Resenha: Os Mistérios da Coroa, de Nancy Bilyeau. #132 - O Diário do Leitor

12/01/2013

Resenha: Os Mistérios da Coroa, de Nancy Bilyeau. #132


Os Mistérios da Coroa
Autora: Nancy Bilyeau
Editora: Arqueiro
 Sinopse: No século XVI, a Inglaterra vive tempos turbulentos: em 1534, o rei Henrique VIII rompe com o Vaticano e funda a Igreja da Inglaterra, dando início a uma série de conflitos religiosos. Ao fugir do claustro e deixar para trás sua pacata vida religiosa, a noviça dominicana Joanna Stafford, uma mulher que jurou servir a Deus, se vê arrastada para uma sórdida rede de mentiras, intrigas políticas e traições cujo objetivo é usurpar o trono inglês. Entre a devoção e o pecado, ela vai precisar se submeter às ordens do astuto bispo de Winchester, um homem traiçoeiro que tem sede de poder. Para garantir que seu pai continue vivo, a noviça aceitará ser espiã no priorado em que fez votos, onde está escondida uma coroa tão poderosa que pode pôr fim à Reforma Protestante na Inglaterra. O bispo conhece todas as lendas a respeito da relíquia, inclusive a de que estaria amaldiçoada, mas mesmo assim ele deseja usá-la, pois acredita que seus poderes místicos lhe ajudarão a destruir seus inimigos e a governar o país. Armada com determinação e coragem, Joanna confronta os traumas do próprio passado enquanto tenta concluir sua missão. Mas, quando ocorre um terrível assassinato, ela descobre que o priorado em que vive não é mais um lugar seguro. Ela resolve, então, deixar novamente a clausura e procurar a coroa em outros lugares. Acompanhada do jovem frade Edmund, Joanna visita castelos suntuosos e locais sagrados, como Stonehenge e a Abadia de Malmesbury, em busca da relíquia e de salvação para si mesma, sua família e o modo de vida sagrado de sua ordem religiosa.

            Primeiramente quero agradecer a editora Arqueiro e a querida Isabella pelo envio da obra. Sei que demorei um pouco para publicar a resenha, mas é que as festas de fim de ano são sempre conturbadas, não é mesmo?
            Pedi o livro para resenha pois adoro enredos que trazem um pouco do que aconteceu de verdade na história do mundo. Este não é diferente. Ele vai contar sobre o período histórico em que a Igreja se divide em Protestante e Católica.
            Até meados do século XVI, o catolicismo imperava como religião em quase todo o mundo (ao menos na Europa sim). Quando finalmente o século 16 chega, um padre alemão chamado Martinho Lutero iniciou uma reforma religiosa que culminou na divisão do seio da Igreja Católica. O fato de ter sido excomungado pelo papa em 1530 alterou radicalmente os rumos da fé cristã pela Europa e pelo mundo, começando na Alemanha, berço de Lutero, irradiando-se pelo continente europeu logo em seguida.
            Este é o pano de fundo para as aventuras de Joanna, uma noviça que acabou de realizar seus votos de servir a Deus. Sua primeira aventura é a de ver sua prima, Lady Margaret Bulmer, ser queimada na fogueira, e rezar pela alma dela. Confusões são geradas nesta visita, em que Joanna foge da reclusão em que vivia, e ela, seu pai e o rapaz Geoffrey Scovill são levados até a torre. O futuro da jovem noviça é traçado ali entre as paredes da grande torre.
            Com certeza este foi a ficção histórica que iniciou meu ano muito bem. A maneira com a qual a autora Nancy narra os acontecimentos é de uma precisão imperdível. Altamente recomendável. E vocês sabem que quando eu digo que o negócio é bom, é porque ele é mesmo, rs! Podem adquirir de olhos fechados e boa leitura!

2 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nesse livro mas depois da sua resenha me interessei. Amo alguns livros de ficção histórica e esse parece muito bom!!

    Parabéns pela resenha!

    Abraços,

    Alisson
    http://contandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Pam,
    Gostei da sua resenha e do livro em si, lembro que meu professo de história falava muito nessa epoca e eu gostava bastante.
    Quem sabe mais pra frente eu leio.
    beijos

    ResponderExcluir



SUBIR