Resenha número 21. - O Diário do Leitor

27/12/2011

Resenha número 21.


Bruxas, Bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar
Tradução por: Vilma Maria da Silva; Inês A. Lohbauer
Seleção de: Joseph Jacobs
Editora: Martin Claret
Nota: 
Sinopse: Este livro apresenta ao leitor 10 contos sobre bruxas, bruxos e seus feitiços. São contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs.




Tive o prazer de receber em casa a cortesia da Editora Martin Claret, a qual consegui esplendorosa parceria neste finzinho de ano. Pude também escolher o título que receberia, e escolhi este, que aborda os contos de fadas celtas, mais especificamente sobre bruxos e bruxas, pois a capa e a sinopse me encantaram.
Fiquei receosa ao recebê-lo, pois não sabia ao certo se gostaria mesmo do conteúdo do livro, mas assim que comecei a lê-lo, pude perceber que a história fluiu naturalmente, com palavras simples e enredo contínuo.
O livro tem cerca de 133 páginas e uma introdução cujo título me instigou muito: Por que ler contos de fada , escrito por Taís Gasparetti. Realmente, é uma pergunta feita por muitos quando os filhos são pequenos, por exemplo. Creio que os contos de fada fazem parte de um patrimônio histórico compartilhado por todo o mundo, por isso sua existência não pode ter um fim.
Ainda acerca da composição do livro, são dez contos celtas, que abordam sempre o uso de feitiços e magia, nem sempre de forma positiva. Em todos os contos, a ilustração não foi perdida, havendo sempre uma representação em forma de desenho sobre o que se está falando.
Foi um livro que gostei bastante de ler e me prendeu muito. O tamanho ajudou bastante, pois livros muito grandes tem a tendência de se tornarem chatos com o passar das páginas e da história, se o autor não souber manter as expectativas sobre os fatos.
Este é o segundo livro lançado sobre a coleção Contos de fadas: Celtas. O primeiro foi Princesas e damas encantadas e os próximos serão Heróis muito espertos e Duendes, gigantes e outros seres mágicos.
Mal vejo a hora de ler o primeiro livro e a continuação.




Sobre o autor: Joseph Jacobs (29 de agosto de 1854 - 30 Janeiro 1916) foi um folclorista , crítico literário e historiador. Suas obras incluídas as contribuições para a Encyclopaedia Judaica , traduções de obras europeias, e edições críticas da literatura Inglês cedo. Jacobs escreveu para revistas e livros sobre o tema do folclore e produziu uma popular série de contos de fadas. 





9 comentários:

  1. Esse livro parece ser ótimo, vai para minha lista *---*
    Bjin*

    http://deardiary-sucker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, obrigada pela visita, já estou te seguindo, adorei o blog!
    beijoss
    eusouelegante.blogspot.com

    Rayanne Sousa

    ResponderExcluir
  3. Eu também ecebi um livro da Martin Claret e fiz resenha lá no blog. Gostei muito da tua resenha, e vai q eu leia esse liro um dia??

    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser interessante mesmo!!
    E é curtinho...

    Obrigada pela visita lá no meu blog!
    Estou seguindo já aqui!
    =)

    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Primeiramente agradeço pela visita no Blog "Misterio das páginas" espero que tenha gostado dele.
    Adorei seu blog, Parabéns
    Adoraria se você seguisse me Blog...
    Ja to seguindo o seu, Obrigada flor

    http://misteriodapaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, parece ser bem interessante. Adoro o assunto magia e bruxas. Vou por na lista para ler.
    Obrigada pela ida ao blog. Gostei dos seus. Um ótimo 2012!
    ;***

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha, esse livro parece ser ótimo. Bom saber a sua opinoão, talvez eu peça ele para a Martin Claret.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. É o tipo de leitura que eu amo, além de contos de fadas, fala sobre a cultura celta. Entrou para a minha wishlist, com certeza.
    Adorei a sua resenha, Pâmela, fico feliz por ter vindo até aqui e conhecido o blog.
    Obrigada pela visita lá no meu blog. (:

    ResponderExcluir
  9. Amo conto de fadas Celtas então nem se fala já estou louca para ler este eos outros 2...vou por na lista de prioridades, uma bela sugestão e com a resenha muito enxuta e legal..

    ResponderExcluir



SUBIR