[Resenha] Se Eu Ficar - O Diário do Leitor

04/09/2014

[Resenha] Se Eu Ficar

Se Eu Ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 224

Sinopse: Por que eu tenho o sentimento de que você está prestes a mudar a minha vida? Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio de carro. E, em um instante, tudo muda. Todas as escolhas se perderam, menos uma. A única que realmente importa. Se Eu Ficar é um conto belíssimo sobre a força do amor, o verdadeiro significado da família e as decisões que todos nós precisamos tomar. Às vezes você faz escolhas na vida, e às vezes as escolhas fazem você. Essa é a beleza das coisas.

Confesso que relutei ao decidir escrever a resenha de Se Eu Ficar, porque na verdade nem ao menos sei o que dizer.

Mia é uma jovem que tem a vida praticamente idêntica a de qualquer adolescente. Estuda, namora, e tem um relacionamento até que normal com os pais e o irmão. Talvez o fato de eles se darem tão bem seja a questão musical. Seu pai fazia parte de uma banda e assim permaneceu até sua mãe ficar grávida de Teddy, o que fez com que ele tomasse juízo, abandonado uma carreira promissora para se tornar um professor, sem abandonar seus gostos musicais e transportando-os, mesmo que indiretamente, para Mia. É claro que a moça resolve seguir seus próprios passos dentro do gênero clássico, onde toca violoncelo.

Um dia a neve chega à cidade em que a família mora, e eles, impossibilitados de irem à escola e trabalho, acabam decidindo sair para um passeio. Foi nesta viagem que a vida de todos mudou. Ela deve permanecer ou ir embora com as pessoas que ela mais amava?

Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha.

O desenrolar da história é com base, em sua maioria, em flashbacks, onde é contado tudo sobre a relação de Mia com os pais, com o irmão Teddy e com o namorado, Adam. Além disso, observamos tudo o que acontece através dos olhos do “espectro” da jovem, que passeia pelos lugares – não como um fantasma – e corre atrás de motivos para sobreviver.

Já é comprovado que pessoas em coma podem, sim, ouvir tudo o que acontece ao redor delas, pois o cérebro está em pleno movimento. Mas o que acontece Mia transcende o que a ciência já provou.

- Você ainda tem uma família – sussurra.

A editora está de parabéns com a edição do livro – mil vezes melhor do que quando chegou ao Brasil pelas editoras Rocco e Editorial Presença. Diagramação totalmente ligada à música, já que é plano de fundo para o livro todo. O papel, como sempre, é um terror de ruim. Só que resolveram piorar, pois minha edição tem o início com papel pólen e o resto com folha de urtiga.

Só achei uma sacanagem das grandes eles terem colocado o lançamento do segundo só para depois do lançamento do filme. Caramba meu. Leio o primeiro, vejo o filme. Pra que ler a continuação? Tremenda mancada, heim Novo Conceito.

Em suma, o livro é bom, mas não mil maravilhas. O clímax foi dado de presente logo nas primeiras páginas e, se ele não tivesse a propaganda rolando por conta das filmagens, com certeza seria um livro fracassado em vendas. Mesmo assim fiquei curiosa por continuar a ler a história de Mia (e, é claro, para saber o que vai acontecer com o Love dos dois).


Lembrando que hoje já foi a estreia do mesmo e pretendo assisti-lo nos cinemas mesmo. Se conseguir, faço isso o mais rápido possível!


19 comentários:

  1. Oi, descordo em partes de sua resenha. Não acho que o livro seria um fracasso de vendas se não tivesse o filme, porque tem muitos ruins que vendem muito e não tem filme, apenas venderia menos. Tipo, também depende de questão de divulgação, a Rocco deixou de lado a obra, assim realmente não vende, já a Editorial Presença é de Portugal. Na verdade é uma questão pessoal, eu achei super válida a história e é meio que lógico o clímax no começo, a grande pergunta é: Mia deve ficar, ou não? Eu consegui compreender a personagem e a ideia do livro. Tipo, gostei da sua resenha, ela me fez refletir em muitos quesitos..

    Abraços
    Entre Páginas de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Estou querendo muito ler esse livro.
    Não sabia que teria continuação, ainda nem li o primeiro e já estou preocupada com o segundo haha.
    Estou tentando não colocar grandes expectativas pra não me decepcionar com a leitura.
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Pâm, eu fiz resenha desse livro ontem lá no meu blog, eu gostei da leitura, da historia em si, achei bem comovente o desespero de Mia sobre sua busca por resposta, fiquei em agonia para saber qual seria sua escolha, partir dessa vida ou ficar?? Devorei o livro por causa disso (hahaha), Só achei fraco o final do filme, e não sei se você vai concordar comigo, mas eu não vi necessidade desse livro ter uma continuação acho que eles poderiam fechar a historia em um livro só, mas claro né já que o livro tem uma continuação anseio por ele porque o final de SEU EU FICAR me deixo com varias interrogações na cabeça!! hhahaah!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pam.

