? Confiram abaixo!

27/07/2014

[No sofá com a Paam] Edição Especial

Oi pessoal. Tudo bem com vocês?

Como a maioria que me acompanha pelo instagram (@pamzinhams) sabe, eu posto sempre fotos quando chega algum livro aqui em casa. O problema é que essa semana chegou livro todo dia! Maravilhoso, não? HAHAHA. Então eu decidi voltar “temporariamente” com a coluna No sofá com a Paam, conhecida também como Caixinha do Correio. Aproveitem e babem!





Pra começar, chegou um exemplar do maravilhoso lançamento de julho da Editora Arqueiro (melhor que Nicholas Sparks, me julguem, rs). Nosferatu é o quarto livro do autor publicado aqui no Brasil, todos pela Arqueiro. O livro tem uma belíssima diagramação interna (mostro mais quando a resenha sair) e, apesar de ser um tijolinho, estou curiosíssima, já que a premissa e a capa me agradaram muitíssimo – quanto superlativo, rs.



Em parceria com a autora Cláudia Lemes, chegou Dissolução, o primeiro volume da trilogia Woodsons. Fiquei extremamente contente em ter sido uma das escolhidas, então já sabem, em breve resenha!



O autor Celso Lopes fez uma surpresa e me cedeu um exemplar de seu livro Um Olhar no Espelho... para resenha aqui no blog!





Quem, Eu? E Grumpy Cat foram os livros recebidos da nova/velha parceria com a editora Belas Letras. O exemplar do gatinho lindo e mal humorado já foi lido e ainda nesta semana tem resenha dele (além dos detalhes da diagramação interna, que está maravilhosa!).



A autora Rosana Prieto, que conheci no dia 19 na Livraria da Vila – durante a Semana do Livro Nacional – me enviou, como cortesia, seu livro Encontros e Desencontros, uma seleção de contos maravilhosos e rápidos de se ler. Também já foi lido e espero que esta semana a resenha já entre no ar!



Por último – e não menos importante –, em algum dia que não consigo me lembrar, chegou o exemplar de O Vale dos Mortos, primeiro livro da série escrita por Rodrigo de Oliveira e publicado pela Faro Editorial. Junto com ele veio uma camiseta promocional do livro O Jogo Perfeito. Em breve novidades pra vocês ;)




Ah, e de compritchas, escolhi A Menina Submersa e Entre o Agora e o Sempre!


Bom, foi isso o que chegou. Assim que chegar mais coisa, venho aqui mostrar pra vocês! Beijinhos e uma maravilhosa semana para vocês!

24/07/2014

[Resenha] A Guerra dos Fae - O Chamado às Armas

Só deixo um aviso pessoal. A SINOPSE e a RESENHA contém spoiler!

A Guerra dos Fae
Chamado às Armas
Autora: Elle Casey
Editora: Geração Jovem
Número de Páginas: 364
5_estrelas.png (145×27)
Sinopse: Jayne Sparks e seus amigos Spike, Chase, Finn e Becky estão na iminência de uma guerra sangrenta e devem sofrer uma mudança, como crianças trocadas, para serem membros dos Fae da Luz com identidades mágicas. Poderão se transformar em elfos, ninfas, daemons, íncubos, anões e duendes verdes, querendo ou não aceitar suas novas identidades, desapontando-se com elas ou não. Tony, porém, alegando não ter agressividade suficiente para enfrentar a guerra com os Fae das Trevas, se afastou, deixando Jayne Sparks cheia de saudades e entristecida. Mas ela logo recuperará seu ânimo, pois conhecerá novos personagens cativantes e estará engajada num treinamento em que sua natural liderança, por ser determinada e despachada, se fará sentir. Mas a situação colocará muitas dúvidas, e os novos personagens poderão revelar facetas inesperadas. Como será resolvida a questão entre os Fae da Luz e os Fae das Trevas? Serão Jayne e seu grupo de amigos capazes de dar conta de uma missão tão espinhosa? Muitas respostas a estas perguntas, e outras tantas que foram provocadas pelo primeiro volume da série, serão respondidas aos leitores. E surgirão novos e fascinantes enigmas.

Chamado às Armas é o segundo volume de quatro que serão publicados, pertencentes à série A Guerra dos Fae.

