[Resenha] Todos contra Dante - O Diário do Leitor

16/09/2014

[Resenha] Todos contra Dante

Todos contra D@nte
Autor: Luís Dill
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 95
Edição Apoio ao Saber – Governo do Estado de São Paulo
5_estrelas.png (145 × 27)

Sinopse: Dante é novo na escola. Vem de um bairro mais pobre e gosta de ler A divina comédia, de Dante Alighieri. Logo sua aparência e sua classe social viram combustível para o riso dos colegas. A perseguição se torna sistemática e ganha força no ciberespaço, onde o jovem é ridicularizado e hostilizado por inúmeros adolescentes protegidos pelo confortável anonimato de uma comunidade na internet. O que era para ser apenas “brincadeira” ganha dimensões trágicas. Todos contra Dante se baseia – infelizmente – em fatos reais. Com linguagem ágil e uma arquitetura ficcional inovadora, o jornalista Luís Dill constrói cuidadosa reflexão sobre nossa sociedade atual. E nesse cenário, quase sempre maquiado por toda sorte de artificialismo, a violência espreita.

No final do ano passado, meus alunos receberam os kits que o Governo do Estado de São Paulo envia aos estudantes. Para o fundamental I foram gibis, fundamental II alguns clássicos adaptados e histórias mais modernas, e o mesmo para o ensino médio. E Todos contra Dante estava em um deles. Não me perguntem a qual série em específico que ele é indicado porque eu não faço a mínima ideia, haha.

Peguei alguns para ler e gostei bastante deste, pois apesar de escrito em 2008, o livro retrata problemas que vem sendo enfrentados pelos adolescentes mesmo um tempo antes.

Bullying é o tema central desta tragédia em uma forma bem peculiar. O enredo é todo alternado, ora em formato de diálogo, ora em formato de publicação de um blog, ora como as comunidades do finado Orkut.

O mais impactante em todo o livro é o fato dele ter sido escrito com bases em fatos reais, onde os próprios “colegas” de uma menina, bateram até matá-la. O autor soube reproduzir em cada palavra o que a jovem deve ter sentido.

Dante é um jovem pobre que se muda para uma escola particular. Logo, sua situação social e seu visual são motivos de chacota por parte dos outros alunos. Uma comunidade foi criada com o intuito de falar mal dele. Até então, tudo ia caminhando, até o fatídico dia. O livro se inicia com este fato em específico, retornando aos poucos e nos mostrando o que de fato aconteceu.

Realmente, foi um dos livros que não dava nada, mas que depois de finalizar a leitura, se tornou um companheiro. É emocionante e frustrante perceber que pessoas sem coração podem ferir o dos outros de maneira tão repugnante.

Todos contra Dante agora é publicado pelo selo Seguinte, que também faz parte da Companhia das Letras e você pode conferir as primeiras páginas no link a seguir. Com certeza vale muito a pena. Ele deveria ir parar nas mãos de todos os adolescentes. Mais que uma ficção, é uma grande história de vida!

http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/12515.pdf

11 comentários:

  1. Mulherrr
    que historia..E cmo disse baseada em fatos reais choca a gente,pois esta realidade nua e crua,mais o que mais vemos em redes sociais e o bullyng,em todos sentidos, obesidade,condiãco social,estilo e roupas etc..
    acho que e um livro que seria bem legal fazer um trabalho sobre ele em uma sala de aula,aho que mexeria bastante com alunos e todos que lerem...
    Com certeza vou ler as primeiras paginas..super me interessei no livro..mesmo com cenas tristes,mais acho que da para reter coisas legais e passar para frente..otimo post
    zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Pamela!
    Não conhecia o livro, mas gostei do enredo. Acredito que precisamos ter um choque de realidade sabe, saber um pouco mais das mazelas sociais e se inteirar. Além de ser um tema grave e infelizmente, que vem se tornado frequente.

    Beijo

    www.blogandolinhas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa Pam, que livro em?
    Também fico pensando como as pessoas podem ser tão porcas.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Pam infelizmente esse tema é atual e bem realista , precisamos aprender a respeitar uns aos outros e lidar com as diferenças . Triste demais de ver . Muito bom esse tema ler levado aos alunos . beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Pam! Que legal! É tão bom, quando pegamos um livro e não damos muito por ele e depois ele nos surpreende assim! Curiosa com o Dante! E gosto muito de narrativas que abordam o Bulling, achei bem legal o formato do livro!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/extra-extra-novidades-overdose.html

    ResponderExcluir
  6. Olá Pam!
    Eu adorei a sua resenha. O livro tem um tema bem atual. Principalmente para os adolescentes. O mundo está tão tenebroso que agora até nas escolas a violência chega. Deve ser um livro bem marcante e que faz a gente ver como tem pessoas ruins nesse mundo.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas adorei, parece ser bem emocionante, principalmente quando sabemos que é um história real. Adorei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Nossa Pam
    O livro parece ser bem forte e só de saber que é baseado em fatos reais me impressiona.
    Builling é um tema que deve ser mais explorado, para não termos mais tantas vítimas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. OMGGGG FATOS REAISSS!
    O que me agradou bastante além de ser fatos reais, é saber que tem o tema principal ''Bullying'', ainda não tive oportunidade de ler uma obra com essa proposta e também nos faz refletir o que realmente são as pessoas. Obrigado pela indicação e já está na minha lista de desejados \õ/
    Beeijos,
    Blog|| Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
  10. Parece um livro muito forte. Acho livros assim excelentes para adolescentes, principalmente por ser um tema tão importante. Ótima resenha!

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Estou trabalhando a leitura desse livro com meus alunos do oitavo ano. Eles estão adorando, mesmo sendo triste, pois faz parte do ambiente que conhecem.

    ResponderExcluir



SUBIR