[Resenha] Os Servos do Apocalipse - O Diário do Leitor

04/01/2015

[Resenha] Os Servos do Apocalipse


Os Servos do Apocalipse
Autor: Cleiton Machado
Editora: Multifoco
Selo: Dimensões Ficção
Número de Páginas: 97

Sinopse: A obra narra em formato de ficção, a vinda ao mundo dos quatro cavaleiros do Apocalipse e a quebra dos 07 selos anunciados na Bíblia, sendo que dois teólogos e historiadores são envolvidos num mistério na França em 2013, envolvendo a perseguição por uma seita secreta, decifração de enigmas, até descobrirem quem é  o verdadeiro falso profeta e anticristo, buscando tentar evitar que estes cumpram o profetizado na Bíblia.

Recebi Os Servos do Apocalipse em dezembro através de parceria com o autor. Como na maioria dos casos, preferi saber pouco sobre o enredo (quase nada), porque sempre eu vou com muita sede ao poe e acabo me decepcionando. Este não foi o caso ( pelo menos não com a história, o que já é meio caminho andado).


Dentro do Prólogo, Cleiton introduz os preceitos que envolvem a Igreja Católica, a Bíblia e como as outras religiões foram importantes para a criação do mito que envolve o Apocalipse. Tudo isto de forma reduzida, em apenas três páginas.

E é a partir de então que descobrimos como a vida de dois professores universitários podem estar correndo perigo, após um deles receber um papiro com inscritos religiosos que, em um primeiro momento, ele não consegue decifrar. Este é o Dr. Henry Lefflour, titular da Cátedra da Universidade de Paris, onde leciona Teologia Medieval.

Como não consegue entender o que está escrito, acaba procurando o Dr. Vicenzo Marchelli, professor de História Bíblica. Eles saem do prédio e acabam se deparando com um cenário de horror: o jovem que havia entregue o pergaminho a Leflour está enforcado, com a face totalmente desfigurada.

Só então eles se veem em um beco sem saída, onde a única salvação é desvendar este grande mistério que tem nas mãos. E para isso vão viajar pela França em busca de respostas que sejam convincentes e provas de que uma perigosa seita secreta está por trás de todos os últimos acontecimentos.

Três servos do Apocalipse já passaram pela Terra. Será realmente que eles descobririam o nome do próximo falso profeta? E o do anticristo?

Depois de diversas promessas do fim do mundo, como a dos Maias, Cleiton foi buscar na Bíblia uma resposta talvez um pouco mais convincente. Com base no livro do Apocalipse e em pergaminhos escritos por Nostradamus, ele se baseou para escrever uma ficção em que ele próprio nos aponta quem está pregando os preceitos de forma equivocada.

A narrativa é escrita em terceira pessoa e não tenho muito o que falar da revisão, só que o revisor não conhece nada sobre crase, vírgula e concordância, por isso tirei uma estrela na nota final, já que se o trabalho tivesse sido concluído com sucesso, a leitura teria sido mais prazerosa.

Capa simples, que remete a algo tendo um fim, por causa das cores sombrias. Diagramação ótima, com fonte, tamanho e espaçamento bons para a leitura, além do lindo papel pólen (minha miopia agradece).

Em suma, mesmo que o livro se trate de uma ficção, mostra questionamentos reais, além de diversas curiosidades, inclusive de fatos que eu desconhecia, como as centúrias, cujo significado principal é o da narração histórica em que se agrupam os fatos por períodos de cem anos, e também com relação à cor do cavalo de Napoleão Bonaparte.

- Na realidade, o cavalo de Napoleão era preto e não branco como alguns corneteiros dizem [...].

Tudo é decifrado de uma maneira peculiar. Só isso já vale a pena.

Por fim, vou deixar um trecho de um dos pergaminhos e duvido vocês descobrirem qual é o nome do falso profeta por trás destas linhas!

Exército Dominador do Ímpio Reinará como Messias Aclamado Cristo se Erguerá como Davi Onipotente.


