[Resenha] Gelo - O Diário do Leitor

23/09/2014

[Resenha] Gelo

Gelo
Autora: Kathryn James
Editora: Farol Literário
Número de Páginas: 371
5_estrelas.png (145 × 27)

Sinopse: A floresta do outro lado da névoa é lar dos Elfos e de Evan, o belo e enigmático Evan. E Nell se deixou cativar por ele. Mas o mundo dele está sendo devastado por terremotos e somente Nell pode ajudar a salvá-lo. Ela terá de ir para muito além da floresta, onde um lago de gelo mortífero e um antigo inimigo a aguardam...

A tão esperada continuação de Névoa chegou no Brasil em abril deste ano, mas só agora consegui acompanhar a duologia. Sinto um peso no coração por ter acabado tão rápido.

Como visto anteriormente, Nell descobre que há um mundo paralelo bem próximo à sua casa, na floresta. Névoas que levam a várias partes do mundo. Elfos. Elfos muito bonitos. Evan. Descobre também ser imune a qualquer feitiço deles, algo passado de geração para geração. Sua avó é uma Observadora e toma conta para que eles não venham à nossa realidade, pois senão o caos estaria instalado.

Mas algo de estranho está acontecendo. Além de grande parte dos Elfos estarem aprisionados, as Harpas que sustentam o mundo deles estão morrendo.

- As Harpas. As Harpas deixaram de tocar – disse, horrorizada.

Mas porque raios somente Nell e Evan podia salvá-los?  

Em Gelo, continuamos a saga pela salvação do mundo dos Elfos, de maneira mais profunda, misteriosa e fria. Mas depois do final de Névoa, vemos que Nell e Evan estão se distanciando, principalmente após os elfos do gelo chegarem no “mundo real”.

Será que isso tudo vai ser deixado de lado para salvar a vida dos elfos? Será que a amizade dos dois vai prevalecer? Acima disso, será que o amor que um sente pelo outro vai superar os acontecimentos?

E foi assim que Elfo e humano,
No auge do inverno, sob o luar gelado,
De mãos dadas, cruzaram o gelo letal
Para criar o novo mundo com música.

Talvez um dos pontos fortes de Gelo é a ação que acontece em praticamente todo o livro. De alguma maneira, mesmo estando em lados opostos, os dois apaixonados amigos se ajudam, e os mantém sempre à vista daqueles que não gostariam de encontrar.

Outra coisa bacana foi conhecer os deuses dos Elfos, bem parecidos com os da mitologia grega, diga-se de passagem. Aqui, eles são chamados de Vanir (não teve como não lembrar de V.A. – momento louca fascinada <3 ) e tem poderes mágicos. Na verdade, todo o livro é rodeado por magia, assim como os acordes das Harpas.

Tanto Nell quanto Evan saem desta grande batalha com aprendizados novos, e cicatrizes incuráveis, mas que acabam servindo como lembranças inesquecíveis.

Névoa e Gelo serviram como um grande aprendizado, pois já que a duologia é voltada para o público infanto-juvenil, alguma moral ele deveria trazer, mesmo que nas entrelinhas. A amizade, superação, o papel da família. Tudo isso é muito importante na vida dos personagens, mesmo que eles não sejam lá tão amigáveis.

A diagramação da editora permaneceu a mesma, naquele papel não gostosinho de tocar, mas a capa deu todo um diferencial. Ontem, quando postei que estava lendo-o, o comentário mais corrente na foto foi com relação à sua beleza. Também, eles preferiram manter a do padrão de lá de fora *-* (muito amorzinho). O tamanho dele lembra o dos pockets e a letra é maravilhosa para leitura.

Só não sentirei tanta falta dos meus elfos lindos porque os direitos da duologia foram comprados pela Viva Films e em breve essa maravilhosa história estará nos cinemas! Vale super a pena!

Sou capaz de fazer isso? Tenho força suficiente? Preciso ter. Depois que sairmos daqui, não haverá mais volta.

Resenha especialmente feita para o blog Segredos Entre Amigas!