    Olha eu acho que vou ver apenas o filme, mas somente quando a onda de todo mundo ta vendo acabar. kkkkkkkkkkkkk

    Por sua resenha eu não lerei o livro.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi linda, tudo bem?
    Também acredito que uma pessoa quando esta em coma ouve tudo que esta ao redor, falo por conhecimento de causa, minha mãe sofreu um acidente a anos atrás e mesmo meses em coma ela sabia tudo que acontecia, só não conseguia abrir os olhos e dizer algo,mas sabia e ouvia tudo que falavam ao redor.
    Também concordo que foi uma mancada lançar o segundo só depois do filme, a não ser que mudarão alguma coisa no livro, vamos esperar pra ver né?
    Eu vou esperar mais pra ver o filme, ver se consigo ler o livro primeiro, senão perco a vontade de ler o livro se assistir ao filme primeiro.
    Adorei sua resenha, mandou bem.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olha menina..a historia desse livro envolvente demais,sem contar que o que ta rolando por ai na blogosfera e na internet e o lançamento do filme ne?
    Nossa como vc disse ,pelo que vi por auqi e dificil saber o que comentar sobre esse livro,pois a jovem/adolecente vive o que a maioria de nos vivemos,e ao mesmo tempo historia torna se complexa,não sei te dizer,so sei que quero ler esse livro e se puder ver o filme..
    MIL BEIJOS
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    Esse livro é o queridinho do momento, confesso que estou curiosa para conhecer a história de Mia, mas nãoo desesperada para ler. Já vi resenhas falando bem e outras nem tanto assim. Vai ver por isso que a minha sede de leitura não esta tanta.
    Um fato que você abordou na resenha e me lembrou muito a série que vejo e sou apaixonada (Saving Hope) e o fato do paciente em coma ouvir tudo o que se passa ao seu redor e no caso o espírito de Mia, assim como o do Charlie na série, vaga para descobrir se quer se manter vivo ou não. Posso gostar do livro por esse fato em si, já que amo isso na série. Vamos ver né?! Deixa eu parar por aqui que daqui a pouco estou confusa entre o livro e a série... hahaha
    Parabéns por sua resenha, está ótima!
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  8. Pam eu amei esse livro, adorei me emocionei e me encantei com a autora ao levar momentos simples que são de suma importãncia na vida de Mia. Não vejo a hora de assistir o filme. beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Pam! Não concordo com vc! Eu amei o livro, eu li ele por causa do trailer que eu vi e me emocionei, mas o livro foi tocante e comovente para mim! Só concordo com vc, sobre a continuação, eu preferia que fosse lançado seguido agora, pq eu quero ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Pam,
    Eu estou lendo o livro atualmente e portanto, só tenho expectativas boas quanto ao livro. A estória é delicada e dramática e eu quero muito ver o filme tambem.
    Adorei a resenha.

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é ótimo e gostei muito que já tem uma continuação e também o filme. Louca para ver!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Pam
    Eu estou tão curiosa pra ler esse livro. Realmente o assunto do momento é essa história. Que bom que você gostou do livro. E que o filme seja melhor que o livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Este é um dos livros que eu não lerei, podem falar muito sobre ele e toda essa propaganda que vem sendo feita, mas o livro não me chamou a atenção. Ainda vou dar uma chance para o filme e só.
    Parabéns por expôr bem seu ponto de vista na resenha.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu to querendo ler o livro e assistir ao filme. Já sei mais ou menos sobre o que se trata, mas não quero ler nenhuma resenha até pelo menos, ter assistido ou lido. Mas a história é linda e merece pelo menos ser vista.

    Beijão
    PS: desculpa o comentário, mas é que eu realmente não quero ler nenhuma resenha de SEF.

    ResponderExcluir
  15. Fala sério a NC dá um samba na cara na diagramação dos livros hehehehe
    É a segunda resenha que leio desse livro e posso falar? Eu PRECISO LER! São tantos questionamentos que me fazem ficar curiosa a respeito do enredo.Estava até pensando em assistir o filme antes e ler depois kkkkkk pode isso?
    Bem Pam adorei a sua resenha,ficou incrível como sempre...
    Beijosss
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Pam, tudo bem?
    Nossa que diferença as capas, realmente A Novo Conceito apostou nesse livro. Pam, como você, algumas pessoas também não gostaram do livro, ficaram decepcionadas foi muita expectativa.
    Mas eu quero muito ler o livro, mesmo assim!!!!! E é claro, ver o filme também!!!!!
    Independentemente disso, gostei muito da sua sinceridade no seu texto.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa Pam
    A maioria das resenhas que vejo desse livro são só elogios, mas a autora entregar nas primeiras páginas o conteúdo mais interessante e não desenvolver bem a história, me desanimou um pouco a leitura. Também não gostei de saber que a continuação só sai após o filme estrear no cinema, acho que deveria ser seguido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Pam!
    Ainda não li o livro, mas já comprei o meu exemplar :) Vou assistir o filme primeiro para depois lê-lo, acho que vai ser mais emocionante assim rsrs
    Algumas resenhas q li do livro, tiveram "a mesma" opinião que a sua, que o livro não é grandes coisas, para tanto alvoroço, mas mesmo com essas opiniões um tanto negativas, eu vou ler o livro.
    Achei linda essa edição da NC, está bem trabalhada, adorei os detalhes das páginas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Flor! Tudo bom?
    Achei estranho quando você mencionou que não vim retribuir o comentário. Tenho certeza que comentei, mas o blogger deve ter dado problema de novo, não é a primeira vez :] mas enfim..
    Não tive a oportunidade ler ou assistir o filme ainda, mesmo querendo muito. Estou em uma restrição braba de não comprar livros, tenho demais aqui. Com tantas resenha que já li, sinto que praticamente já li a história. Derrubei lágrimas com algumas resenhas, incluindo a sua, pois acho a história trágica, mas ao mesmo tempo linda.
    Fico com o coração pelo fato de ela ter que decidir, ficar ou não ficar, imagina se você fosse? Já sinto que ela tem bastante força, apesar de em alguns momentos vacilar e nos fazer passar raiva com suas incertezas, mas o que é uma história, sem nos fazer sentir isso, não é?
    Estou quase quebrando meu acordo e indo correr na livraria comprar, mal posso esperar para quando chegar minha vez!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir



SUBIR