[Especial] Frida Kahlo - Biografia - O Diário do Leitor

07/07/2015

[Especial] Frida Kahlo - Biografia


Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón nasceu na Casa Azul, em 06 de julho de 1907, em uma pequena cidade próxima à Cidade do México (hoje, distrito federal do país). Seus pais tem origem alemã, indígena e espanhola. Ela é a terceira filha das quatro que tiveram. Sempre próxima ao pai, foi com seis anos que sua vida começou a se complicar, contraindo – primeiro – poliomielite, deixando uma lesão em seu pé direito. Logo os apelidos surgiram, como Frida pata de palo (Frida perna de pau). Como consequência disso, adotou o uso de calças, mas logo as trocou por longas e diferentes saias, sua real marca pessoal.

Dali por diante, começa a frequentar aulas de pintura. Mas novamente a vida deu uma freada brusca. Aos dezoito anos sofre um grande acidente. O bonde no qual viajava chocou-se com um trem. O para-choque de um dos veículos perfurou-lhe as costas, atravessando a pélvis e saindo pela vagina, causando uma grave hemorragia. Após diversos meses entre a vida e a morte, o acidente obrigou-a a usar coletes ortopédicos, o que lhe renderam algumas de suas mais famosas pinturas.


Conheceu seu esposo, Diego Riviera, em 1928, ao entrar no Partido Comunista Mexicano e, aos vinte e dois anos, casou-se. O temperamento forte dos dois e os casos extraconjugais, tornaram o relacionamento dos dois bem polêmico. Frida era bissexual e chegou a ter um caso com Leon Trotski. Diego aceitava bem os relacionamentos da amada com outras mulheres, mas não com homens. A separação chega quando ela descobre que ele tinha um caso com sua irmã mais nova.

A união retornou em 1940. Ao voltar para o marido, Frida constrói uma casa igual a dele, ao lado da casa em que tinham vivido anteriormente. Ligadas por uma ponte, viviam como marido e mulher, sem morar juntos.


Mesmo que Friga tenha engravidado algumas vezes, nenhuma delas vingou. Tudo isso porque o acidente que sofrera perfurou e comprometeu seu útero, sofrendo abortos em todas as vezes.

Talvez seja por isso que ela tenha tentado o suicídio por diversas vezes, utilizando facas e martelos.

Após contrair uma forte pneumonia em 1954, Frida foi encontrada morta. Mesmo que em seu atestado de óbito tenha sido registrado a embolia pulmonar, não se descarta a hipótese de uma overdose de remédios. Isso tudo porque em seu diário há o seguinte registro:



Seu corpo foi cremado e depositado em uma urna em sua casa, que é hoje o Museu Frida Kahlo.



3 comentários:

  1. Uau que história, não conhecia a história de Frida Kahlo e nem tinha visto falar dela, mas estou conhecendo um pouco sobre ela graças ao blog, uma história bem interessante e tristemente com tragédias.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mari.... Nossa confesso que nunca havia lido nada sobre esta parte da vida dela, nossa quanto sofrimento. Uma pena que ela tenha sofrido este acidente e nunca teve a oportunidade de ser mãe. Nossa muito incrível tua postagem....

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha lido nada sobre ela e adorei poder conhecer um pouco sobre a mulher que ela foi, achei a história dela bem interessante

    ResponderExcluir



SUBIR