[Informativo] O que é Clássico? - O Diário do Leitor

17/06/2014

[Informativo] O que é Clássico?


Definição de clássico, de acordo com o dicionário Michaelis:

clássico
clás.si.co
adj (baixo-lat classicu) 1. Relativo à literatura grega ou latina. 2. Diz-se da obra do autor que é de estilo impecável e constitui modelo digno de imitação. 3. Aplica-se ao período de uma determinada língua no qual ela apresenta, no seu uso culto e literário, sensível estabilidade de formas gramaticais e notável precisão no aproveitamento dessas formas, por haver uma norma linguística bem assente e firme (Matoso Câmara Jr.). 4. Autorizado por autores considerados modelares. 5. Que constitui modelo em belas-artes. 6. Oposto ao romantismo. 7. Usado nas aulas. 8. Tradicional. 9. pop Costumado: Não deixa de fumar o seu clássico cigarrinho após as refeições. 10. Antigo, inveterado. 11. Diz-se da antiga modalidade do segundo ciclo do ensino secundário, em muitos países, inclusive o Brasil, caracterizada por maior extensão do ensino de línguas, História e Filosofia. O ensino clássico opunha-se ao ensino científico. 12. Esp Que obedece a certo padrão de técnica ou de estilo: Jogada clássica. sm 1. Escritor grego ou latino. 2. Autor de obra literária ou artística digna de ser imitada.

Como comprovado no verbete do dicionário, a palavra clássico surgiu do adjetivo latino classicus, que indicava o cidadão pertencente às classes mais elevadas de Roma. Por volta do século II d.C., um homem chamado Aulo Gelio utilizou o termo para designar o escritor que, por suas qualidades literárias, poderia ser considerado modelar em seu ofício: “Classicus scriptor, non proletarius.”

Durante o Renascimento (período da História da Europa entre fins do século XIV e início de XVII) o termo reaparece, tanto em textos latinos quanto a autores modernos da época, todos escritos em língua vernácula (nome que se dá à língua nativa de um país ou de uma localidade).

A partir do século XVIII, tornou-se a base de uma estética essencialmente normativa, cristalizando-se como tradição, como cânone gramatical e semântico, como relicário do idioma e como um conjunto de regras imutáveis (universais e históricas).

No século XIX, o advento chamado rebelião romântica começou a destruir o conservadorismo que envolvia a ideia de obra clássica. Foi Victor Hugo que mandou as regras pelos ares, mas foi a partir das vanguardas, como futurismo e dadaísmo, que levaram a ruptura com o classicismo.

E nos dias atuais? O que restou para clássico?


Hoje indica uma obra artística superior, definitiva e que, por seus vários elementos estético-ideológicos, aproxima-se daquilo que chamamos de perfeição

15 comentários:

  1. Oi Pamela... Tudo bem???
    Gostei da postagem de hoje... eu não entendi muitas coisas do clássico e olha que eu li duas vezes a postagem... tem muitas palavras difíceis e eu peço-lhe desculpas pela minha falta de entendimento... Eu sou péssima com essas descrições... por mais que elas sejam interessantes pra mim.... Xero!!!

    ResponderExcluir
  2. Oie! Adoro clássicos!
    Acho que hoje em dia, as pessoas precisam um pouco dos clássicos, seja filmes, livros, obras de arte... Particularmente, embora eu adore ler, gosto muito dos clássicos do cinema... Acho que não tem comparação sentar-se e ver um filme que não tem pretextos e sem todas as modernidades de hoje em dia.
    Gostei do post!

    beijos,
    www.cinefilandobr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii Pam!
    Uma coisa eu afirmo: clássico é uma coisa chata de entender, rsrs!
    Gostei muito da postagem, abraço!
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Pam
    Eu amo clássicos. Eu sempre recomendo e concordo com a Nina, as pessoas precisam deles, pode ser livros, filmes ou qualquer outro. Eu sou suspeita em falar desse gênero, porque minha autora favorita é Jane Austen, então..rsrsrs. Meus autores preferidos desse gênero é Jane Austen - claro!!!! -, as irmãs Brontë e Machado de Assis.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Gosto de diversos clássicos, seja da literatura, música, cinema e em outras formas de arte etc. São necessários na vida, pois muita coisa se originou daí. Como sou fascinado por coisas mais antiguinhas, clássicos são muito desejados por mim, principalmente na literatura onde eu li poucas obras consideradas "clássicas".

