[Informativo] 1º de maio - Dia da Literatura Brasileira - O Diário do Leitor

01/05/2014

[Informativo] 1º de maio - Dia da Literatura Brasileira



A primeira manifestação literária data de 1º de maio de 1500 com A Carta, escrita por Pero Vaz de Caminha. Escrita em uma linguagem pitoresca, revela um observador minucioso, relatando tudo o que via na nova terra ao rei D. Manuel.




Só que não é por causa de Caminha que comemoramos um dia só da nossa literatura.


Em 1º de maio de 1829 nascia, em Mecejana (Ceará), um dos nossos maiores escritores brasileiros de todos os tempos: José Martiniano de Alencar. Mas qual é a importância dele para a literatura brasileira?

De acordo com um artigo publicado pela Editora do Brasil, mesmo havendo diversos autores que se destacavam por suas escritas magistrais, Alencar se sobressaiu por retratar temas verdadeiramente brasileiros, utilizando como artifício vocabulário tipicamente regional e tem como personagens principais o índio como herói nacional.


Mesmo na época da transição do Romantismo para o Realismo, José de Alencar tornou-se o precursor da literatura brasileira, influenciando definitivamente os gostos literários de sua época, rompendo padrões europeus, sendo reconhecido como o patriarca da literatura brasileira.  

10 comentários:

  1. Excelente post! Muito enriquecedor! As vezes nos esquecemos da prórpria literatura e ela é muito bonita! Parabéns pelo post e feliz dia da literatura brasileira!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  2. Oia momento professora Pamelão <3

    ~nathália novi.

    ResponderExcluir
  3. E viva a literatura Brasileira!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Yey! E a literatura brasileira etsá crescendo a cada dia! Temos autores ótimos e, alguns ainda desconhecidos, mas que merecem atenção. Só acho que temos muito a mostrar, né?!

    Beijos,
    Nina Xaubet
    Storytime, Storyteller||Participe do Sorteio e Concorra a 1 Kit de Divergente!!

    ResponderExcluir
  5. Ahoy!
    Ótimo Post, Pâmela.
    Literatura Brasileira vem melhorando a cada dia.
    O que sempre imagino são aquelas pessoas que dizem "Literatura Nacional não presta."
    Coitados, não sabem o que estão perdendo. hahaha

    "Profiçora" NOTA 10 pelo post. =D

    ResponderExcluir
  6. Eu nem sabia que dia 1º de maio era Dia da Literatura Brasileira... me senti mal agora. E claro que eu nunca ia descobrir que o dia havia sido escolhido por causa do nascimento do José de Alencar se você não me contasse. Bem legal a postagem, e que a literatura nacional ganhe cada vez mais espaço! =)

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia que tinha um dia da Literatura Nacional, amo nossa literatura, tanto a antigo quanto a moderna. Temos vários talentos que precisam ser divulgados para o MUNDO!!!!!! Parabéns para os nossos queridos autores nacionais! DIVOS!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Curti demais o post e gostei de saber dessas curiosidades sobre o José de Alencar. Gosto de algumas obras do autor, outras nem tanto. Achei muito bacana as adaptações aos quadrinhos que fizeram de alguns de seus livros! E viva a literatura nacional!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Eu sou toda ligada a literatura e não sabia também sobre 1 maio!
    Adorei o post e obrigada por trazer coisas interessantes! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante o Post! Lembro que quando era adolescente encontrei Ubirajara do Jose de Alencas na Biblioteca da escola, peguei e comecei a ler. Adorei a leitura e gosto muito do autor. Com certeza um marco da literatura nos mostrando a cultura dos indios que é muito interessante!

    Beijos,
    Bell

    ResponderExcluir



SUBIR