[Resenha] Norma Bengell - O Diário do Leitor

25/01/2015

[Resenha] Norma Bengell

Norma Bengell
Autora: Norma Bengell
Produtora: Christina Caneca
Editora: NVersos
Número de Páginas: 366
5_estrelas.png (145 × 27)

Sinopse: Norma Bengell ganhou o mundo após protagonizar, na década de 1960, a primeira cena de nu frontal do cinema brasileiro. Mas, mais do que encarnar a principal sex symbol de uma geração, Norma se destacou pela coragem. Despida não apenas de corpo, mas também de alma, nunca se calou e encarou – muitas vezes, de forma inconsequente – desamores, preconceitos da sociedade, injustiças sociais, ditadura e, principalmente, altos e baixos da profissão como uma atriz e cineasta indomável que sacrificou sua vida pela arte. Nesta autobiografia, finalizada pouco antes de seu falecimento, em outubro de 2013, mais uma vez ela mostra essa personalidade destemida ao revelar, sem pudores, detalhes íntimos de sua vida, dos bastidores do cinema, do teatro e do poder. Com a publicação póstuma desta obra, cumpre-se, finalmente, um grande lema que permeou toda sua trajetória: “O que eu quero é não morrer muda”.

Longe de ser um carrossel, minha infância foi uma montanha-russa.


E tive o prazer de conhecer um pouco mais sobre uma grande atriz, que nasceu na década de 30. Norma Aparecida Almeida Pinto Guimarães d’Áurea Bengell passou por diversas situações políticas, acompanhando, mesmo que criança, desde a Segunda Guerra Mundial, até a ditadura brasileira.

Uma mulher que nunca encontrou o amor de verdade, mas que não deixou de procurá-lo em cada homem com o qual se envolveu.  

Não conhecia Norma Bengell, visto que seu auge foi na época em que meus pais eram “adolescentes”, mas eles sabiam quem era e o porquê de ter se tornado uma estrela.

Infelizmente esta mesma estrela teve seu fim devido um câncer de pulmão no ano de 2013.

O livro é todo trabalhado com papel de alta qualidade fotográfica. No final, uma compilação com 92 páginas dedicadas a fotos da vida de Norma, desde o casamento de seus pais, até o último retrato tirado antes de sua morte.






Uma autobiografia escrita com a alma e a emoção.  

11 comentários:

  1. oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas ele não faz meu estilo. Não curto biografias, rs.
    Mas achei legal a editora usar papel fotográfico e colocar várias imagens da atriz
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pamela! O livro parece ser bem legal, ainda mais para quem acompanhou a trajetória da atriz. Gostei do fato da editora ter reservado um espaço apenas para fotos. Acho que isso só acrescenta à obra! Beijos

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  3. Parece ter uma bela diagramação essa biografia! Eu não conheço a atriz mas sou dessas que gosta de ler biografias tbm ;)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Não conhecia a atriz, então também não sabia da existência do livro. Fiquei bastante curiosa, mulheres que enfrentam a sociedade desse jeito sempre chamam a minha atenção, principalmente quando se mostram fortes do jeito que, acredito eu, ela foi.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pamela-flor,
    Adorei a dica de leitura. A frase que usou mexeu comigo: "Uma mulher que nunca encontrou o amor de verdade, mas que não deixou de procurá-lo em cada homem com o qual se envolveu." Eu acho que essa atriz era alguém que vivia a tudo com muito envolvimento, alguém que seria incapaz de passar pela vida de modo superficial.

    Espero ler esse livro nesse ano.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Pam!

    Conheço um pouco da história da Norma e de fato é um relato que nos comove. Achei interessante essa biografia dela, não sei se eu leria pelo fato de não ser o meu estilo, mas acho que é uma ótima opção para conhecer mais sobre a Norma. :)

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Pam!
    Biografia não é meu estilo preferido e por isso acredito que não chegarei a ler.

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei do livro, nossa para a época com certeza foi algo chocante o nu frontal. Outro ponto bacana é o acabamento do livro isso é ótimo, afinal sempre queremos ter na estante um livro bem elaborado e bonito.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, não sabia da existência do livro e como gosto muito de biografias e auto-biografias eu leria essa com certeza.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Pamela

    Adorei saber da existência desta biografia sobre essa grande atriz que eu admiro.
    Norma Bengell inovou muito e merece mesmo essa obra sobre a sua vida principalmente para que o público atual que não a conhece.

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Pams,
    Não conhecia o livro, porém mesmo depois de ler sua resenha não me senti interessado no mesmo, ele não faz bem o meu estilo
    Abraços.

    ResponderExcluir



SUBIR