[Micro-Resenha] Pra você eu conto

03 março 2014

Pra você eu conto
Autor: Moacyr Scliar
Editora: Atual
Número de Páginas: 70

Sinopse: O primeiro amor é o mais marcante na vida de uma pessoa? Em Pra você eu conto, Juca conta a seu neto a emocionante história de sua primeira paixão: Marta, uma professora que luta contra a repressão e contra os nazistas do Rio Grande do Sul. Ambientada na época do Estado Novo, em que forças opressivas predominavam, a narrativa mostra que o amor pode ser uma possibilidade de libertação e transformação. Quando o tímido adolescente Juca vive essa experiência, passa a ver o mundo com outros olhos. Emoção e convite à reflexão esperam pelo leitor nesta cativante história de vida.


Marta era a professora de história do colégio em que Juca estudava. Ela era contra o nazismo e ele a ajuda em seus causos. Em uma passeata nazista, a qual ela tenta acabar, foi presa e permaneceu por lá um mês, indo de lá direto para a França, em asilo político para estudar sobre o nazismo.

O amor que o adolescente sente pelo jovem foi capaz de deixá-la partir em sua missão, a qual ensinou-o a mergulhar de cabeça no verdadeiro sentido de vida!


Moacyr me surpreendeu com a história. É um belo livro infanto-juvenil e deve ser lido por qualquer pessoa, pois nos ensina muito sobre a época do Estado Novo. A diagramação da editora é simples e conta com ilustrações de Rogério Coelho. 

2 comentários

  1. Oi querida, tudo bom?
    Eu não conhecia esse livro, mas ele parece ter uma história muito boa, abordando temas como nazismo de forma suave, já que é infanto, né? Fiquei bem interessada.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Oooi, tudo bem??
    Eu particularmente amo esse livro. Foi um dos melhores que eu li e acredito que todo mundo deveria ter acesso a ele.
    Esse livro tem um sentimento tão forte e ainda aborda um assunto histórico muito interessante.

    Beijos :3

    ResponderExcluir