Resenha número 17. - O Diário do Leitor

20/12/2011

Resenha número 17.


Os Lusíadas
Autor: Luiz Vaz de Camões
Adaptação: Rubem Braga
Editora: Scipione
Nota: 


Sinopse: Vasco da Gama e sua frota partem de Lisboa em busca do caminho marítimo para as Índias. Júpiter determina que todos os deuses do Olimpo auxiliem a esquadra portuguesa, mas Baco, receoso de que esse triunfo obscureça seus feitos no Oriente, intervém contra os navegantes. Depois de aportar em vários lugares e enfrentar muitos perigos, a esquadra portuguesa inicia sua viagem de volta a Portugal. Mas os navegantes ainda enfrentarão muitas dificuldades até chegarem ao destino final. Esta edição traz encarte pedagógico reformulado e novas ilustrações.



Adaptado por Rubem Braga, a clássica obra portuguesa não perde sua essência em momento algum. Todas as passagens feitas por Vasco da Gama e sua gama de navegadores desbravadores são citadas, apenas com a vantagem de serem escritas com linguagem mais clara e simples, pois visa o público Infanto-Juvenil.
É excelente para iniciar o jovem à leitura de grandes clássicos universais.

Sobre o autor: Nasceu na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no estado do Espírito Santo. Estudou Direito na Faculdade Nacional, Rio de Janeiro. Durante a época de estudante, assina crônicas diárias no Diário da Tarde, dando início à carreira de jornalista. Seu primeiro livro é publicado em 1936: O conde e o passarinho. Rubem Braga morreu em 19 de dezembro de 1990, no Rio de Janeiro. É considerado o maior cronista brasileiro desde Machado de Assis. Calcula-se em mais de 15 mil o número de crônicas concebidas por ele. Entre muitas outras- 100 crônicas escolhidas; Ai de ti, Copacabana; Crônicas do Espírito Santo; A casa dos Braga.

4 comentários:

  1. Olááá!!!
    Nossa...Estava dando uma olhada no Blog, e confesso que amei.
    Adoro essas dicas de livros, alguns deles já tive a oportunidade de ler, outros me despertaram certa curiosidade. Aí já sabe, tenho que ler! rsrsrs
    Mas queria mesmo parabenizar e dizer que estarei sempre por aqui atrás de dicas de leitura!
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Já li esse livro, pois foi pedido quando estava no Ensino Médio mas confesso que não gostei muito, pois nunca me adaptei aos clássicos.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  3. lindo lindo seu blog esta de parabens :)
    continuem assim *------------*

    ResponderExcluir
  4. É indiscultível a importância desta obra para o cenário Português. Parabéns por difundi-la! Pamela, aproveito e a convido para ler a resenha no folhas avulsas - "A Vitória de Orwell" sobre o autor de "A Revolução dos Bichos" e "1984". Fica o convite.

    Abraço

    ResponderExcluir



SUBIR