11 comentários:

  1. Oi, Pamela-flor!
    Eu não li Névoa e não sabia do que se tratava a história, mas confesso que gostei do enredo de Gelo (rs). Deu-me vontade de ler a duologia apenas por saber que ambos os livros são bons! Nada pior do que ler uma sequência que nos decepciona. :/ Neste caso, parece que Gelo não só agrada como dá uma sequência não tão previsível à história.
    Espero ter a chance de conhecer Névoa e Gelo… as capas são lindas, de ambos os livros.

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Pamela, não conheço o livro Névoa. Gostei muito da sua resenha, porém a história não me prendeu sabe. As vezes pelo fato de não conhecer o primeiro livro. Não é um livro que desejo no momento, porém vou conhecer um pouco mais e depois volto aqui pra te contar.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Flor! Tudo bom?
    É uma continuação, espero não ficar muito perdida durante a leitura da resenha e quem sabe acrescentar esse livro e o anterior na minha lista. Já digo que a capa me conquistou bastante e estou interessada em saber o que os livros reservam.
    Já gostei do começo da resenha, trazendo um mundo paralelo e com Elfos. O primeiro Elfo que me apaixonei foi Légolas, de Senhor dos Anéis, quase impossível não ter uma palpitação com ele, não é mesmo? Senti que vamos entrar em um território perigoso, ainda mais se tratando de salvar um mundo e ambos serem de "raças" diferente, coloca muita pressão sobre o possível relacionamento dos dois. No fim, não os culpo por essa distância estar sendo criada, enquanto o mundo dos Elfos começa a ter rachaduras gravíssimas!
    Com sua opinião final, trazendo principalmente os pontos positivos do livro, com certeza vou querer ler os dois e espero me encantar tanto quanto você com a leitura, com uma luta sem fim, por uma causa extremamente nobre. Agora estou ansiosa para saber como a história se concluí. Assim espero que de maneira digna, mesmo deixando alguns de coração partido.

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  4. OI Pamela,
    ótima resenha, gostei muito e fiquei de igual modo interessado nos dois livros, essa temática me fascina (mitologia) e pode ter certeza que darei um jeito de lê-los.
    um abraço,

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pam eu não li o primeiro mas já está na minha lista amo livros de fantasia, elfos magia todo esse mundo mágico. uHUUU e ainda teremos em cinema vou correr para ler . beijos lindona

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, só de ter elfos já me ganhou, adoro livros com essa magia toda, ainda não conhecia a duologia,mas já anotei aqui e vou correndo saber mais sobre essas delicias.
    Sua resenha ficou ótima,quando sair o filme conta aqui pra gente.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Adooooorei a capa do livro! Sério! E tem elfos magia, super a minha cara de pessoa que vive no mundo da Lua né? haha Eu gosto de livros assim, de duologias, porque dá para ler num periodo de tempo menor e eu não fico tão dependente como acontece com as sagas enormes.

    Otima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Pam, tudo bem?
    Olha, eu não estava dando nada para 'Névoa' (nem sabia que tinha uma continuação), mas 'Gelo' parece tão surpreendentemente bom, que acho que vou dar uma chance para o primeiro livro (e, quem sabe, me apaixonar pela história!). Essa temática de elfos, magia e coisas do tipo costumam me cativar bastante, são elementos que eu adoro descobrir dentro das histórias. Espero ter a oportunidade de lê-lo(s) em breve, rs.


    Mil beijos e uma maravilhosa semana,
    Cássia :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Pam! Eu não sabia que eram apenas dois volumes! Gosto de duologias, nos permitem tempo suficiente com os personagens, mas sem estender demais a história. Tenho muita vontade de ler Névoa e Gelo, espero poder fazê-lo em breve! Adorei a sua resenha!

    Dany
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  10. O que seria um papel não gostosinho de tocar?? Hhahahahhaaa
    Sério? Nunca tive problemas com papell! Só tu Pam!
    Guria, eu quero ler esses livros ainda! Estão na minha lista, o primeiro tenho até em ebook, só não consegui ler ainda! Ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de ler essa duologia, mas a capa é linda e parece ser bem interessante, gostei por ser uma história cheia de ação e trazer uma lição no final. Depois vou procurar.
    Beijo

    ResponderExcluir



SUBIR