[Bienal Online] Entrevista com a autora - O Diário do Leitor

03/07/2014

[Bienal Online] Entrevista com a autora

Boa noite pessoas, tudo bem com vocês? Hoje estou de volta com a coluna Entrevista com o(a) autor(a). E dessa vez vamos conhecer mais um pouco sobre a Adriana Ramiro.



ODDL: Você escreve quando está de férias?
AR: Sim. Todo tempo livre é destinado a escrever.

ODDL: Tem algum momento especial ou divertido que já aconteceu neste período em que você se concretizou como autora? 
AR: Receber as impressões de quem leu meus contos, de quem leu minhas histórias ainda não publicadas. Cada noticia positiva sobre meu trabalho e como eu reajo as negativas transformando-as em ferramenta de inovação, reflexão, mudança, recomeço...
Bienal Rio de Janeiro 2013 e Lançamento de Segredos de Família em São Paulo. E toda ida ao correio para postar livros é memorável.

ODDL: Quais livros marcaram sua vida?
AR: Em algum lugar do passado - Richard Matheson.
A grande maioria de Danielle Steel, Todos de Janet Dailey e  Capricho dos Deus do Sidney Sheldon.
Nacionais: Lycia Barros, Márcia Paiva, Shirley Ramos, Camila Moreira, Nana Pauvolih, Enderson Rafael, Robison Gundim, Adriana Brazil, Joice Lourenço, Neiva Meiriele, Gleize Costa, o grupo Ases da Literatura, todos estes tem me mostrado através de suas histórias que o mais importante é não desistir. E isso é lindo, me move.

ODDL: Quanto tempo demorou para escrever seu livro?
AR: Ultimo trabalho, levei um dia, foi o conto Princípios. E se há prazos faço tudo no limite do tempo. Sempre deixou para última hora. Até porque tenho uma imensa dificuldade com o limite de palavras em contos. São meus maiores desafios, mas eu gosto deles. Passo um bom tempo planejando bem.  Romances, o que ainda não publicados, hoje levo no máximo um a dois meses para escrever um. Com aprimoramento das práticas da minha escrita, entendi que no meu caso a intuição pode me atrapalhar e muito. Preciso organizar cada detalhe da história.

ODDL: Os personagens de seu livro são baseados em pessoas reais? Tem algum parente nele?
AR: Dos livros ainda não publicados e três primeiros contos, não. Do último conto, Princípios, da antologia Aconteceu Na Copa, qualquer semelhança é mera coincidência...rsrs. No entanto, escrevo sobre pessoas e sua uma observadora, tento passar muito do que um ser humano é para as minhas personagens.

ODDL: Como você  divulgar seu livro?
AR: Nas Redes sociais- Facebook, Twitter, Instagran, Google+ e WattPad, Widbook

2 comentários:

  1. A Adriana é uma pessoa maravilhosa, tiver o prazer de conhecê-la no lançamento da antologia Segredos de Família em São Paulo.

    Ótima entrevista, infelizmente a semana está chegando ao fim. Mas amanhã tem o bate papo!

    ResponderExcluir
  2. Amei participar. Obrigada pela oportunidade!

    ResponderExcluir



SUBIR