[Resenha] Churumela e o Amuleto de Belizar - O Diário do Leitor

21/07/2014

[Resenha] Churumela e o Amuleto de Belizar

Churumela e o Amuleto de Belizar
Autora: Elaine Souza
Editora: Dracaena
Número de Páginas: 440
5_estrelas.png (145×27)

Sinopse: Churumela é uma adolescente de quinze anos, que trabalha como garçonete desde a morte de seu pai há três anos. A sua mãe a abandonou assim que nasceu, deixando-lhe apenas uma medalha de ouro com a inscrição Bakía, cujo significado ela só irá descobrir dias antes de seu aniversário de dezesseis anos ao ganhar um espelho rachado e uma folha em branco. A partir de então, novas amizades e aventuras invadem a pacata vida da garota de nome esquisito, que descobrirá o mistério sobre sua verdadeira identidade e que seus olhos não são violetas por acaso.

Recebi o livro em parceria com a autora Elaine Souza. Churumela foi publicado em outubro de 2013 pela Editora Dracaena. Como na maior parte das resenhas da editora, o clima estava maravilhoso até começarem aqueles benditos errinhos de revisão. Diferente dos demais, houve poucos. Acho que de tanto eu reclamar, eles acabaram acatando minha ideia e tratando o autor nacional com o devido valor que merece.

A diagramação interna é simples e o livro é dividido em três partes, respectivamente: Eu, Bakía e O Amuleto de Belizar.

No primeiro, conhecemos mais sobre a vida de Churumela. A moça é órfã de mãe e, logo após um câncer, seu pai também falece. A jovem fica sozinha, apenas acompanhada de seu fiel cachorrinho Xadrez, que desconfia levemente ser de “outro planeta”.

Quando seu pai morre, ela conhece Paulinha e Rafael. Eles trabalham juntos e vivem cercados de orquídeas. Aliás, estas flores são as que mais aparecem durante a narrativa.

Churumela tem os olhos violetas. O que será que há por trás deles? O que será que há de tão mágico que ela precisa desvendar?

Através de uma narrativa rápida, reconhecemos aos poucos todos os fatos que serpenteiam a vida de nossa protagonista. Em muitas passagens, dei várias gargalhadas com as peripécias de Churumela, principalmente quando envolvem o lindinho Xadrez.

Adorei conhecer mais sobre o reino de Bakía. A magia envolve tudo e todos e a cada passo dado me apaixonei ainda mais.

Alguns pontos ficaram soltos na trama e o final foi bem corrido, mas já esclareci com a autora e sim, terá o segundo volume \o/.

E que venha Churumela e a Lenda de Hayo!

20 comentários:

  1. Esses livros corridos ai ai , tbm li outro dia um livro assim . Gostei da sinopse e resenha já havia lido sobre esse livro . Logo estarei lendo .

    abraços

    Joyce

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente os autores tem dedicado poucas páginas para esclarecer a trama, não gosto disso. Em algum momento do livro eles explicam o porque da protagonista ter esse nome rsrsrs? Super diferente! Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  3. Olá Pamela, vou dizer que se dependesse da capa do livro e a sinopse, com toda certeza eu passaria longe deste livro, contudo li sua resenha e gostei do que você apontou, ate que tem uma pitada de fantasia ali. Mas a parte que me agradou foi sua boas risadas com a leitura e eu amo isso, amo poder rir de lago que o personagem faz.
    Bom marquei aqui só espero poder ler em breve.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros de fantasia, livros que tem coisas por trás de olhos violetas. Os nomes dos personagens são muito engraçados, e se tivesse uma mãe que colocasse meu nome de Churumela ou, se o personagem ganhasse vida, iria atrás da escritora tomar satisfação. (Ahahaha)!
    Adorei a resenha, e, se não tivesse uma continuação para o livro, podia dizes que odeio livros que deixam o final corrido, como se fosse um último capítulo de novela.

    Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  5. Dracaena dá as mãos pra Literata, Modo e Novo Século no quesito revisão. =P
    Achei a capa fofa, mas a sinopse em si não me conquistou. Até leria, mas não compraria.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Parece ser um livro bem legal.
    Deve ser muito ruim se orfão. Ficar sozinha no mundo é muito ruim.
    Não sou muito de ler fantasia. Mas esse perece se bom.
    Adorei a resenha
    Beijinhos!
    eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu tive o prazer de receber o livro de parceria com a autora também e simplesmente amei, confesso que não gosto muito da capa, mas quando vi o livro, algo me chamou a atenção, ai quando li ele me apaixonei completamente. A Churumela consegue ser uma garota boba demais, mas que conquista o leitor, a forma como a autora escreveu faz com que a leitura seja bem fluida, enfim, esse livro virou um dos meus favoritinhos :3

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  8. Ai confesso que o nome do livro me desconcentrou um pouco, eu não sei se vocês já ouviram a expressão "Não me venha com Churumelas" que significa não ficar choramingando, a autora falou de onde veio esse nome?