21/07/2014

[Resenha] Churumela e o Amuleto de Belizar

Churumela e o Amuleto de Belizar
Autora: Elaine Souza
Editora: Dracaena
Número de Páginas: 440
5_estrelas.png (145×27)

Sinopse: Churumela é uma adolescente de quinze anos, que trabalha como garçonete desde a morte de seu pai há três anos. A sua mãe a abandonou assim que nasceu, deixando-lhe apenas uma medalha de ouro com a inscrição Bakía, cujo significado ela só irá descobrir dias antes de seu aniversário de dezesseis anos ao ganhar um espelho rachado e uma folha em branco. A partir de então, novas amizades e aventuras invadem a pacata vida da garota de nome esquisito, que descobrirá o mistério sobre sua verdadeira identidade e que seus olhos não são violetas por acaso.

Recebi o livro em parceria com a autora Elaine Souza. Churumela foi publicado em outubro de 2013 pela Editora Dracaena. Como na maior parte das resenhas da editora, o clima estava maravilhoso até começarem aqueles benditos errinhos de revisão. Diferente dos demais, houve poucos. Acho que de tanto eu reclamar, eles acabaram acatando minha ideia e tratando o autor nacional com o devido valor que merece.

A diagramação interna é simples e o livro é dividido em três partes, respectivamente: Eu, Bakía e O Amuleto de Belizar.

No primeiro, conhecemos mais sobre a vida de Churumela. A moça é órfã de mãe e, logo após um câncer, seu pai também falece. A jovem fica sozinha, apenas acompanhada de seu fiel cachorrinho Xadrez, que desconfia levemente ser de “outro planeta”.

Quando seu pai morre, ela conhece Paulinha e Rafael. Eles trabalham juntos e vivem cercados de orquídeas. Aliás, estas flores são as que mais aparecem durante a narrativa.

Churumela tem os olhos violetas. O que será que há por trás deles? O que será que há de tão mágico que ela precisa desvendar?

Através de uma narrativa rápida, reconhecemos aos poucos todos os fatos que serpenteiam a vida de nossa protagonista. Em muitas passagens, dei várias gargalhadas com as peripécias de Churumela, principalmente quando envolvem o lindinho Xadrez.

Adorei conhecer mais sobre o reino de Bakía. A magia envolve tudo e todos e a cada passo dado me apaixonei ainda mais.

Alguns pontos ficaram soltos na trama e o final foi bem corrido, mas já esclareci com a autora e sim, terá o segundo volume \o/.

E que venha Churumela e a Lenda de Hayo!

19/07/2014

[Informativo] A Trilogia Não Pare! ganhará edição impressa pela Editora Valentina


E finalmente a trilogia Não Pare! vai ser publicada.

Depois de uma manifestação a favor da publicação física dos três livros da autora FML Pepper, a Editora Valentina acolheu nossa autora mais vendida da Amazon nos últimos tempos. Este foi um grande passo dado e que provou que nós blogueiros conseguimos sim fazer um importante papel no mundo dos livros!

Para quem não conhece ainda, há os dois primeiros livros publicados pela na plataforma online da Amazon. Em breve teremos mais novidades sobre a impressão de nossos pequenos pupilos.

Aqui estão as páginas do skoob para quem quiser mais alguma informação sobre os livros já publicados em e-book:


Não Pare!                                           Não Olhe!

16/07/2014

[Bienal Online] Entrevista com a Autora

Oi gente. Chegou mais uma entrevista, com uma autora já parceira aqui do blog. Confira abaixo:


NANDA MEIRELES



Você escreve quando está de férias?
Hoje em dia sim. Sou professora, graduanda, mãe, blogueira e meio louca, então estou sempre enrolada com meus afazeres. As ideias vão sendo anotadas durante o ano, mas só realmente trabalhadas nas férias.

Tem algum momento especial ou divertido que já aconteceu neste período em que você se concretizou como autora?
Com certeza. Fiquei emocionada quando recebi uma cartinha de uma leitora que se identificou demais com uma personagem. Ela pediu para que eu fosse prestigia-la num evento onde recitaria poesias e fez questão de tirar foto ao meu lado. Eu me senti especial de um jeito novo naquele dia. Também me marcaram os momentos em que recebi o prêmio de destaque da literatura na Baixada Fluminense e quando falei pela primeira vez numa rádio.

