Resenha número 22. - O Diário do Leitor

28/12/2011

Resenha número 22.

O Mistério da Casa Verde
Autor: Moacyr Scliar
Editora: Ática
Nota: 



Sinopse:
Ao resolver transformar em clube a Casa Verde, um casarão abandonado que abrigara um antigo hospício da cidade de Itaguaí, Arturzinho e seus amigos vão topar com um grande mistério. Para resolvê-lo, a turma acaba recorrendo à leitura de 0 alienista, livro de Machado de Assis, inspirado em fatos sucedidos na própria Casa Verde, muitos anos antes. Mas como é que um livro publicado em 1882 pode ajudar a compreender um mistério do presente? É o que os rapazes vão descobrir ao longo de uma história em que não faltam suspense, ação, amor e aventura. Em O mistério da Casa Verde, um enredo original e vibrante leva o leitor atual a conhecer um dos maiores clássicos da literatura brasileira.




  Primeiramente, confesso que não sou muito amante de clássicos da literatura e apesar deste não ser um clássico, é inspirado em "O Alienista", de Machado de Assis. Li, e sinceramente, não gostei muito. Como em "O Alienista", acho muitas cenas desnecessárias, descrições sem fundamento e sem nada que acrescente a estória. 
   Para falar a verdade, este livro, é um tanto quanto infantil. Sua estória, como eu já disse, é baseada na obra de Machado de Assis, o que já torna tudo bastante monótono. Posso até dizer que me diverti com as travessuras de Arthurzinho, mas, essa estória de primeiro amor não deu muito certo. 
    O autor usou personagens muito comuns, em um grupinho de crianças-travessas. Há cenas ao longo do livro, que você se pergunta, "ãhn ? Como assim?", para quem gosta de livros infantis, está recomendado, caso contrário ...






                                                                                                                                 
Sobre o autor: Moacyr Jaime Scliar foi um escritor brasileiro. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Sua prolífica obra consiste de contos, romances, ensaios e literatura infantu-juvenil. Também ficou conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país. Scliar publicou mais de setenta livros. Seu estilo leve e irônico lhe garantiu um público bastante amplo de leitores, e em 2003 foi eleito para a Academia Brasileira de  Letras, tendo recebido antes uma grande quantidade de prêmios literários.




6 comentários:

  1. Parece ser super interessante esse livro.

    cravoycanella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que ótima dica! Fiquei super afim de ler! Obrigada pelo carinho e apoio, seja bem vinda ao me blog querida *_*
    Um feliz ano novo cheio de paz, saúde e realizações! Volte sempre, beijos *_* ;D
    Já estou te seguindo <3

    ResponderExcluir
  3. fiquei com vontade de ler, pois eu Li O Alienista que muitos julgavam de uma leitura difícil e eu gostei acredito que o mistério da casa verde eu também vou gostar!

    amei tudo por aqui, e passei a seguir se puder me siga também!

    amei o post, tem post novo lá no blog!

    http://wwwmaismoda.blogspot.com/

    beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  4. Bom saber a sua opinião! Eu não tenho vontade de ler livros assim, eles não chamam muito a minha atenção. Mas ainda assim parece ser bem interessante.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas parece ser interessante, apesar de não ser meu estilo preferido.
    Sua resenha está muito boa!
    Aproveitando: Feliz Ano Novo amore!
    Seguindo aqui já!
    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi William!!
    Não conhecia o livro, mas fiquei interessada porque O Alienista foi um dos poucos clássicos que li e gostei (ao contrário de você xD).
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir



SUBIR