[Resenha] O que me faz pular - O Diário do Leitor

25/05/2015

[Resenha] O que me faz pular


O que me faz pular
Autor: Naoki Higashida (com introdução de David Mitchell)
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 190
Sinopse: Naoki Higashida sofre de autismo severo. Preso em seu mundo individual, muitas vezes ele exibe comportamentos vistos como estranhos, peculiares, “inadequados”. Seja repetindo palavras e frases aparentemente sem sentido ou evitando contato visual com outras pessoas, Naoki tem uma enorme dificuldade de se comunicar e de socializar.Porém, graças à determinação da mãe e de uma professora, ele aprendeu a se expressar apontando as letras em uma espécie de teclado de papelão – e o que tem a dizer traz uma nova luz para a compreensão da mente autista.

Sabe aquele livro que você nunca deu nada por ele? Então. O que me faz pular foi um livro que se encaixa neste perfil. Nunca me interessei em ler, até um blogueiro fazê-lo e dizer coisas maravilhosas, daí a curiosidade nasceu e resolvi dar uma chance.

O que me faz pular é um livro em forma de entrevista, onde Naoki relata como vive, age e pensa uma pessoa com autismo. Naoki compartilha sua vida, mostra que é uma pessoa normal, que não é só porque tem autismo que não sabe pensar, agir, que não sente e etc... Naoki consegue se expressar de forma esplêndida. Ele compartilha também contos de autoria própria, onde deixa, sem rastros de dúvida, que não lhe falta imaginação e humor.

Esse livro foi mais que especial para mim. Meu priminho de 7 anos é autista, então eu sei como foi e é difícil para Naoki e sua família. As pessoas autistas são pessoas normais, somente vivem no mundo delas. Precisa-se de paciência e muito amor para conviver com elas. E o que mais me chamou atenção nessa linda obra foi que Naoki conseguiu mostrar que a pessoa autista é uma pessoa normal, que pensa, age, tem sentimentos, ri, chora, ama e sofre.

Posso ficar aqui até o final dos tempos falando do livro e não vou conseguir passar o que eu realmente senti. É um livro de leitura obrigatória, que merecer ser usado nas escolas. Um livro que, se eu pudesse, presenteava a todos com um exemplar. Um livro que chorei e sorri. Um livro que me fez olhar o mundo de um modo diferente.

41 comentários:

  1. Oi, Bruna! Já tinha visto a capa desse livro, mas nunca me chamou a atenção. Não sabia do que a história se tratava e, agora, quero lê-lo neste exato momento! Que história incrível. Deve provocar um turbilhão de sentimentos no leitor. Eu adoro livros desse tipo, que nos apresentam novas realidades. Imagino que a sua identificação com a obra deve ter sido imensa. Falo isso pois você transmitiu muito bem o quanto o livro mexeu contigo. Com certeza farei a leitura. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Onde consigo comprar esse livro! Simplesmente me identifiquei com a história! Minha irmã é autista e, são livros como esse que a sociedade deveria ler, principalmente antes de julgar!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quando a gente gosta muito de um livro é complicado descreve-lo mesmo. Esse livro deve ser lindo e passar uma mensagem linda tbm. E ele é curtinho né? Fiquei interessada gosto de temas assim. <3

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O título já é bem intrigante. E foi uma grata surpresa saber que se tratava da estória de uma autista, feita pela própria. Gostei muito de conhecer, é sempre bom se informar sobre o assunto e com certeza vou querer ler. Bjs

    http://www.territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que interessante um livro que aborde essa temática.
    O autismo precisa ser mais conhecido e debatido.
    Que legal essa experiência!
    Gostei da sua emoção!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi Brubs, tudo bem?
    Que legal que você confiou na indicação do livro e gostou tanto assim! Pela capa e título eu confesso que também não leria, mas me interessei muito por tudo que você falou!
    Com certeza ele teve um significado todo especial pra você já que você tem um familiar autista e sabe bem como é essa realidade!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna, tudo bem? Confesso que quando abri a página e vi esse livro também não imaginava que ele seria bom, sei lá, título estranho, diferente, mas a capa é bonita e chamativa. Porém, ao ler sua resenha me surpreendi, o livro parece ser ótimo, diferente e tocante, principalmente por tocar em um assunto delicado. Curti muito conhecer a obra e fico feliz que você tenha gostado ^^

