[Resenha] Ratos - O Diário do Leitor

06/10/2015

[Resenha] Ratos

Ratos
Autor:  Gordon Reece
Editora Intrínseca
Número de páginas: 238

Sinopse: Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite.


Outro livro que dispensa um resumo, pois a sinopse está bastante explicativa.

Essa é a maldição das mães, pensei, estão condenadas a sentir a dor de seus filhos como se fosse sua. [Pág 42]

Sabe aquele livro que a gente vê nas promoções dos sites da vida e sempre está uma pechincha e a gente nem liga porque pensamos que será uma merda? Então... é esse livro. Eu sempre o vi no Submarino, Saraiva e etc... e nunca quis comprar, até que minha linda amiga virtual, a Leitoinha ~~ vulgo Bruna Ibiapina~~, me presenteou com ele. Acabei dando uma chance e iniciei leitura depois de longo tempo e juro que nunca mais julgo algum livro. Ratos foi um ótimo presente, uma das melhores leituras do ano.

Sei que sou um rato e que estou me escondendo de todos em meu ninho aconchegante, atrás dessas paredes, mas minha vida de rato é repleta de todas as coisas boas que existem: arte, músia, literatura...amor.Pode ser apenas uma vida de rato, mas é uma vida boa, uma vida rica, uma vida maravilhosa. [Pag 50] 
A escrita de Gordon é bem corrida e leve, não cansa. E o melhor: pra quem gosta da pegada de suspense e adrenalina, esse livro tem de monte.

Ratos também tem como plano de fundo o bullying, pois o que acontece com Shelley é algo aterrorizador. Ao ler a parte onde tudo aconteceu me arrepiei, lágrimas vieram aos olhos e fiquei pensando: porque as pessoas fazem isso? Não consigo entender.

Daí passado tudo isso, eu imaginando que Shelley e sua mãe iriam viver bem, acontece outra coisa e fiquei besta em como foi resolvido. Após outro tempo elas passam por outra situação e, mano, a única coisa que pensei foi: o que essas duas jogaram na cruz?

Ratos é assim: um livro simples, curto e corrido, do jeito que gosto, não precisa de enrolação, vai direto ao ponto. Cheio de adrenalina e suspense, onde mostra que força, medo e coragem estão ligados.

E bem lá no fundo, por mais fortes que achamos que somos, na verdade não passamos de Ratos.


Nós achamos que controlamos o curso de nossas vidas, acreditamos que somos os capitães do navio, com nossas mãos no leme, mas, na verdade, é a Sorte (ou o Destino ou Deus ou como você queira chamar) quem está no controle. Podemos, na realidade, tirar nossas mãos do leme, ir até o fundo do navio e adormecer, porque é essa outra força quem decidirá se chegaremos à costa ou se afundaremos sem deixar vestígios. Acreditamos ter todo o controle, mas, na verdade, não temos nenhum. [Pág 226]

29 comentários:

  1. Olá :) Nunca tinha visto esse livro, achei o assunto interessante, fiquei curiosa. :)
    O livro aborda um assunto importante, retrata a realidade de muitas pessoas. Adoro livros com suspense, pois deixa eu com vontade de continuar lendo. :D Beijos! ;)
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  2. Olá! Já tinha lido a respeito do livro, e agora me interessei bastante, pois não conhecia a temática. Adorei!

    eu-ludmilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, nunca tinha lido uma resenha desse livro, gostei bastante e além do mais achei que o livro seria bem ruim, julguei pela capa :o
    Mas, com essa resenha me surpreendi bastante <3
    Beijooos

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro durante a Maratona Literária de Inverno e foi um dos melhores livros lidos no mês. Sem palavras pra ele, realmente muito, muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor. Realmente já vi esse livro entre as pechinchas online, haha. Na próxima vez vou comprá-lo. Gostei muito do enredo. Já o conhecia, mas ler a sua opinião me fez notar que é uma história tensa e bem desenvolvida. Vale a pena ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu tenho esse livro, mas ainda não o li. Comprei super baratinho, nem sabia sobre o que era, rs. E tenho visto várias resenhas positivas sobre ele, espero gostar =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro ou o autor achei bem intrigante.
    Vou procurar mais a respeito
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, não lembro se já vi esse livro, mas acredito que não e foi uma grata surpresa conhecer, pois parece um grande enredo. Sua resenha também ficou encantadora. Estou babando :O

    ResponderExcluir
  9. Olá; eu já vi o livro por preços baixíssimos na internet e não comprei, a capa e o título não chamavam minha atenção, aí comecei a ver resenhas sobre ele e me arrependi muito, pois a história parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  10. OI Bruna!
    Não conhecia o livro, mas gosto de livros rápidos, direto ao ponto e gostei da premissa de Ratos. Acho que vou dar uma checada nele algum dia!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  11. Ola Brubs lindona todo livro que aborda o bullying como tema eu sempre gosto de colocar em minha lista para ler, e divulgar para pelo menos deixar as pessoas mais informadas sobre o assunto e quais as consequências. imagino ficar em casa sem sair devido a esse preconceito. O livro sendo bem objetivo sem enrolação faz a leitura fluir muito bem. Dica mais que anotada . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Sempre vi muita gente falando sobre esse livro.
    Tive curiosidade de ler até um tempo atrás, mas depois acabei desistindo, porque
    disseram que ele dá um pouco de medo e sinceramente sou medrosa.
    Eu nào sei. Mas o livro me parece ter uma trama muito boa.
    Eu até pegaria para ler os primeiros capitulos para conhecer, mas seilá.
    É para se pensar... =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-grande-gatsby.html

