Especial: Bienal do Livro #7. Resenha 104 - O Diário do Leitor

16/08/2012

Especial: Bienal do Livro #7. Resenha 104









Histórias Extraordinárias
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Martin Claret
Nota:

Sinopse: O homem sempre sentiu medo, sobretudo daquilo que não pode entender, do incerto e – porque não dizer – do proibido. Talvez por isso o horror tenha algo que nos afaste, mas que também nos atraia e nos deixe fascinados. E foi desbravando essa estranha e ambígua sensação que o contista, crítico e poeta norte-americano Edgar Allan Poe se consagrou como um dos mestres do gênero do terror e o pai da literatura policial. Ambientes sombrios, ruas desertas, esquinas escuras, mansões malditas, assassinatos misteriosos e personagens sobrenaturais compõem a atmosfera gótica que tanto marcou suas histórias de terror. Poe detém o poder de envolver o leitor desde a primeira frase. Ele nos conduz pelo conto, deixando escapar apenas o que devemos saber naquele momento, mantendo o suspense até o desfecho invariavelmente inesperado. Mas sua fina ironia, seu sarcástico humor e suas inigualáveis lógicas e sagacidade também são elementos que cunharam a obra desse homem que influenciou de forma decisiva o conto moderno de horror. Ler as histórias de Edgar Allan Poe nos faz regressar aos tempos de infância, em que os maiores medos despertavam o horror, mas também deixavam um estranho desejo de sentir o corpo arrepiar, só mais uma vez. Uma experiência inigualável.


Resenha




            Esta edição de “Histórias extraordinárias” traz para nós os cinco contos mais famosos de Edgar Allan Poe. Dentre os cinco contos, os que mais destaco são “O Gato Preto” e “A Queda da Casa de Usher”, os que mais nos deixam apreensivos e por vezes até com medo do que virá.
            Tudo gira ao redor do suspense e do terror, características marcantes da escrita do autor. Por vezes, ele é até considerado um autor de estilo gótico.
            O Gato Preto traz a história de um homem doce, que ama os animais. Até que um dia, o álcool o faz se tornar um homem rude e com instintos assassinos. O gato acaba com todas as chances de um crime cometido por ele ser perfeito.
            A Queda da Casa de Usher nos conta que certo dia, um homem recebe o pedido de um amigo de infância para ir visitá-lo, pois ele está muito doente e não quer passar seus últimos dias sozinho. A doença se deve ao fato de sua irmã estar muito doente também, e a preocupação o assola. Ela morre e juntos eles a enterram no interior da casa, em algo parecido com um porão. Através de barulhos estranhos vindos da casa, como se ela quisesse contar algo, eles descobrem que cometeram um gravíssimo erro.
            Os demais contos são: O Enterro Prematuro (que liga também à história de A Queda da Casa de Usher), William Wilson e O Poço e o Pêndulo.
            Recomendo a todos que gostam de suspense e clássicos da literatura mundial!

Sobre o autor: Edgar Allan Poe nasceu em Boston, Massachusetts. É considerado um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas. Os seus contos macabros, profundamente influenciados pelo romance gótico, em moda no século XIX, marcaram sem sombra de dúvida o panorama literário norte-americano.

3 comentários:

  1. Que legal *-* adorei!!! Nossa, eu nunca tinha visto esse livro. Adorei a resenha dele e queria ler!!

    ResponderExcluir
  2. Se você curte fazer sorteios, concursos em seu blog, que tal anunciar isso?
    Agora você pode! No blog CinderellaNerd criou uma tag chamada #Participe! É aonde vc anunciara o seu concurso/sorteio. Ficará uma semana na pagina Participe! E em uma postagem! Não é um máximo?! E tem mais: Você pode anunciar quantas vezes quiser!! Pra anunciar é muito fácil! Clique no link para saber como!

    http://cinderellanerd.blogspot.com.br/2012/08/participe.html

    ResponderExcluir
  3. Pâm,
    Li o Livro gato Preto no tempo da escola, eu gostei bastante do livro, porém nunca mais comprei nada dele pelo esquecimento hahahahha
    Agora vou ver se consigo comprar esse livro ^^
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir



SUBIR