Quais livros marcaram sua vida?
A Marca de Uma Lágrima de Pedro Bandeira foi o livro que despertou minha vontade de um dia ser escritora. Sou apaixonada por ele. A série Mediadora e Quando os Raios Atingem da Meg Cabot também estão entre os livros que eu mais gostei. Amo o jeito de escrever dessa autora.

Quanto tempo demorou para escrever seu livro?
O primeiro foi em duas semanas. O segundo em três. O quarto em um mês e o quinto em mais de um ano. Os primeiros foram escritos em um embalo e como um desafio pessoal. O último foi melhor trabalhado e quem acompanha meu trabalho pôde sentir uma certa diferença no seu desenvolvimento. Sei que estou muito longe da perfeição, mas é sempre bom ver que estamos aprendendo e melhorando em certas áreas.

Os personagens de seu livro são baseados em pessoas reais? Tem algum parente nele?
Não exatamente, rs. Apenas no último romance, Aqueça Meu Coração, que utilizei algumas situações da minha adolescência na trama e há alguns personagens que se assemelham a amigos daquela época.

Como você tem divulgar seu livro?

Durante os últimos três anos eu fiz muitas parcerias com Blogs. Eles têm sido um grande aliado na divulgação. Quem tiver curiosidade pode pesquisar as resenhas de Um Sonho a Mais no Google que facilmente encontrará diferentes opiniões *-*

15/07/2014

[Resenha / Um Clássico Por Mês] O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe
Le Petit Prince
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
1ª Publicação: 1945
Número de Páginas: 96
Editora: Agir
5_estrelas.png (145×27)

Sinopse: O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações... O reencontro, o homem-menino.

Em O Pequeno Príncipe conhecemos um piloto que é forçado a aterrissar de emergência no deserto, onde encontra um menino que diz ser um príncipe de outro planeta. Este mesmo piloto é nosso narrador, e é através dele que conhecemos as aventuras que o pequeno teve até chegar à Terra.

Tudo começa quando ele pede ao piloto para desenhar um carneiro. Após ter finalmente desenhado o que era desejado, ele conta todas as aventuras e fantasias de uma criança como qualquer outra, ingênua e pura.

No caminho até a Terra, ele se depara com personagens um tanto inusitados: um rei que pensa que todos eram seus súditos, mesmo que não haja ninguém além dele ali; um homem de negócios que se dizia sério e ocupadíssimo, mas que não tinha tempo nem ao menos para sonhar; um bêbado que bebia para esquecer a vergonha que sentia por beber; um geógrafo que se dizia sábio, mas não conhecia nada da geografia de seu país.

Podemos interpretar cada um desses personagens como pessoas grandes que só dão valor às coisas inúteis, esquecendo-se do que realmente merece. A raposa traduz bem esta interpretação com a citação:

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”

Antoine de Saint-Exupéry via os adultos como incapazes de entender o sentido principal da vida, pois já haviam deixado a criança interior “morrer”, além de não poderem compreender a sabedoria que toda criança tem.

Uma profunda mudança de valores. Referências ao Amor, como jovem e delicado. Significado de Amizade. Através destes símbolos, Exupéry constrói a narrativa filosófica e complexa por trás das belas palavras ditas pelo Pequeno Príncipe.

"- Exatamente – disse a raposa. – Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."

Um dos principais pontos de análise para O Pequeno Príncipe é a simbologia por trás dos personagens. Segundo Chevalier (2000), podemos observar:

O PRÍNCIPE: simboliza a promessa de um poder supremo, a primazia entre seus iguais, qualquer que seja o domínio em questão: um príncipe das letras, das artes, das ciências. A qualidade de príncipe é a recompensa por um amor total, ou seja, absolutamente generoso.

A ROSA: simboliza a taça da vida, a alma, o coração, o amor. Designa uma perfeição acabada, uma realização sem defeito. A Rosa tornou-se um símbolo do amor e, mais ainda, do dom do amor, do amor puro.

A RAPOSA: é associada ao símbolo da fertilidade, que provém, sem dúvida, de seu vigor e da força de seus apetites, que também fazem delas, em quase todas as partes do mundo, machos Don-Juans ou fêmeas provocadoras.