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Fiquei curiosa para ler a obra, pois ela foge da minha "zona de conforto" e eu sinto que preciso fugir um pouco dela e procurar novas leituras. Anotei a sua dica!

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse é um livro que eu já vi até por 5,90 no submarino e que TODO MUNDO que lê elogia. Eu definitivamente não sei porque não comprei esse livro ainda, mas enfim...
    Adorei sua resenha, me deixou com vontade de conhecer a história.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Não gosto muito de sinopse do gênero! Meio que você sabe tudo que vai acontecer no início do livro, mas quando você compra algo que acha que será uma droga de leitura e o autor faz você se arrepender é algo surpreendedor. Aconteceu isso cmg esse ano, o livro 'como falar com um viúvo' estava $3 no site e sempre tive vontade de comprar pelo preço, mas sempre achava que seria ruim. Um belo dia a Americanas estava com uma promoção e esse livro estava $5 na loja física, aproveitei para comprar! Quando comecei a ler... nossa me surpreendi.
    E assim como esse livro, ele tem uma capa nada convidativa! Acho que deveríamos parar de julgar o que não conhecemos neh?

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  16. Nossa, vou catar ele. Parece ser bem legal. Só espero que não teermine mal.

    ResponderExcluir
  17. Olá Bru,
    Caraca, vou confessar que não dei nada pela capa, mas a sinopse é arrebatadora, amei demais.
    Fiquei super curiosa com o enredo e com sua resenha, e acredito plenamente que ele seja um ótimo livro, com temas marcantes e atuais ele já me conquistou kkk.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  18. Tá ai um livro que desejo muito ler e ainda não consegui. Tenho certeza que será uma leitura e tanto.
    Espero me aventurar em suas páginas em breve.


    http://www.letrascomcafeina.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, não conhecia o livro mas acho que iria gostar bastante. O Bullying é um assunto mega atual e pelo que você conta foi bem tratado no livro, muito bom. Ótima dica, bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Verdade, há alguns livros baratos e só por isso o povo acha que não vai ser legal a leitura, grande burrice, pois o livro pode ser ótimo e ser mega barato, como pode ser ao contrário também! Eu adorei a resenha e quero ler esse livro, mas ainda não tive tempo por causa dos livros de parceria... :(

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nossa, esse livro parece ser uma ótima leitura mesmo, sem enrolações, que vai direto ao ponto e com temas tão fortes que faz o leitor chorar, adorei sua resenha, e esse parece ser um ótimo livro mesmo.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  22. Hey, Bruna! Tudo bem? AMEEEI saber que gostou do livro, hehee. Essa foi uma das melhores e mais intensas leituras que fiz esse ano e gente, que livro fantástico!! Apesar de não precisar é o tipo de livro que merece uma continuação, só pra fazer o leitor mais feliz, kkk. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Brubs, sua linda, tudo bem
    Gente, eu também já vi esse livro super barato, a capa é muito simples e eu como você não imagina que pudesse ser bom e ainda por cima falar de um assunto tão sério que precisa de nossa atenção como o bullying. E se falou que tem mistério, já me ganhou. Dica mais do que anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Bruna, também já vi muito o livro em promoção e nunca me chamou atenção.
    Mas o fato dele ter essa pegada de suspense e adrenalina não me agrada, então ele não me chama atenção, mas acredito que pra quem gosta deve ser uma boa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo ele em promoções mas nunca o comprei, estou começando ame arrepender, rsrs. Adorei o enredo do livro, parece ser emocionante e com uma bonita história. Com certeza comprarei ele numa próxima promoção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Não conhecia o livro, nem lembro de te-lo visto em promoção o.o
    A sinopse me pegou, fiquei curiosa com o conteudo e parece ser o tipo de livro que leria bem rapidinho.

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Quase comprei esse livro no Submarino também, bom, vou correr comprar agora! Isso que você citou acima no início, já aconteceu com um livro chamado O Guia de Uma Ciclista para Kashgar, eu paguei só R$ 2,90 e foi minha melhor leitura de 2014!

    Abraços,
    Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bom?
    Eu também sempre vejo esse livro nas promoções e fico tentada a comprá-lo. Sua última frase ficou ótima e sua resenha conseguiu me convencer de que vale a pena investir no livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá

    Quase comprei esse livro uma vez, não comprei e me arrependi, gostei da sua resenha, gosto de livros que vão direto ao ponto, dá próxima vez eu compro.

    Bjss

    ResponderExcluir



SUBIR