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Tu sabe que eu tenho um pé atrás com clássicos. Assisto, até leio, mas não são os meus preferidos. Mas acho que a gente tem que ao menos tentar, conhecer, saber do que se trata, até porque muito do que é feito hoje tem referências a eles - uma frase, uma cena, um nome de personagem...
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  7. Oiee, assim como a Giulia eu também tenho um pé atrás com os clássicos, até leio e assisto as adaptações, porém os mesmos não me atraem muito. Já tentei ler por exemplo um clássico da Jane Austen e sinceramente eu odiei o livro, acho eles na maioria das vezes muito chatos de se lerem rsrs, mas isso não pode ser generalizado, sendo que alguns clássicos, principalmente nacionais são dignos de perfeição extrema. Isto também se diverge de autor para autor, sendo que livros da Clarisse Lispector por exemplo, apesar de serem meio chatinhos eu acho bem legal, ao contrário da Jane Austen, nem sei se essas autoras são clássicas, acho que sim rsrs, Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Pode ser clássico, pode ter toda fama e elogios, mas admito que são poucos os que me cativaram, mas nenhum se tornou favorito.
    Definitivamente clássico não faz meu estilo seja na literatura ou no cinema.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Oi Pam, menina vou ser sincera e vou dizer, não gosto de livros clássicos. Não sei, mas eles não me cativam, uma vez tentei ler Jane Austen por ela ser bem conhecida por causa de seu livro de maior sucesso, mas não entrou, sei lá não consegui terminar a leitura.
    Já com os filmes, bom ai é outro departamento e assunto, na realidade gosto muito de filmes, não importando muito, mas os clássicos em questão são os meu prediletos, e olha que tenho bastante filmes clássicos que assisto varias vezes e nunca me canso.
    Bom deu para ver né, eu sou um tanto do contra em certas situações.hahahahaha

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  10. Assim como a Giulia e o Gustavo, eu tenho um pé atrás com os clássicos, principalmente ter sido forçado a ler no meu ano letivo, que não me agradou nem um pouco! Mas eu estou tentando ler clássicos com temas que me atraem ver se eu consigo enfim perder essa coisa de "É Clássico? Não quero."
    Amei a postagem.
    Beijos!
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a postagem! Amo clássicos, realmente acho que vários deles se aproximam do que chamamos de perfeição, mas nunca tinha pensado a respeito do histórico dessa palavra.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Pam,

    Gosto muito quando você traz postagens que considero de utilidade pública, pois acho que nas escolas já não contribuem com estas informações e poucas pessoas sabem sobre os diversos estilos.

    Bom, gosto de algumas obras clássicas, outras nem tanto visto que se tornam muito massantes. Com relação aos filmes acho tranquilo assisti-los, pois me trazem informação e os vejo em pouco tempo, tipo: acho legal quando uma leitura está pesada eu dar um tempo com um filme e aí os clássicos muitas vezes caem super bem para mim.

    Bjs
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Oi Pam,

    Então eu não sou fã de clássicos eu gosto de alguns, mas outros não consigo terminar de ler de jeito nenhum exemplo disso é os clássicos da Jane Austen, tenho um livro aqui e já tentei 1, 2 vezes e ainda não consegui.
    Gostei do post, bem explicativo.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Oi Pam!
    Eu confesso que antes tinha um pé atrás com os clássicos, mais agora eu leio e gosto, não é como se fossem meus preferidos, mais vejo o valor deles também e adoro ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. P de Pam P de Professora <3

    Poxa, gostei da postagem!
    Ainda sou meio dividida se gosto ou não de clássicos, acredito que devo ler mais ou tentar ler mais clássicos D:

    Besos
    ~nathália n.
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir



SUBIR