Sem sombra de dúvidas, acima de uma história infantil, ele nos leva à uma reflexão sobre o que é ser realmente adulto. Um clássico novo, mas que perdurará por muito tempo! Simplesmente maravilhoso!

11/07/2014

[Resenha] A Guerra dos Fae - As Crianças Trocadas

A Guerra dos Fae
As Crianças Trocadas
Autora: Elle Casey
Editora: Geração Jovem
Número de Páginas: 287
5_estrelas.png (145×27)

Sinopse: Jayne é uma adolescente rebelde e desbocada. Não se encaixa em lugar algum. Sem dinheiro e sem rumo, ela e seu colega de escola Tony fogem de casa e encontram outros jovens em situação semelhante. Uma misteriosa organização oferece-lhes dinheiro para participarem de um estranho e suspeito experimento envolvendo uma competição. Sequestrados e lançados numa sinistra floresta repleta de seres sobrenaturais assustadores, os garotos precisam enfrentar perigos inimagináveis e vencer a prova, quando Jayne descobre-se possuidora de dons especiais de que nunca se suspeitou, poderes de que precisará desesperadamente, para sobreviver num mundo paralelo ao mundo real... o mundo dos Fae.


Jayne é uma adolescente de 17 anos que fala o que quer, quando quer e onde quer. Não mede palavras e xingamentos, falando-os a torto e a direito durante a narrativa do primeiro volume da série A Guerra dos Fae.

09/07/2014

[Bienal Online] Entrevista com a Autora

Oi pessoal. Tudo bem com vocês? 

Mais uma quarta-feira chegou e com ela outra entrevista com autores. Dessa vez vamos conhecer a Priscila Reis.



ODDL: Você escreve quando está de férias?
PR: Sim, escrevo principalmente nas férias, pois tenho mais tempo para pesquisar e reler alguns trechos do livro que estou escrevendo.

ODDL: Tem algum momento especial ou divertido que já aconteceu neste período em que você se concretizou como autora?
PR: Em específico nas férias agora não me recordo, mas comecei a me sentir de fato escritora quando passei a receber e-mails de pessoas do Brasil todo (e já recebi de uma brasileira na Alemanha também) falando sobre meus livros, que gostaram muito. Isso é motivador!

ODDL: Quais livros marcaram sua vida?
PR: A Bíblia, sempre, e “A bolsa amarela”, da Lygia Bojunga, que foi um livro que li na infância e que me despertou para a leitura.

ODDL: Quanto tempo demorou para escrever seu livro?
PR: A primeira versão de “Viajantes do Tempo” demorou 8 meses. Depois decidi rever o livro e reescrever algumas partes, então o processo todo deve ter levado 1 ano.

ODDL: Os personagens de seu livro são baseados em pessoas reais? Tem algum parente nele?
PR: Não, mas tem alguns traços meus nos personagens (acho que isso é um pouco inevitável para o autor). A Elisa, por exemplo, é exagerada como eu e eu sou um pouco dramática como ela.

ODDL: Como você tem divulgado seu livro?
PR: Divulgo através das redes sociais, facebook, meu blog e pelo meu site, onde tem sobre os meus livros, os personagens, book trailers e é onde eu vendo Viajantes do Tempo.


07/07/2014

[Informativo] Lançamento Editora Arqueiro


“Este livro se sustenta em torno de três conceitos que desencadearam em mim novas formas de pensar sobre Deus, de compreendê-lo e, mais importante ainda, de vivenciá-lo. Eles tornaram minha vida melhor, e a minha esperança é que façam o mesmo por você.

Conosco: Para mim, Deus é a energia, o poder e a fonte de tudo o que sabemos ser a essência da vida. Quero que você entenda como essa proximidade confronta o senso comum que o coloca em algum outro lugar. Quero que você veja o perigo dessa perspectiva e enxergue Deus ao seu lado o tempo todo.

Por nós: Deus é por todos nós, independentemente de crenças, pontos de vista, ações, falhas, erros, pecados ou opiniões. Deus deseja que cada um de nós floresça para que possamos nos tornar o melhor que podemos ser. Quero que você veja como as doutrinas que mostram Deus mal-humorado e vingativo tornam as pessoas infelizes e estressadas a tal ponto que elas acabam acreditando que Deus é realmente assim.

