[Resenha] Encontros & Desencontros - O Diário do Leitor

11/09/2014

[Resenha] Encontros & Desencontros

Encontros & Desencontros
Autora: Rosana Prieto
Editora: All Print
Número de Páginas: 40

Sinopse: Ao abrir este livro, as portas do real e do imaginário são abertas. O leitor terá acesso a diversão, melancolia, horror e demais sentimentos humanos que fazem parte de nosso cotidiano. Os personagens serão verdadeiros amigos e companheiros de todas as idades: crianças, jovens sonhadores, senhoras idosas que compartilharão suas histórias, experiências, e estarão à sua disposição para serem lidos de dia e de noite. Leia e tenha a sua própria opinião.

O primeiro contato que tive com a autora Rosana Prieto foi no evento da Semana do Livro Nacional, que ocorreu em julho (acho que foi isso), na Livraria da Vila, na Alameda Lorena, próximo à Paulista. Neste dia em questão fui entrevistada, junto com as minhas pragas de sempre, a Ana Paula (Livros de Elite) e Nathália Novinha – não sei escrever, tampouco pronunciar o sobrenome da capeta (Livroterapias).


Depois do bate-papo super rápido, mas que serviu pra mostrar aos autores e leitores presentes o quão árduo é o trabalho de um blogueiro, a Rosana veio conversar conosco e fechamos, nós três, as parcerias com seus respectivos blogs. E menos de 1 mês depois, cá estava o Encontros & Desencontros chegando em casa.

É claro que a Bienal do Livro atrapalhou a vida de meio mundo, e inclusive a minha. Devorei as pouquíssimas páginas em cerca de meia hora, mas só hoje consegui finalmente fazer a resenha sair da mente e ir parar nas telinhas de vocês!

Composto por nove contos, sendo um deles premiado num concurso internacional, promovido pelo Ministerio de Educación y Cultura del Ecuador, el Instituto Ecuatoriano de Propiedad Intelectual, el Instituto Iberoamericano de Patrimonio Natural y Cultural del Convenio Andrés Bello, la Universidad Católica del Ecuador y el Casal Catalá de Quito, além de ser organizado pela Unesco. Na ocasião, o conto “Eu Queria a ‘Tippy’” ganhou um prêmio especial, chamado Daniel Solano. Foi então que Rosana decidiu compilar este e outros contos e publicar a antologia Encontros & Desencontros.

Se eu for comentar conto por conto, vou acabar dizendo tudo o que há em cada um, devido às poucas páginas. Então vou fazer algo mais abrangente e falar no geral o que achei do livro, certo?

Primeiramente gostaria de dizer algo que a Ana já observou: a maior parte dos personagens não tem nome. Não sei se foi proposital, ou se acabou sendo apenas um acaso, por conta da construção individual dos contos.

O meu favorito foi, sem sombra de dúvidas, “A Guerra”, pois retrata, de forma doce e saudosista, o partir do amado e a notícia de sua morte. A espera da mulher que o ama, mesmo depois de tudo. Foi simplesmente magnífico e tocante!

– Nunca a esquecerei. Assim o meu coração estará junto ao seu.

Além de admirar Rosana por sua escrita simples, mas que nos transmite tantos sentimentos, juntos e misturados, prezo por sua amizade e por tudo o que ela faz de bom para o mundo. Pra quem não sabe, em seu evento na bienal, ela doou parte do dinheiro das vendas para a Santa Casa. Super apoio!

Conheça você também Encontros & Desencontros. Basta adquirir seu exemplar pelo site abaixo:


http://www.allprinteditora.com.br/encontro-desencontros-selecao-de-contos?filter_name=encontros

14 comentários:

  1. Praga neh? Sei! >.< kkkkkkkkkkkkk

    Adorei tua resenha Pam, este livro foi uma surpresa pra mim, até hoje ainda me pego pensando nos contos. Tbm gostei muito da leitura, foi prazerosa e educativa!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Pamela,
    gosto muito de contos também, e fiquei curioso em ler esses do livro de contos da Rosana. entrará na minha lista de leituras com certeza.
    bjs.

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. OI Macaca,
    Não conhecia o livro e por ser de contos eu já gostei, pelo jeito deve ser bom mesmo e a aitudade da autora em doar parte do dinheiro das vendas foi lindo e já tem meu respeito. Vou tentar encaixa-lo na lista de leitura.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola Pam adorei conhecer a autora e me interessei bastante pelo livro so esse conto que mencionou já deve ser lindo . Já entrando para a famosa lista de leituras. beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou a pessoa, mais fã de livros de contos, mas os leio.
    Eu prefiro ler um conto livre dos outros, pois podem me influenciar.
    Eu sei, são maluquices da minha cabeça.

    Espero ter este para ler

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Pam, tudo bem?
    Fiquei impressionada com os prêmios que a autora, ganhou. O livro dela deve ser muito bom mesmo e esse assunto de encontros e desencontros sempre chamam nossa atenção. Sucesso para a autora.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros de contos, tenho vários na este, leituras rápidas e que nos falam muita coisa legal...espero ler esse mais pra frente, adorei a resenha.
    E que legal essa doação da autora em?Muito legal da parte dela.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Pam!
    Quantos prêmios bacanas a autora ganhou! E o livro parece muito legal, gosto de livros de contos e fiquei interessada por ele. Vou procurar mais informações ^^

    Beijinhos, Cássia!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha! Apesar de não ser muito ligada a livros de contos gostei muito deste que parece envolver o leitor, além da autora ser super premiada.

    Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelos comentários carinhosos e espero que leiam e apreciem o livro Encontros & Desencontros.
    Um saudação especial e carinhosa a Pamela que tive o prazer de conhecer nesta trajetória literária.
    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  11. Oi Pam!
    Adorei a resenha, gosto de pegar contos e ler entre os meus livros, mas vc leu tão rapidinho, meia horinha e parece mesmo um belo livro! Gostei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Pam.
    Apesar de não ler contos frequentemente, é uma leitura que quando faço sempre é gratificante.
    Eu fiquei interessada nessa livro, principalmente pelo conto A Guerra, e pelo pouco que você relatou já senti uma pontinha de emoção.
    E aplausos a autora que teve uma atitude belíssima.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Oi Pam,
    Ainda não conhecia esse livro gostei que a autora utiliza a escrita bem simples, as vezes leituras assim são tão boas depois daquelas mais complicadas.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Pam
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas fiquei boba de ver quanto prêmio ela ganhou. hehehehe
    Eu não sei se leria o livro, pois não sou muito fã de contos.
    Beijos

    ResponderExcluir



SUBIR