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Sabe que nunca li um livro com protagonista autista. Tenho um deste gênero anotado para leitura, e vou anotar este também para dar uma olhada.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Olá, e conhecia o livro mas não sabia nada a respeito dele, assim como você eu não dava nada, mas ao ler sua resenha minha opinião mudou, sabendo do que se trata e que você teve essa ligação com ele, fiquei com vontade de ler, espero um dia conseguir, bjs
    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    Primeiro eu já estou surpresa por ser como uma entrevista e um autista se expressa de tal forma. Eu não costumo ler livros nesse enredo, contudo, eu compraria o livro só por essa capa linda e o título enigmático que me deixou curiosa. Acho legal quando livros trazem história diferentes das habituais, o mundo é diferente e precisa ser mostrado. Para minha tia, esse livro é como uma vida. Ela é psicologa e trabalha com autista, é um trabalho tão lindo que só pelo tema eu leria. Ficou confuso né? Resumindo, não teria vontade de ler o livro por causa do enredo, porém você me fez ficar curiosa para ler.

    Beijos
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/05/resenha-herdeira.html

    ResponderExcluir
  11. Oie um tema bem interessante pra um livro, deve ser bem bacana ler algo que traga o assunto altismo ainda mais sabendo que rola uma certa empatia na leitura.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Se não fosse sua resenha, eu também nunca iria imaginar que esse livro trata de um tema tão delicado e, ao mesmo tempo, importante. Na verdade eu conheço muito pouco do autismo e acho que a maioria das pessoas também. Então, quando mais esse tema tiver presente, saberemos lidar melhor com os autistas.
    Foi ótimo ler sua dica. Se eu tiver oportunidade, com certeza lerei o livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá; o título do livro chamava minha atenção, mas não sabia do que se tratava a obra. Gostei de conhecê-la através da sua resenha, vou colocar na lista de futuras leituras.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii Bruna!

    A capa é muito bonita, mas não me interessei muito pela história.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  15. Que título engraçado, gostei bastante. Também achei muito bom o fato de ser em entrevista de uma pessoa com autismo, esse é uma ótima indicação. Obrigada!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esses livros que a gente nunca espera nada são sempre os melhores né? Já ouvi falar muito dele e agora fiquei com mais vontade de ler.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Bruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuubs!

    Nunca li um livro com protagonista autista.
    Achei legal seu comentário de ser um livro para se ter na escola!
    As crianças precisam mesmo saber mais sobre o mundo desses anjos!
    Anjos não vai... Tenho uma vizinha que é TERRIVEEEL! Mas ela é tão carinhosa que acaba fazendo com que a bagunça dela seja nada. ^_^

    Dica anotada!
    Beijokas da Giiiiiii

    ResponderExcluir
  18. Que linda a sua resenha, a capa é linda e só por ser uma Uto-biografia já me interessei.Nunca li um livro com esse assunto e sendo assim tão real fiquei bem mais interessada.Quando puder vou lê-lo com certeza.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o autor, e sinceramente se fosse para o comprar pela capa eu acho que não rolaria rsrs, mas eu adorei a sua resenha, tenho certeza que o livro é maravilhoso e vai tratar do autismo de uma maneira diferente. Eu adoraria o ler, com certeza está na lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Uau, acho que quero esse livro para ontem! Eu sempre tive curiosidade em saber mais sobre pessoas autistas, então um livro que fala disso é bem interessante para mim, gostei da resenha ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. É incrível como não conseguimos falar tudo o que sentimos de um livro que amamos né? kkkk Eu entendo. Minhas resenhas de livros com 4, 3 estrelas ficam gigante de tanta coisa que eu quero dizer, mas os livros que marquei como favorito ficam com as resenhas curtinhas kkkkk.
    Eu gostei da resenha, não leria por ser estilo entrevista, mas leria pelo tema "autismo".
    Ameii
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  22. Amo o tema, porque autismo ainda é um tabu, não conheço quase ninguém que saiba sobre. Acho lindo quando um livro pode nos mostrar uma visão daquilo que não conhecemos, nos tornar sensíveis quanto ao assunto.
    Ótima resenha, adorei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Oi Brubs, tudo bem flor?
    Eu fiquei muito curiosa quanto a esse livro, e pelo título nunca ia imaginar que essa era a temática. Dica mais do que anotada e espero conseguir ler em breve.
    bjus,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olha eu gostei bastante da sua resenha sobre o livro
    e sinceramente fiquei bastante interessada, porque me parece ser um livro bastante envolvente. Mas é uma história mesmo falando de um menino ou é uma biografia? Eu fiquei em dúvida. Se você puder tirar pra mim ficarei grata, porque eu acho que irei comprar pra mim. Parabéns mesmo, adorei sua escrita simples e direta!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-anna-e-o-beijo-frances.html