Adiante de nós: Quando falo de Deus, não estou me referindo a um ser divino que ficou ultrapassado, que tenta nos arrastar de volta para uma era primitiva, pré-científica. Deus não está focado no atraso, não se opõe à razão, à liberdade nem ao progresso – ao contrário, está convidando toda a humanidade para ir em frente, em direção a experiências cada vez mais plenas de paz, amor, justiça, empatia, honestidade, compaixão e alegria.

Quero que você enxergue que o Deus da Bíblia está adiante das pessoas, como sempre esteve. Ainda que muita gente o veja como coisa do passado, eu não penso assim, e quero que você o veja como uma realidade vital e ativa em sua vida cotidiana.

Temos um longo caminho pela frente, mas minha expectativa é que, ao terminar este livro, você venha a dizer:

Agora eu sei quem é Deus.”


SOBRE O AUTOR:

Rob Bell é pastor-fundador da Mars Hill Bible Church em Grand Rapids, no estado americano de Michigan. Graduado na Wheaton College e no Seminário Teológico Fuller, Bell faz conferências em todo o mundo e participou da série de vídeos chamada MOOMA.

Em 2011, foi incluído na lista das pessoas mais influentes do mundo da revista Forbes. Ele e sua esposa, Kristen, têm três filhos. Bell é autor de O amor vence, publicado pela Editora Sextante.

04/07/2014

[Informativo] Pesquisa de Opinião!


Boa tarde pessoal. Tudo bem com vocês?

Hoje venho pedir um favor a todos que acompanham aqui o blog. Temos como colunas fixas as resenhas e novidades acerca de editoras e autores parceiros. Além disso, temos algumas outras colunas “móveis”, que são “No sofá com a Pam”, “Li até a página 100 e...” , “Li no Kindle” e “Técnicas de Redação”, além do projeto “Um Clássico Por Mês”.

Faz um tempinho que as 4 colunas móveis (sem ser o projeto) não vão ao ar. Então gostaria de saber a opinião de vocês. Qual ou quais vocês querem de volta? Você tem alguma outra sugestão? Essa é a hora.


Deixe aqui nos comentários tudo o que você acha que pode melhorar o blog! Vamos ler tudo e mês que vem já colocaremos as novidades no ar! Tudo isso para agradar você, querido leitor! Sua opinião é essencial. 

03/07/2014

[Bienal Online] Entrevista com a autora

Boa noite pessoas, tudo bem com vocês? Hoje estou de volta com a coluna Entrevista com o(a) autor(a). E dessa vez vamos conhecer mais um pouco sobre a Adriana Ramiro.



ODDL: Você escreve quando está de férias?
AR: Sim. Todo tempo livre é destinado a escrever.

01/07/2014

[Projeto] Um Clássico Por Mês

Pessoal, lembram que eu fiz um post dedicado à Literatura Clássica? Pois bem, hoje venho contar uma novidade pra vocês acerca disso.

Procurei na internet algum projeto que ajudasse os outros a lerem e entenderem os livros clássicos e, consequentemente, apreciarem este tipo de livro. Encontrei uma coluna que tratava isso, mas se encerrou em meados de 2012/2013. Há também dois grupos no facebook que abordam o tema:

Projeto Clássicos na Cabeça – coordenado pela blogueira Amanda Cristina
Clubedo Livro Biblioteca Empoeirada – coordenado pela blogueira Samantha Abreu

Conversei com as duas e decidi pela criação do UM CLÁSSICO POR MÊS.



Como o próprio título sugere, é necessário que se leia 1 livro clássico por mês. A data para publicação da resenha fica a critério do blog. Aqui vocês sempre verão estas resenhas no dia 15, bem no meio do mês. Só peço que coloquem os seguintes itens nela:

Título
Tradução:
Autor:
1ª publicação:
Número de Páginas:
Editora:
Nota:
Sinopse: bláblábláblá bláblábláblá bláblábláblá bláblábláblá bláblábláblá bláblábláblá

Resenha

Quotes

Sobre o autor: bláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblá

E é basicamente isso. Todas essas informações extras são disponibilizadas na internet, mas qualquer dúvida só me procurar! Dia 15 agora você verá a primeira resenha no ar, e será de um livro considerado infanto-juvenil, mas que é mais adulto do que nunca. Quem quiser participar é só se inscrever abaixo:

Aguardo a participação de vocês! Boa leitura e apreciação!


SUBIR