Resenha: Devoted, de Hilary Duff - O Diário do Leitor

05/10/2012

Resenha: Devoted, de Hilary Duff


Olá leitores! Aqui quem fala é o novo resenhista do blog O Leitor, meu nome Guilherme Cepeda e sou do Burn Book . Uma breve biografia? Resenhista e fundador do Burn Book. Hiperativo, Escorpiano, Geek, leitor compulsivo, viciado em Paramore e ainda acredita na magia da Disney. Está cursando o primeiro período de Marketing e tentando levar uma vida aparentemente "normal".




Título: Devoted (Devoção) – Elixir, vol. 2
Autor: Hilary Duff
Editora: Editora iD
Gênero: Romance, Ficção, Sobrenatural
Páginas: 317
Publicado em: 2012
Resenha por: Guilherme Cepeda
No primeiro volume da série, Elixir, Clea Raymond encontrou sua alma gêmea: Sage, um rapaz misterioso e muito bonito. Ela descobre que eles se amam há muitas vidas, mas em cada uma delas, a paixão dos dois acaba terminando de maneira trágica.
Clea quer, mais do que tudo, que a história não se repita novamente. Ela deseja viver esse amor. Mas há pessoas que querem destruir Sage e roubar o Elixir que o torna imortal. E conseguem chegar bem perto...
Sage foi sequestrado e Clea não vai sossegar até reencontrá-lo. Ela sabe que ele está bem, pode sentir. Com a ajuda de Ben, seu grande amigo, a moça sai em busca de Sage e os dois têm de se aliar à Vingança Maldita, antigos inimigos, para tentar chegar até onde ele está.
Será que essa é mesmo a coisa certa a fazer? Ou será que Clea está apenas selando novamente seu destino trágico?
Confesso que fiquei decepcionado com Devoted. Esperava mais da Hilary Duff e mesmo sendo fã dela o livro deixou muito a desejar. Fiquei frustrado quando terminei, com o sentimento de que faltava algo, talvez não fosse o momento para o livro, mas como parte da análise crítica dei 3 estrelas, pela tentativa da autora de desenvolver uma trama convincente, acredito que ela tenha guardado o melhor pra o 3° livro, mas vamos a resenha.

Devoted é a sequência do livro Elixir. Quando eu li o primeiro volume da série, fiquei empolgado e surpreso com a novo ramo que a atriz estava tomando e resolvi arriscar na continuação. Durante a leitura, senti que a autora se atrapalhou com a inserção de novos personagens na série, que acabaram tirando o foco do romance principal, por mais que os novos personagens de “Devoted” sejam interessantes, até mais do que própria personagem principal.



A escrita não evoluiu junto com a série. Apesar de Hilary ser descritiva em suas criações, mostrando ao leitor exatamente o que se passa na cena do livro ela perde pontos no vocabulário simples e despreocupado, passando a ideia de que não se empenhou realmente para contar sua história ao mundo.
tradução não está ruim, somente alguns erros de revisão que passaram desapercebidos pela editora que me incomodaram um pouco, como por exemplo em determinado momento do livro o nome do personagem “Ben” é trocado por “Bem” e por ai vai.

narrativa do livro flue bem, mas em questão de detalhes e riqueza a trama é quase nula. Parece que a autora não sabia como desenvolver a trama, deixando o livro sem um climax, aquele momento que você para e volta para ler a mesma página 5 vezes para absorver. Retiro meu comentário que eu fiz na resenha de Elixir, definitivamente ele não vale para Devoted: (Se você ainda está pensando “nossa, não vou ler um livro da Hilary Duff” não sabe o que está perdendo.”).

A missão de um blogueiro literário é fazer uma crítica justa e coerente ao que leu. Independente se você gosta da autora ou se você recebeu o livro de uma editora parceira, a sinceridade sempre tem que prevalecer.

Esperava que o livro seguisse a mesma linha de Elixir, se concentrando no relacionamento de Clea e Sage, mas a autora se perdeu durante a narrativa e acabou que Devoted foi um misto de frustração, desespero e esperança de que a autora Hilary Duff salve a série no terceiro e último livro da série, True com lançamento previsto para 16 de abril de 2013.

2 comentários:

  1. Não li nenhum livro da Hilary, então nem tenho muito para opinar.hehhe
    Mas gostei bastante da tua sinceridade, pretendo futuramente ler um livro dela para poder ter minha propria opinião!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro dela, mas já li resenha do livro Elixir que me deixou um tanto curiosa para ler...
    Gostei da sua sinceridade na resenha ^^

    ResponderExcluir



SUBIR