Resenha: O Diário de Suzana para Nícolas, de James Patterson. #107 - O Diário do Leitor

24/08/2012

Resenha: O Diário de Suzana para Nícolas, de James Patterson. #107


O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Nota: 

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que na tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: Diário de Suzana para Nicolas. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará respostas para sua vida. O Diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói páginas por página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é mais um fio a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Resenha

A história de O Diário de Suzana para Nicolas é muito boa, mas não consigo engolir o tipo de escrita de James Patterson. Tive a oportunidade de ter contato com o livro 4 de Julho, e já não foi uma leitura muito bem sucedida, mas creio que é somente este o ponto fraco em minha visão.
            É contada a história de amor de Matt, Suzana e o filho deles, Nicolas, através de um diário, deixado pelo próprio Matt à atual namorada, Kate. É através das palavras de Suzana que ela entende o porque ele a havia deixado. Cada palavra, cada sentimento expresso através de Suzana me emocionou, desde o momento em que ela diz os problemas pessoais que a levaram a abandonar a cidade grande, até o nascimento do pequeno Nicolas.
            Confesso que o final já era esperado por mim desde o início, mas mesmo assim, doloroso.
            Traz-nos um grande aprendizado de vida e nos mostra o quão é importante valorizar as pessoas que temos e o momento que vivemos juntos.

Sobre o autor: James B. Patterson (Nasceu no dia 22 de Março de 1947) é um autor americano de romances de suspense, amplamente conhecido por sua série sobre o psicólogo americano Alex Cross. Assim como é autor de muitos outros livros de não-ficção e romances.

12 comentários:

  1. O meu está aqui e eu ainda não li! Ok, vou ler, vai ser o próximo. Eu só li um livro do autor e não achei graça =/
    Mas esse é diferente, eu acho, e espero que seja bom.

    ResponderExcluir
  2. Oi flor,
    Esse foi um dos primeiros livros que li e chorei muito, sempre lia alguns livros e me dava aquela vontade chora, mas esse achei algo diferente nele sei lá...
    Gostei muito desse livro, quero ler outros livros do autor também.

    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  3. Hmm, é a primeira resenha do livro que eu leio, e nunca li nada desse autor. Mas esse drama me chamou a atenção, quero ler sim!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro do James, mas curiosidade não falta. Uma vez achei esse livro na livraria vendendo por 15 reais, e agora me arrependi de não ter comprado.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade de ler O diário de Suzana para Nicolas.
    Depois de algumas críticas positivas que li, espero não ficar desapontada.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Estou namorando este livro ha tempos,mas ainda não tive a oportunidade de ler!Gostaria de ler,mesmo com um final já esperado e doloroso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada do James Patterson mas realmente me interessei por esse, parece ser uma história triste porém bonita! Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada do James Patterson mas me interessei realmente por esse livro. Parece ser uma história triste e bonita! Abaços.

    ResponderExcluir
  9. James Patterson é um autor muito conhecido mas eu ainda não li nenhum de seus livros. Mas esse parece ser um livro diferente dos que ele geralmente escreve, porque eu sempre leio resenhas sobre suas histórias de detetives. Também sempre leio críticas sobre sua escrita apesar de as tramas serem bastante elogiadas. Mas acho que gostaria de conhecer essa história que parece ser bem emocionante.

    ResponderExcluir
  10. Sempre quis ler esse livro! Deve ser uma história triste... E emocionante também.

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia esse livro, mas senti mt vontade de lê-lo após tua resenha.

    ResponderExcluir



SUBIR