[Informativo] Biruta e Gaivota no Catálogo de Bolonha 2015 - O Diário do Leitor

26/03/2015

[Informativo] Biruta e Gaivota no Catálogo de Bolonha 2015

A Biruta e a Gaivota estão à caminho de Bolonha, mais uma vez!

Sete livros do nosso catálogo (quatro da Biruta e três da Gaivota) foram selecionados para compor o Catálogo FNLIJ para a Feira de Bolonha desse ano.
A feira é um dos mais importantes eventos internacionais dedicado a publicações e conteúdo infantil e juvenil. Reúne autores, ilustradores, agentes literários, organizações e fundações, distribuidores e livrarias de mais de 70 países, em Bolonha, na Itália, com o objetivo de vender e comprar diretos autorais, procurar o melhor sobre publicações infanto-juvenis e produção multimídia, reunir novos contatos, estreitar relações profissionais e descobrir novas oportunidades de trabalho, discussões e debates sobre os últimos lançamentos da área.
Agora, chega de suspense! Vamos conhecer os livros selecionados?


O gigante do Maracanã, de Cesar Cardoso e ilustrado pela Larissa Ribeiro, narra a primeira vez que o pai leva sua filha para assistir um jogo de futebol, no imenso Maracanã, entre o final dos anos 50, início dos 60. Além da aventura infantil, acompanhamos as jogadas de futebolistas que entraram para a história do nosso futebol, como Garrincha, Amoroso e Carlos Alberto.


Em O menino que lia nuvens, de Ricardo Viveiros, conhecemos Aldebaran, um garoto calmo que adora ficar observando os desenhos das nuvens, até que começa a ver algo além das formas e de seu presente. O menino descobre que é capaz de ver o futuro nas nuvens, o que acaba transformando completamente sua relação com as pessoas a sua volta. As belas ilustrações são de Gonzalo Cárcamo.


Em O dia em que b apareceu, Milu Leite faz uso da metalinguagem, de maneira bastante dinâmica e divertida e mistura duas histórias em uma só. Sabe como? É muito simples! O autor de uma história é o personagem de outra. As ilustrações, recortadas e bastante vivas, são de Sergio Magno e conversam muito bem com a trama, que tem um tom bem-humorado.


Duas vezes na floresta escura, de Caio Riter, é uma novela policial que se desenrola no interior do Rio Grande do Sul. A trama é envolvente e trata a relação entre pai e filha e as relações de amizade, além do mistério principal. O projeto gráfico nos transporta para uma floresta que ambienta o local do crime e aumenta a aura de suspense.


Morada das lembranças, escrito por Daniella Bauer, conta aos leitores as dificuldades e sofrimentos da protagonista em sua chegada à nova terra, depois de deixar sua história para trás em uma perigosa fuga em meio à Revolução Russa. O projeto gráfico transmite a ideia de uma colcha de retalhos, onde cada memória é tecida.


Águas emendadas é a reprodução do caderno de viagem que o artista plástico Rubens Matuck fez ao visitar a Estação Ecológica de Águas Emendadas, uma área de proteção ambiental localizada no Centro-Oeste brasileiro. O leitor conhecerá as cores e formas da fauna e da flora do cerrado brasileiro, além da cultura local.


Inácio: o cantador-rei de catingueira, de Arlene Holanda, é uma biografia romanceada da vida de Inácio, um menino-escravo que se tornou um dos precursores do repente no sertão da Paraíba. O texto apresenta traços da cultura de um povo que, há muito, é renegado pelo racismo e pelo preconceito. As ilustrações em xilogravuras são de Alexandre Teles.

Qual desses você já conhece? Mande sua opinião para nós. Seu texto poderá entrar no#soltandoalíngua!


7 comentários:

  1. Que lindooooosss!
    Quero todos, mas o financeiro me impede! Vida cruel!
    O menino que lia nuvens, muito lindo!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Pam!
    Adorei esse informativo, sucesso para as editoras no evento, não conheço nenhum dos títulos, mas adoraria lê-los! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Pam, tudo bem?
    Eu adorei todos os livros que você apresentou, mas os que mais me chamaram a atenção foi O menino que lia nuvens e Duas vezes na floresta escura, um parece ser um livro mais calma/fofo e o outro tem um pouco de suspense, tudo o que gosto rsrs

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Minha flor, adorei a novidade! Ambas as editoras se dedicam a publicar seus livros com grande qualidade e, confesso, acho que todos os livros selecionados foram merecidos. :) Eu estou louca para ler O Menino que Lia Nuvens!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Pamela... tudo bem?

    Esse evento deve ser bem bacana;;; e a editora está indo muito bem com vários títulos... não conhecia nenhum, mas pelo que percebi são livros inspiradores e construtivos... Xero!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pamela, que catálogo lindo.. Esta feira deve ser de uma qualidade imensa...
    Amei O menino que lia nuvens, Águas emendadas e Inácio: o cantador-rei de catingueira...
    Meu blog divide os meses por temas e Abril será o mês da literatura infantil, já que tanto o dia nacional quanto o mundial desta literatura se comemora neste mês...
    E é impressionante a quantidade de obras maravilhosas que encontramos voltadas para esse público....
    Parabéns pela excelente postagem...

    Bjo
    Sucesso para seu blog
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee, tudo bem???

    Primeiramente Parabéns pela conquista, as editoras estão de parabéns!!! Gostei de todos mas fiquei encantado por Águas Emendadas (adoro livro assim <3), Duas vezes na floresta escura e O menino que lia nuvens. Ambos vão urgente para a minha lista de desejados hahaha, Abraços.

    ResponderExcluir



SUBIR