[Resenha] Flora Hen - O Diário do Leitor

14/12/2014

[Resenha] Flora Hen

Flora Hen
Autora: Hwang Sun-mi
Editora: Geração
Número de Páginas: 148
5_estrelas.png (145 × 27)
Sinopse: Flora Hen é uma galinha. Flora Hen é carismática. Ela vai fazer você rir e chorar, ela vai surpreender você – mas, principalmente, ela vai lhe ensinar, com doçura e coragem, a ser melhor, mais humano e mais forte, nos insuspeitos e perigosos caminhos da vida. Tão poético e filosófico quanto O pequeno príncipe. Tão iluminado quanto A arte da guerra. Tão inspirador quando a Bíblia. Criança ou adulto, pode ler sem susto: a encantadora história de Flora Hen vai tocar seu coração.

Confesso que quando a Giulia praticamente insistiu para que lesse este livro, encontraria algo bem infantil, pois de cara é esta a imagem que o livro transmite.

Repleta de cores, a capa nos mostra o retrato desenhado da protagonista do livro, Flora Hen, uma galinha poedeira, que vive em um local onde não tem um pingo de liberdade. Seu maior sonho é chocar os ovos que põe, mas de um jeito ou de outro eles descem porque a gaiola era inclinada. É aí que ela toma uma atitude e para de se alimentar. Talvez assim eles a tirassem de lá e ela então pudesse realizar seu sonho. O último ovo que bota ao mundo vem sem a casca dura e, ao cair no chão, se espedaça.

Flora é retirada junto com outras galinhas. Os fazendeiros acham que ela está doente e que pode contaminar as demais. Jogada numa cova, ela desmaia. É quando o pato-real a salva de virar comida de doninha. Ao olhar para trás, vê a doninha sem coração estraçalhando outra galinha desfalecida. Levada ao celeiro, descobre que os animais dali não a recebem da melhor maneira, principalmente a galinha, pois queria ter seus filhinhos de maneira tranquila.

A inveja toma o coração da pequena galinha poedeira, pois ela sabe que nunca conseguirá sobreviver sem um teto onde ficar e se alimentar. Mas o pato-real não sai de seu lado, ajudando-a direta e indiretamente. Até o fatídico dia em que ela encontra um ovo de pato e tudo começa a fazer sentido. É onde tudo muda e onde ela perde o único que confiava em seu sonho.

Flora Hen é, além de uma fábula magnífica, um retrato da verdadeira amizade, do amor e de como você não pode desistir de um sonho, por mais que o caminho até alcançá-lo seja difícil. Se você persistir, uma hora chegará. 

Ela encarou o olho profundo da doninha e pensou naqueles filhotinhos moles de carne tão frágil. Aqueles nacos de carne eram como o último ovo que Flora havia botado, aquele que havia saído com a casca mole e se espatifara no meio do quintal. Ela se lembrou de como isso havia partido seu coração, da tristeza que sentira. Seu corpo estava duro, agora. Ela não podia mais fugir. Já não tinha motivo nem força.

Com certeza a editora apostou certo na publicação do livro. Como dito logo no início, a capa já é uma beleza a parte, convidativa aos olhos. A diagramação interna então, com ilustrações de algumas das passagens mais importantes do enredo. Todo o cuidado, desde os aspectos chamativos do livro, quanto à revisão, o trato com o texto, fez com que o livro se tornasse um dos meus preferidos do ano, não pelo lado estético, e sim com a pureza e a riqueza da narrativa.


Se vocês tiverem a oportunidade, leiam. Leiam sozinhos, com seus filhos, irmãos, namorados e namoradas, pais, avós. Flora Hen é simplesmente perfeito.                                                                                                                                                                                                                  

13 comentários:

  1. Olá Pamela! :)
    Eu gosto de livros infantis, mas se fosse me levar somente pela capa e sinopse não sei se leria esse livro. Mas gostei do que você disse. Quem sabe um dia? Gosto de livros nessa temática.

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ownt!... O livro já me ganhou pela capa e sinopse. Adorável. Daí li sua resenha e me apaixonei sem ao menos ler o livro. Quero ele pra mim, preciso ler e preciso tê-lo na estante, tem livros que precisam ser adorados e lidos de quando em quando, e acho que esse é um deles.
    Obrigada pela dica, ela foi totalmente bem vida, pois vou comprar o livro.
    Beijocas.
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto muito de ler livros infantis, rsrsrsrs, esse parece ser bem legalzinho, mas não algo que leria xD
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca iria ler esse livro se fosse somente pela capa,é linda,mas ligara ela a algum livro infantil e quando lesse a acho que a sinopse também não me chamaria a atenção,mas sua resenha sim,ela me alertou para a beleza que deve ser esse livro,acho que adorável,como escreveu a Viviane,é uma ótima palavra para descrever o livro e sua resenha.

    Já coloquei na lista de desejados.

    bjss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua descrição, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Que graça *_* adorei mesmo, apesar de não ser muito meu estilo de leitura, adorei a capa e sua resenha me fez ficar interessada por ele
    Adorei *.*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Vi esse livro entre os lançamentos da editora, mas não senti muita curiosidade para lê-lo, por mais que tenha visto várias pessoas elogiando.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. oii, tudo bem?
    esse livro parece ser fofo, mas já não tenho ânimo para infantis. Tem anos e anos que não leio um livro infantil, rs. O meu irmão caçula tem 15 anos já, rs, e foi a última pessoa pra quem li livros assim.
    Mas é uma ótima dica, principalmente para os papais e mamães.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola Pam lindona quando vi os lançamentos esse livro me conquistou e lendo sua resenha não me enganei, Galinha lindinha, e a capa está linda Já está em minha lista de compras para ler com o Ian . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Não sabia que esse livro era uma fábula e já amei a proposta da história. Parece realmente ser um livro que faz você refletir com uma narrativa infantil, mas totalmente inspiradora.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá....
    Eu acho a capa linda demais.... mas não sei se leria, mas achei a narrativa e a premissa excelente para a minha filha de 11 anos... você acha que uma criança de 6 anos consegue ler bem esse livro e entender??? Pergunto porque quero dar de presente para a filha de uma amiga e incentivá-la a leitura... Mostrei para a Nicole minha filha e ela... disse que é muito infantil que agora ela é adolescente posso com isso??? Xero!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Pamela, tudo bem ?
    A julgar pela capa não pegaria o livro, achei o aspecto muito infantil. Sua resenha está bem legal e o livro parece realmente ser interessante, porém, não faz muito o meu gênero. Assim que tiver uma oportunidade comprarei esse livro para o meu irmãos mais novo, acredito que ele gostará.
    Abraços

    Italo T.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi flor, que livro massa. A capa é mesmo muito bonita e as lições que o livro passa, os ensinamentos, curti muito.Esse seria um livro que compraria para meus pequenos com certeza.

    Amei a sua resenha, fiquei encantada pela história da galinha Flora.


    beijokas

    ResponderExcluir



SUBIR