[Técnicas de Redação] Especial Dissertação I - O Diário do Leitor

10/05/2014

[Técnicas de Redação] Especial Dissertação I

Boa noite pessoal. Tudo bem com vocês?

Hoje estou de volta com a coluna Técnicas de Redação e começaremos o Especial Dissertação, principalmente para aqueles que prestarão Enem e vestibulares concorridos. No final de cada edição, vou deixar disponível um arquivo com um tema e textos para que vocês possam treinar. Quem quiser me enviar seus textos para que faça as correções necessárias, só enviar para pamela_pamms@yahoo.com.br .

E vamos lá!




O texto dissertativo é o que discute, apresenta ideias. Pode ser de dois tipos: Exposição e Argumentação. O que apresenta ideias e explica-as de forma a que o leitor tome conhecimento delas, tendo características de divulgação, recebe o nome de EXPOSIÇÃO. Um bom exemplo de exposição é o livro didático. Já aquele que defende a tese e desenvolve sua fundamentação é chamado de ARGUMENTAÇÃO.

A preocupação com o convencimento do leitor é o que torna a argumentação diferente da exposição. Um bom exemplo de argumentação é o editorial de jornais e revistas.

E nessa edição, vimos qual é a diferença entre cada um, em termos técnicos. Aqui está o link com a primeira atividade. Fiquem à vontade para fazê-la, viu pessoal? Só acessar no link abaixo:


https://drive.google.com/file/d/0B51-ZWGr15-0eEowSEc1cXVvSFE/edit?usp=sharing

4 comentários:

  1. Ok, me ensinou em um post o que minha professora não se dignou a me ensinar nos últimos três meses... Com certeza vou continuar acompanhando e aprendendo.

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  2. Oieee, que legal rsrs, eu aprendi este tipo de redação no cursinho pré-vestibular mas já tinha esquecido um pouco sobre o conceito kkk, parabéns pela criatividade da postagem. Abraços :D

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa para ver a atividade, mas aqui o link não abriu não... :/

    Bem legal a postagem e a sua disponibilidade para ajudar as pessoas corrigindo os textos! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Professorinha!
    Esses dias estava ensinando isso para meu pai, ele precisou para a facul e é super ruim em português e redação!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/resenha-maybe-someday-talvez-algum-dia.html

    ResponderExcluir



SUBIR