Quem descobrir dá um grito, rs!

22 comentários:

  1. Oi Pam.
    Sinceridade livros que envolvem apocalipse já estão saturando, mesmo você tendo gostado do enredo.
    Fica para uma próxima oportunidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, tudo bem? Eu gostei bastante pela história por trás de tudo o que acontece. Se um dia quiser emprestado, te envio!

      Beijos

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Não gosto muito de ler livros desse tipo, então não sei se leria Os servos do Apocalipse. haha' papel pólen é tudo de bom ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dryh, tudo bem?

      Olha, não curto muito este tipo de leitura também, mas como o livro é fininho, me aventurei por ele como nunca pensei que faria, rs.

      Papel pólen é dos deuses <3

      Beijos

      Excluir
  3. Olá!
    Não conhecia o livro, mas a premissa, apesar de parecer interessante, não me chamou atenção. Não é o tipo de leitura que estou buscando no momento, mas futuramente, quem sabe.. ainda mais por ter poucas páginas...
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!

      Olha, confesso que nem sabia do que se tratava o livro, só imaginava que teria teor religioso pelo título, mas acabei me surpreendendo!

      Beijos

      Excluir
  4. Oie, tudo bom?
    Esse livro tem uma proposta ousada que pode ou não agradar o leitor. Pelo menos me deixou curiosa e interessada na leitura. Tem um mistério na trama que também é bem interessante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, infelizmente a maioria não gosta, sem nem ao menos dar uma oportunidade.

      Mas é a vida, rs.

      Beijos

      Excluir
  5. Apesar do livro ser curtinho, com curiosidades e mistério não acho que iria curtir, rsrrsrsrs, o tema não é muito meu estilo..
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, Sharon. Respeito sua opinião. Com certeza o tema não é nada fácil, rs.

      Beijos

      Excluir
    2. Oi Pamela!

      A história parece interessente, bom que você curtiu a leitura! :)
      Má revisão é tensoooo, acaba que atrapalha a leitura :(

      Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

      Excluir
  6. Olá Pam!
    Eu as vezes me decepciono com livros voltados pra religião, por que eu bato de frente com muitas coisas que acredito. Mas o escritor deve ter estudo e pesquisado muito pra escrever um livro desse. Ainda bem que pelo menos a história você gostou.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ele tenha feito isto mesmo, pois a trama me encantou :3

      Excluir
  7. Macaaaaca!!!
    Confesso que não curti o livro não. To passando.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brubs, tudo bem?

      Como assim? Vou te emprestar e tu verá!

      Beijos

      Excluir
  8. Oi Pamela, tudo bem??

    Bom eu gostei da premissa do livro... gosto de livros que tem a bíblia como base... porque nela tem histórias maravilhosas para serem criadas e ambientadas... me senti curiosa com alguns fatos citados... achei bem interessante a abordagem do autor... pena que teve esse problema de pontuação né... Xero!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, tudo ótimo e contigo?

      Realmente o problema da revisão pegou de jeito, mas todo o ambiente criado pelo autor realçou a pesquisa feita para a criação do livro.

      Beijo

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu geralmente não leio livros envolvendo questões bíblicas, embora adore filmes do tipo. Acho que é porque os livros acabam tendo muitas partes de explicação, e isso me cansa.
    O problema da revisão é ruim mesmo, não gosto de livros com muitos erros de vírgula e concordância.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, tudo bem e contigo?

      Esse aqui é bem curto, rápido de se ler e mesmo as explicações são resumidas.

      Beijos

      Excluir
  10. Oi Pam!

    Pena que a revisão deixa a desejar, pois dá para notar que o enredo é bem interessante, o resumo que você colocou na resenha que me deixou curiosa, principalmente sobre os pergaminhos. Quando a revisão peca desse modo, a leitura fica toda prejudicada. :(

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  11. Li o livro esta semana também me parceria com o autor, não falarei o segredo da citação para não dar spoiler para o pessoal, mas eu achei sensacional hahaha

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir



SUBIR