    Tirando isso, é normal livros de editoras menores deixarem passar alguns errinhos, infelizmente, eu achei esses dias em editoras grandes! Eu to um pouco frustrada com isso de finais corridos :( então preciso esperar até todos os livros serem lançados para depois começar a ler

    ResponderExcluir
  9. Embora eu não seja daqueles que lê muito literatura nacional, o livro parece ser bem envolvente. O fato de o livro ser engraçado em algumas partes, como citado por você, acabou me deixando ainda mais curioso! Não sei como, mas consegui gostar da capa. Título anotado!

    Seguindo o blog ;)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Menina, como pode uma editora ser tão desleixada com a revisão?...eu admito que muitas vezes deixo de ler um livro por conta dessas editoras relapsas que já conheço.
    Mas vamos a Churumela...porque os autores não param com essa modinha de livros em série?...eu não aguento mais e nem meu bolso rsrs.
    Gostei da ideia desde a sinopse onde li que ela perdeu o pai e foi abandonada pela mãe, e se encontra sozinha aos 15 anos até a resenha onde descobri que tem um mundo de fantasia nessa história, e claro um cachorrinho...amo.
    Pena o desfecho ter sido corrido mesmo tendo uma continuação, cada livro é único.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oi Pam,

    Gostei muito da essência da trama e curiosa para investir na leitura, mas mudei de ideia por saber que tem continuação, isto tem me desmotivado cada vez mais. Caramba, isto virou mania nacional e internacional.

    Beijos
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Fiquei encantada com essa história (e essa capa também!) É uma pena que a revisão tenha pecado um pouco, mas mesmo assim me animei para ler a série assim que vi as 5 estrelas :D
    Gosto de livros desse gênero! São meus favoritos.

    Beijos,
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  13. Ufa! Pelo menos você encontrou poucos erros de revisão, isso anda me irritando profundamente. Adoro magia e acho que curtiria bastante essa leitura! Pena que o final foi corrido e ficaram pontas soltas, mas pelo menos terá a continuação para melhorar isso.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Pamela,

    Não conhecia a história nem a autora. Adoro romances juvenis e que misturam um pouco de fantasia então, são perfeitos.
    Com certeza vou procurar mais sobre o livro e add na minha lista de desejados!!

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Flor!
    Que bom que gostou! E que bom que vai ter um segundo volume, para fechar as pontas soltas que ficaram!
    E tem uma Paulinha na trama! Já gostei!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Blog Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, já de cara me encantei com a capa, muito bonita.
    E gostei de saber que esse livro a diagramação veio bem feita.
    A narrativa parece ser bem legal, você não deu muitas dicas,
    assim ficando curiosa sobre o livro, espero poder conferir algum dia

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Odeio a sensação de não saber se gostei ou não de um livro.
    Achei a capa mais ou menos e a sinopse não me chamou muito a atenção.
    Já a sua resenha me animou um pouco rs
    Acho que concordo com a Giulia. Eu leria, mas não compraria.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Oie Pam
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa do livro e adicionei na minha lista de desejados. Uma pena a editora pecar tanto na revisão, às vezes o livro é maravilhoso e a revisão uma droga, e isso atrapalha muito o autor. Ainda bem que tem segundo livro para esclarecer as pontas soltas.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  19. Oieee, ainda não conhecia o livro, o mesmo não chamou a minha atenção, infelizmente não fiquei com vontade de ler, apesar de ler sua resenha positiva, fiquei em dúvida sobre o livro, vou pesquisar e ler outras resenhas para saber mais sobre a obra rs, mesmo assim valeu pela dica rs, adorei conhecer o livro, Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei muito do livro eu e meus colegas ficava lendo todos os dias na escola eu gostei tanto do livro que resolvi comprar um 50,00 mais vale apena ainda não chegou mais quando chegar vou ler tudo de novo porque eu já lir o livro todo mais vou ler tudo novamente obg elaine por ter feito esse livro maravilhoso e que vc continue assim obg . <3

    beijos
    maria eduarda
    obrigada Elaine Souza

    ResponderExcluir



SUBIR