    ResponderExcluir
  25. Oi, flor!
    Sim, sei como é um livro para o qual você não dava nada… Aliás, esse é um deles para mim. Menina, que resenha! Não imaginei que a história fosse essa. Eu adoro livros assim, que nos fazem entender melhor uma pessoa em seu contexto. O autismo, ouso dizer, é tão incompreendido. Ler um livro como esse, com certeza, nos faz ser mais sensíveis ao tema. Adicionei à minha lista!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Bruna, tudo bem?
    Não é um livro que eu leria, mas o tema abordado é muito interessante e importante.
    E sendo em forma de entrevista só o torna mais interessante ainda.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  27. Oiee ^^
    Aah, esse livro ♥ Lembro que comprei ele após ler a primeira resenha que encontrei sobre, e me apaixonei pela história. Acho que nunca me senti tão "marcada" por um livro como quando li "O que me faz pular", é realmente muito bonito ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oii, tudo bem?
    Já li uma resenha sobre esse livro, desde então minha vontade não passou, a capa é tão linda, sempre tive curiosidade sobre esse mundo autismo quem vive, algum tempo vi um vídeo que um homem autismo ganhou um óculo de sol, mas esse óculo fez ele enxergar as cores normais, e foi lindo <3 Com certeza quero ler esse livro, pela cara deve ser uma leitura obrigatória.
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  29. Oi,
    Esse livro foi daqueles que imaginei um coisa quando coloquei meus olhos em sua capa e depois era outra, não é um ponto negativo..foi surpreendente..sua resenha só confirmou com essa minha visão.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  30. olá.
    Tenho que admitir que pela sinopse não me interessei muito. Mas sua resenha me fez ver o lado real e sentimental que o livro tem.
    Vou indicar para minha mãe, pois ela é professora e sempre falo pra ela ler coisas relacionadas a crianças "diferentes".
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  31. Olá Bruna!
    Eu já tinha visto a capa desse livro e gostei bastante.
    Agora depois de ler a sua resenha fiquei com mais vontade ainda de conhecer a história.
    Adoro livros que passam mensagens e nos fazem refletir.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Brubs,
    Conheci o livro através de uma resenha que li ano passado. Gostei da proposta do livro, principalmente pelo autor, ter total conhecimento do assunto. Espero no futuro ter uma oportunidade de lê-lo.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi, Tudo bem?
    Eu já livros com a temática e achei muito interessante! Creio que eu iria gostar também e bastante!

    Beijos
    Psiu! Silêncio Que Eu To Lendo!

    ResponderExcluir
  34. Olá,

    Confesso que o título já me deixou curiosa. Sem contar meu interesse por este tipo de tema aumenta minha vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  35. Ola,
    Eu não conhecia o livro mas sua resenha me fez ficar louca pra ler! É muito gostoso quando um livro nos faz ver o mundo de outra forma.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  36. Oi, Bruna, tudo bem?
    Claro que já ouvi falar nesse livro e fiquei com vontade de lê-lo, pois na minha família temos quatro pessoas com autismo, duas delas são crianças (filhos de meus primos) e isso me faz perceber que no futuro eu também posso ter uma criança assim, mas que será muito amada. Então eu sempre acabo me interessando or esse tipo de leitura e sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler a obra, obrigada <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  37. Oie Bruna
    eu comprei esse livro por tua causa, isso já diz muito sobre como gostei da sua resenha hahahah
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  38. Olá! Vou te confessar que pelo título eu realmente deixaria passar, mas fiquei muito interessada pela história. Sou professora e sei como é complicado para pessoas Autistas e para pessoas que convivem com Autistas chegarem a um ponto de relacionamento onde haja entendimento. Você disse bem. Precisamos de amor e muita compreensão!

    Um abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  39. Oi Bruninha, sua linda, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que leio elogiando o livro. Recentemente eu participei de uma campanha da Editora Valentina para conscientização do autismo. Eu fiquei impressionada com algumas coisas que aprendi. Por isso é muito importante termos livros como esse para que as pessoas aprendam mais sobre os autistas, até para que as famílias saibam como tratá-los. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi Bruna, tudo bem?
    Não conheço muito sobre o autismo, e por isso não sei o que falar, mas não acho justo tratarem essas pessoas com diferença. Naoki mostra através desse livro que ela é uma pessoa comum e que deve ser tratada como tal, pelo menos foi isso que eu entendi. Fiquei bem curioso sobre a obra.

    ResponderExcluir
  41. Olá Brubs,

    Primeira resenha que leio desse livro, nossa que história hein, fiquei super curioso, dica mais do que anotada....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir



SUBIR