[Resenha] O Livro dos Negros - O Diário do Leitor

27/11/2015

[Resenha] O Livro dos Negros

O Livro dos Negros
Autor: Lawrence Hill
Editora: Primavera Editorial
Número de Páginas: 405
Onde Comprar: Submarino  //  Americanas

Sinopse: O Livro dos Negros conta a história de Aminata Diallo, uma das personagens femininas mais fortes e marcantes da ficção contemporânea. Aminata foi sequestrada, ainda criança, na África, e vendida como escrava na Carolina do Sul.Após a Revolução Americana, ela foge para o Canadá e escapa da vida de escrava para tentar uma nova história em liberdade. O livro traz uma história que nenhum ouvinte e nenhum leitor esquecerão.O nome “O Livro dos Negros” se deu devido ao documento histórico, mantido por oficiais navais britânicos, ao fim da Revolução Americana. O documento oficializou os negros que serviram ao reina Guerra e fugiram para Manhattan, no Canadá, em 1783. Apenas os negros que estivessem no Livro dos Negros poderiam escapar e conseguir sua liberdade. Aminata Diallo percorre toda uma longa trajetória com a finalidade de conseguir entrar no livro dos negros e conquistar sua liberdade.A obra, marcante e inesquecível, tornou-se uma minissérie de sucesso nos Estados Unidos. Dirigida e escrita por Clemente Virgo (The Wire) e protagonizada pela atriz Aunjanne Ellis e Cuba GoodingJr., vencedor do Oscar em 1996.



Na primeira parte da  história, conhecemos Aminata Diallo já na fase idosa de sua vida, se lamentando por não ter seus filhos e netos ao seu lado, mas é nessa época que ela decide contar sua vida.

Aminata é de descendência africana, mais precisamente da cidade de Bayo. Lá ela morava com seus pais e viviam relativamente bem, até que um dia, quando voltava com sua mãe de uma aldeia vizinha, ela é raptada e começa a pior fase de sua vida.

Após seu rapto ela é vendida como escrava nos Estados Unidos, na Carolina do Norte. Lá ela se vê perdida, pois era tudo diferente do que viveu quando estava com seus pais. 

Ela passou a trabalhar em uma plantação. Mas por incrível que possa parecer, ela chamou atenção por ser uma menina esperta, bem evoluída e, em consequência disso e de suas habilidades, ela foi tendo algumas vantagens perante aos outros escravos e, com isso, sua vida tem mais uma mudança, a qual em, cada linha, me peguei mais interessada.

No decorrer da história, vimos como foi cada fase de sua vida, principalmente quando ela foi afastada de seu marido e filhos, o que me emocionou demais.

Eu não direi mais muita coisa da história, pois posso acabar dando alguns spoiler’s, mas o autor foi fabuloso, se baseando em fatos reais da história para escrever esse livro.

A narrativa é fabulosa, muito marcante e viciante, sendo ela feita pela própria protagonista, onde vemos e sentimos cada coisa que ela passou.

A capa não me chamou muito a atenção, mas a diagramação e revisão estão perfeitas!

Super recomendo a história para todos aqueles que querem uma história marcante e muito bem escrita.


2 comentários:

  1. Puxa, a história me chamou a atenção e me deixou com muita curiosidade sobre o livro. Sua resenha está perfeita, na medida certa. Anotei para procurar para ler.

    ResponderExcluir
  2. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pelo título e sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece super emocionante.

    ResponderExcluir



SUBIR