[Resenha] O Vale dos Mortos - O Diário do Leitor

12/10/2014

[Resenha] O Vale dos Mortos

O Vale dos Mortos – Livro 1
Autor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Faro Editorial
Número de Páginas: 304

Sinopse: Cientistas descobriram um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguraram que o corpo celeste passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos, acreditando que nada iria acontecer... Então 2/3 da população no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto... “E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles.” – Apocalipse 9, 2-6. E um grupo luta para sobreviver num mundo dominado pelo mal.

O Vale dos Mortos é o primeiro livro da série de sucesso publicada pela Faro Editorial. Em uma das maiores apostas do ano no gênero ficcional, Rodrigo de Oliveira retrata o terror por trás da aproximação do planeta Absinto e o que sua passagem ao redor da Terra causou.

Ivan e Estela são analistas de sistema. Quando os conhecemos, eles acabaram de acordar e estão no meio de um matagal, devido um acidente. Aos poucos, Ivan começa a relembrar o porque de estarem ali.

É neste momento que o autor joga todas as conspirações de final de mundo, até chegar à descoberta do planeta Absinto. No início, o terror tomou conta do mundo todo, mas só depois que calcularam tudo é que foi informado que este passaria à uma distância razoável da Terra.

Ivan, sua esposa e filhos estão indo para o shopping. A temperatura está altíssima e cresce cada vez que o homem olha para os terminais. Na praça de alimentação, primeiros reféns. Pessoas desmaiam sem motivo aparente. O grande problema é quando elas acordam. Seus olhos estão brancos e sem vida. A fome vem com tudo também, e eles atacam qualquer ser vivo que esteja por perto. De repente, a maior parte do lugar está tomado pelo terror.

A fuga é inevitável. Mas será que eles sobreviverão em meio ao apocalipse zumbi?

Aos humanos só restava rezar.

Narrado em terceira pessoa, observamos os acontecimentos pela perspectiva de alguém que está fora dali, mas que sabe de tudo. Ivan e Estela são os principais personagens da narrativa, mas conhecemos outros milhões que passam pela vida deles durante a passagem do planeta Absinto.

Um aspecto interessante, e que já havia visto em algum lugar, é que eles se abrigam, primeiramente, em um shopping que, por sorte, estava fechado no fatídico dia. Procurei na internet e percebi que sim, já tinha visto mesmo, e foi no filme Despertar dos Mortos, de 1798. Vou atrás do autor dia 18, no evento de Halloween do Porre Literário, e tento descobrir se este foi uma das inspirações para a construção da série.

E, apesar de toda a ação e suspense que há na trama, ela conseguiu arrancar algumas risadas. Nunca imaginei isso, mas foi uma grata surpresa.

A editora caprichou na edição do livro, embora eu não goste nada do papel em que ele foi impresso. A capa do primeiro e segundo volumes segue mais ou menos o mesmo padrão e espero que os demais também.


Em suma, alguns pontos são parecidos com o que já conhecemos dos zumbis, mas outros, em contrapartida, são totalmente inovadores. Com certeza vou acompanhar o restante da série.

[Esse post faz parte do #Especial Halloween. Comente, preencha o formulário que há clicando no ícone da mão cadavérica e concorra a um super kit. Regras aqui!]

11 comentários:

  1. Oi, Pamela.

    Apesar de gostar muito de histórias sobre apocalipse e apocalipse zumbi esse livro não me interessou. Acho que não me chamou a atenção pois não parece que não tem nada de, exatamente, inovador.

    ~ Blog:
    . Cantar Em Verso
    . Fbook Cantar em Verso

    ~ Pessoal:
    . Fbook
    . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amo histórias assim, mas em filmes.
    Sou uma pessoa pouco seletiva, então prefiro livros de um determinado tema.
    Sou mais uma pessoa que prefere filmes, sabe? Acho que não leria.
    Parabéns pela resenha,
    beiijinhos <3
    http://divaegeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pam!

    Sempre que vejo esta capa eu fico com um pouco de nojo rs.
    Mas por sua resenha a história é boa e eu prefiro ler o livro a ver filmes, pois lendo posso imaginar algo menos ruim kkkkkkkk

    Quem sabe eu leia
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola Pam gostei da sinopse , imagino o desespero desse pessoal no livro, estará entrando para minha lista de leitura.
    A capa condiz com o livro em pleno outubro ainda ficou perfeita. beijos lindona
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pamela!
    Eu já me interessei por esse livro desde o seu lançamento (rs). Ainda não tive condições de lê-lo, mas espero logo poder fazê-lo, porque parece ser o tipo de leitura que agradará qualquer fã do tema "zumbi" (rs).
    Gostei da sua crítica! Destacou tudo o que valorizo… Essa narrativa onisciente é uma das melhores em minha opinião.
    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi querida tudo bom?
    entao nao é meu genero de leitura,sou meio estranha rsrsrs.mais gosto de novidades,e olhar o ponto de vista de vcs sobre os livros,mesmo eu nao ostando o tipo de leitura,mais gostei da maneira que conduziu a resenha..vc e fera
    E como vc disse achei bem legal a questao de ter um pouco de humor no meio da historia..
    bjsss
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Pam que resenha mais persuasiva! Poxa me conquistou esse livro \o/ ADOREI
    Eu adoro esse toque de suspense e faz meses que não leio nada parecido e esse livro me despertou de uma certa forma.....
    Suspense mais humor? MEU DEUS É RARO VER ISSO hehehehe
    Parabéns pela resenha,ficou divina e obrigada pela dica! Já está anotado aqui na listinha de compras.
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Fiquei sabendo do lançamento e este livro promete ser o maior sucesso. Adorei a resenha, na verdade já estava com vontade de ler e agora... Estou louco de vontade kkkk.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto uma outra resenha do livro e já tinha me despertado curiosidade, agora com sua resenha só fez aumentar e ainda com o quote: As humanos só resta rezar. È que lacrou tudo
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Pam
    Já vi um pouco sobre o livro e sempre tive vontade, porque amo livros com terror e tal. Porém sua resenha me deixou ainda mais atônito para conferir esse mundo criado pelo autor e fiquei curioso para saber como ele conduzirá esse mundo de apocalipse zumbi! Tenho certo receio de parecer muito com The Walking Dead

    Beijos
    Adriano
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Pamela,
    Gostei de sua resenha e me deixou com muita vontade de ler esse livro. será que terá alguma explicação para esse apocalipse zumbi? e eu assisti ao filme Despertar dos Mortos de 1978... um clássico do terror.
    bjs.
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir



SUBIR