[Resenha] Olhar Mortal - O Diário do Leitor

18/06/2014

[Resenha] Olhar Mortal

Olhar Mortal
Autor: Fergus McNeill
Editora: Companhia Editora Nacional
Número de Páginas: 327
5_estrelas.png (145×27)

Sinopse: A familiar onda de empolgação percorreu o corpo dele conforme se preparava para começar um novo jogo. Num momento, abriria os olhos e caminharia de volta para a estrada, então desceria a colina. Como sempre, a primeira pessoa a fazer contato visual seria a escolhida. Ele sorriu, ouvindo as vozes distantes por mais um tempo, então abriu os olhos, e franziu o cenho por um momento sob o brilho repentino do sol da tarde... Uma criança olhou para ele.

Lançamento do mês de abril, Olhar Mortal é o primeiro volume da série Inspetor Harland. Lá fora já foi lançado o segundo, cujo título em inglês é Knife Edge (Fio da Navalha) e ainda sem data para estreia no Brasil. Vou deixar no final a capa e sinopse em inglês para quem tiver curiosidade.

NÃO OLHE. 
OU VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO.

O livro é dividido em Parte 1 – Severn Beach, Parte 2 – South Downs e Parte 3 – Londres, conhecemos a história do protagonista do thriller Robert Naysmith, um homem frio e calculista que resolve realizar jogos macabros com a primeira pessoa que olhar dentro de seus olhos. Ele passa um bom tempo sondando sua vítima, até que finalmente dá o bote. O primeiro caso é descrito utilizando quase que toda a primeira parte.

Paralelamente vemos a polícia tentando descobrir quem causou a morte de uma moça na beira da praia. Eles relembram que outros casos parecidos haviam acontecido anteriormente e um fato curioso: sempre faltava um item na cena do crime, encontrado posteriormente em outro local, junto com outro corpo. O assassino parecia articular minuciosamente as mortes, nunca deixando marcas, impressões digitais, nada que fizesse com que ele fosse descoberto.

Era tarde demais para parar – ele estava completamente envolvido agora. Enquanto ela lutava desesperadamente por ar, ele permitiu que seu peso a derrubasse no chão, caindo sobre ela para esvaziar seus pulmões ainda mais, enquanto suas mãos agarravam a garganta dela.

Os capítulos são alternados entre contar as cenas mortais de Naysmith, seu romance com a “doce e inocente” Kim, que não sabe o que o amado faz em tantas viagens, e também nos mostra a luta e a busca dos policiais pelo criminoso, além da dura luta de Harland após a morte de sua esposa.

- Estamos seguindo diferentes linhas de inquérito. – Harland permanecia impassivo. – Mas acreditamos que o assassino possa também ter laços com a área de Oxford.

Tudo muda quando Naysmith olha para Harland. Será que um novo jogo se iniciará?

A Companhia Editora Nacional fez um trabalho perfeito na edição do livro. A capa nos lembra um olhar, formado pelos ramos das árvores. A diagramação interna também é linda. A cada capítulo iniciado, uma imagem de floresta aparece na página anterior. Letra num tamanho ótimo para leitura e papel de delicioso toque.

Um suspense maravilhoso e estou ansiosa pela continuação. Assim que souber mais novidades, volto pra contar pra vocês!

Confiram agora a sinopse em inglês do segundo volume e capa, publicados pelo Goodreads:

Knife Edge (DI Harland #2)



He didn’t intend to let her get so close. But now that Kim’s become important to him, Robert Naysmith decides to tell his girlfriend his deadly secret. He wants her to recognise the power he holds. He hopes he won’t have to kill her. Detective Inspector Harland hasn’t forgotten the serial killer who got away from him. But with nothing to go on, he fears he will never bring him to justice.

12 comentários:

  1. Hm, já estou com vontade de lê-lo. Adoro livros desse gênero e esse parece ser bem legal.
    Nem li mas já gosto do personagem Naysmith. com certeza essa será uma futura leitura
    abraços
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu até gosto de policiais, mas esse achei um tanto sinistro pro meu gosto. Esse lance de jogos macabros me lembrou Jogos Mortais, e não gostei desse filme. =P Acho que não leria...
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  3. oi pamelaum
    minha lista de policiais é pequena mas a cada livro que leio desse tipo mais tenho vontade de SÓ ler esse gênero HUE HUE
    tu me empresa? eu quero u-u
    besos

    ~nathália linda
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  4. Hey,

    O gênero não é muito o meu gênero, mas com essa capa eu leria com certeza fiquei meio que assustada com a frieza do assassino e curiosa pra saber como ele faz pra matar as pessoas, sou meio louca, então gostei bastante da resenha, vou pesquisar mais sobre o livro,e ver se faz o meu gosto ou não.

    Mayla

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    Adoro tudo policial, livro, filme, série...
    Acho que esse vou gostar também!
    Na listinha!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Não tinha reparado que o olhar na capa era formado pelas árvores... muito legal isso!

    Mas a história do livro não me agradou. Esse negócio do cara fazer jogos macabros com a primeira pessoa que olha pra ele me aterrorizaria, eu nunca mais ia ter coragem de olhar nos olhos dos outros! melhor evitar um livro que com certeza me deixaria em pânico por um certo tempo. Para quem gosta do estilo, é uma ótima sugestão!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Pam, tudo bem?
    Adoro livros policiais. É impressionante o motivo dos crimes. Isso é assustador se pensarmos na vida real. Mas quando leio esses livros, procuro abstrair esses detalhes e me concentrar no jogo de perseguição da polícia. Eu gosto de tentar descobrir quem é , mas nessa história já sabemos. Espero que isso não diminua a qualidade da trama.
    Não conhecia mas agora quero ler.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Pam
    Eu não conhecia esse série, mas me chamou muita atenção. Gosto de livros policiais e que tenha suspensa e mistério, então vou adicionar na minha lista de desejados. A capa é muito linda, Eu gostei também da capa do segundo, espero que a editora mantenha ela. Ótima resenha.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Não conhecia o livro e fiquei muito curioso para ler o livro. Achei a capa muito criativa e chamativa e a premissa também me deixou muito interessado. Só tenho medo de ler esse tipo de livro quando o vilão é o protagonista porque eu acabo torcendo por ele haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Flor...
    Gostei muito do enredo desse livro ein... adorei a narrativa proposta na história... fico imaginando esse assassino matando as moças e ainda com uma relação amorosa com outra, fico imaginando a mente dele como deve ser... eu adorei esse misto e eu nem conhecia esse livro e nunca tinha ouvido falar nele acredita??? Adorei a dica estou colocando no meu skoob agora... Xero!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Pam!
    Foi a maior resenha sua que li! Adorei! Adoro policiais e suspenses!
    Anotei a dica! Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Pam, as duas dicas que você me deu com toda certeza renderão frutos,gostei tanto desse quanto do outro livro da editora que você indicou,livros policiais e de suspense são extremamente atrativos para mim,e tem uma coisa interessante,a história desse livro lembra muito alguns episódios de SVU e não tinha como eu ficar mais instigada a ler.

    Já vai para a minha lista de desejados.

    Adorei a resenha,me despertou uma profunda vontade de conhecer a trama.


    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir



SUBIR