Resenha número 50. - O Diário do Leitor

23/02/2012

Resenha número 50.


Julie & Julia
Autora: Julie Powell
Editora: Conrad
Nota: 

Sinopse: Best Seller internacional e vencedor do primeiro Blooker Prize (que premia livros baseados em blogs), Julie & Julia é uma história de desafios e superação, de risos e lágrimas, de uma mulher moderna lutando para colocar ordem em sua atribulada vida. Prests a completar 30 anos, insatisfeita com o emprego de secretária de uma repartição pública e sufocada pela pressão crescente para ter um bebê, Julie sentia-se incapaz de dar rumo diferente a sua vida. Para piorar um pouco mais, foi obrigada a se mudar com o marido para uma quitinete num bairro afastado, a quilômetros de distância do trabalho e dos amigos. Parecia mesmo um beco sem saída. 
Porém a solução estava no lugar mais improvável: no velho livro de receitas guardado na cozinha de casa da mãe. Meio por acaso, Julie se surpreende experimentando a primeira receita de Mastering the Art of French Cooking. Dado o primeiro passo, ela decidiu seguir adiante e enfrentar o desafio de fazer as 524 receitas contidas no clássico de Julia Child (uma das mais importantes apresentadoras de programas de culinária na TV norte-americana, aqui apresentada num delicioso prefácio da chef Rita Lobo) em apenas um ano - e escrever um blog relatando a façanha. 


Nossa, ela realmente fez isso?!", eu me perguntei surpresa.
Julie e Julia foi um projeto que a própria autora viveu, tendo seu blog virado livro depois de fazer 524 receitas de Julia Child em um ano.
Julie Powell, tendo em comum com Julia apenas seu amor por cozinhar e o nome um pouco parecido, era uma mulher de 30 anos, secretária, que vivia num apartamento terrível em Long Island, chances mínimas de ter filhos, uma cabeça louca pra fazer um projeto louco, ganhando dores no corpo, larvas na pia e reconhecimento pelo seu trabalho árduo (menos por Julia).
Eu li sem muito entusiasmo, já que não compartilho o mesmo amor pela culinária, e meu momento de "uau! Eu amei esse livro" foi quando Julie citou "Como Água para Chocolate", apenas esse momento.
Como eu nunca havia lido livros gastronômicos, ou qualquer outra coisa a ver com comida (salvo algumas receitas de cachorros-quentes e cupcakes - e um pavê de bis que me deu água na boca), fiquei logo de ler três nesse janeiro, e terminei hoje Julie e Julia.
Foi uma experiência boa, quer dizer, agora eu tenho uma ideia de que a única coisa que separa um livro gastronômico de um livro de receitas, é que o primeiro fala da vida dramática do cozinheiro.


 Sobre o autor: Julie Powell é uma mestra de "Romances Culinários". Seu primeiro livro foi Julie e Julia, best-seller do New York Times, que consistia em preparar as 524 receitas de Maestering the Art of French Cooking em um ano, e relatar em um blog. O Suceso foi tanto que o blog virou livro, e o livro firou filme. Dirigido por Nora Eprhon e estrelado pela magnífica Meryl Streep e Amy Adams. Recentemente Julie lançou 'Destrinchando’.

2 comentários:

  1. Tem um filme desse livro, não tem ? Sou tonta mesmo kk'
    Agora fiquei com vontade de ler esse livro! AAARG !

    ResponderExcluir
  2. Já vi o filme duas vezes. Amo Meryl Streep! Mas fiquei com muita vontade de ler o livro!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir



SUBIR