[Resenha] Fundação de São Paulo - O Diário do Leitor

17/11/2014

[Resenha] Fundação de São Paulo

Fundação de São Paulo 
AutorAntonio Carlos Olivieri 
Editora: Callis 
Número de Páginas: 40 

Sinopse: Esta HQ conta um episódio importante do Brasil: a fundação de São Paulo. Durante uma aula sobre o assunto na escola, João Paulo acaba se envolvendo tanto com o tema que, mais tarde, enquanto faz uma pesquisa em casa para estudar, viaja para dentro do computador e participa ativamente dos acontecimentos, inclusive da batalha final entre índios e portugueses pela aldeia de São Paulo de Piratininga. No dia seguinte, a aula de História se torna uma grande surpresa para todos! 

Contada através de quadrinhos, a Editora Callis nos mostra a história de São Paulo de maneira lúdica e bem didática, ótima para ser usada em sala de aula.
  

Em Fundação de São Paulo, temos um personagem principal, o João Paulo. Ele está dormindo durante uma explicação sobre a fundação da cidade de São Vicente e o interesse de Portugal nisso tudo. Este é o questionamento realizado pelo professor, ao passo que o jovem, como estava dormindo, não soube responder. Ana Paula, a linda garota que se senta ao seu lado, responde prontamente, fazendo com que João Paulo crie uma súbita vontade em aprender sobre os jesuítas na cidade de São Paulo e o que estavam fazendo aqui. 

Chegando em casa, ele vai direto para o computador. Novamente cochila, mas dessa vez ele se vê dentro da própria história, com índios, jesuítas e tudo mais que havia estudado. Ele arrasou na aula do dia seguinte e de quebra conquistou a gatinha.  

A leitura é super rápida, menos de meia hora. A HQ seguiu os padrões da maioria, em preto e branco em papel de alta qualidade. Muito lúdico e recomendado para adoção em escolas.  

É válido conferir o Release, clicando no link a seguir:

http://www.callis.com.br/arquivos/download.php?file=524-1.pdf&name=release_fundacao-sao-paulo.pdf&pasta=6

Post especial para o blog Prazer, me chamo livro!

11 comentários:

  1. Oi Pamela, tudo bem?
    Não sou chegada em HQs, não faz meu estilo, mas eu achei essa com uma temática mega bacana, afinal, qualquer coisa que nos ensine um pouco mais sobre nossa história, e de um jeito divertido, vale a pena né?

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bom?
    menina super me interessei por este livro,acho livros assim bem didaticos,e como ano que vem vou dar aula,acho que ajdara muito em sala de aula,acho que podiam tr mais temas em livros dessa maneira ne?
    adorei a maneira que foi criada e tambem a inciativa de quem criou
    BJSSS
    WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

    ResponderExcluir
  3. Que bacana!
    Acho que a editoras poderiam adaptar mais questões históricas para HQs e as escolas introduzirem nas salas.
    Seria uma forma de chamar mais a atenção dos jovens para a leitura e para a história de nosso país!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gosto de HQs, mas Sorry! Esse não me fisgou quem sabe em um outro momento?!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pâm!

    Muito bacana a resenha! Adoro HQs e curti a pegada da história, é uma leitura que vamos apreciar e por ser rápida, me deixou ainda mais contente, gosto de enredo assim. rs.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Pam.
    Não tenho muito costume de ler HQs, mas sempre que vejo resenha eu fico bem curiosa. Espero gostar

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa Pam! Que susto levei agora! Comecei a ler sua resenha e pensei 'epa, epa, já li isso em algum lugar!' e ai fui caçar nos grupos de trocas de comentário e não achava seu link (pensei que já tinha passado por aqui). E ai procurei o primeiro parágrafo no google e tcharam: apareceu no Prazer, me chamo livro. E então descobri (ou já deveria saber?!) que você é a Pam resenhista de lá! YUAHUHUS que confusão! x___x
    Enfim, como disse no outro blog, achei o tema da HQ bem inovador, é uma forma de incentivar os alunos a conhecerem sobre a história de São Paulo, de uma maneira diferente e sob a visão de um aluno (bem dorminhoco, por sinal!). A HQ por si só chamou muuito minha atenção e espero poder lê-la em breve (acho que as escolas deveriam adotar métodos de ensino mais didáticos, como a hq e afins).

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Oi Pam, tudo bem???
    Já tinha visto sua resenha no blog prazer me chamo livro. E como disse por lá, nos tempos de hoje é muito difícil incentivar a leitura, então, adorei essa ideia usada nos quadrinhos. fazer o personagem sonhar que estava dentro da história é dizer ao leitor exatamente o que acontece quando lemos.
    Adorei a dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola Pam adorei a premissa do livro e esse incentivo que o personagem tem para aprender isso é fundamental hoje me dia, incentivar os jovens a estudarem . Gostei da capa me chamou atenção. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Menina, estou precisando começar a ler HQs, vejo muitas indicações e fico bem curiosa.
    Gostei do enredo da história desse HQ, é mesmo uma ótima ideia inovadora, implantar esse método de ensno nas escolas. Melhor que só livros de clássicos.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Pamela,
    Curto demais HQ, e achei o máximo essa parte da história do Brasil em quadrinhos. Acho que é uma tentativa muito válida para que alunos possam aprender mais. Eu como ex-professor indico.
    bjs

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir



SUBIR