[Resenha] Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros - O Diário do Leitor

28/07/2015

[Resenha] Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros

Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros
Autor: Mario Prata
Editora: Record
Número de Páginas: 248
Sinopse: Mario Prata ressuscita personagens célebres da história do Brasil e usa toda a sua irreverência para arrancar confissões íntimas de figuras como aleijadinho, Tiradentes e Xica da Silva. Ao ler as entrevistas do livro, o leitor se pergunta: afinal, tudo isso foi inventado por Mario Prata? O autor nos garante que não: é tudo verdade, embora sua verve torne tudo mais surpreendente, engraçado e picante. Dom Pedro I, a marquesa de Santos, Dom João VI contam tudo que o povo sempre quis saber e Mario Prata resolveu perguntar. Iça-Mirim, índio levado para a corte francesa, explica a origem da expressão “afogar o ganso”; Dom Casmurro (criação ficcional de Machado de Assis que o autor inclui entre os personagens históricos brasileiros), explica, afinal, quem traiu quem, e dona Maria, a louca, entre um cigarro (nem um pouco legalizado) e outro, conta sobre seu reinado.

E esta parceria com os selos clássicos da Record está rendendo maravilhosas leituras. Um dos últimos livros enviados através das maravilhosas ações da editora foi Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros, escrito pelo próprio Mario Prata através de entrevistas e ricos detalhes históricos de personagens que fizeram e fazem parte da memória do povo brasileiro.

Este é um livro de ficção. Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas terá sido uma enorme coincidência. But it’s all true...

Antes de partir para as entrevistas propriamente ditas, Mario parte do pressuposto que algumas pessoas que estão lendo não conheçam as figuras que está dialogando. Então, para que ninguém fique tão perdido, ele dá uma breve explicação sobre quem é, o que fez ou o que deixou de fazer, suas influências, em suma, fatos relevantes para o entendimento.

Depois da rica introdução, a conversa começa, repleta de detalhes e regionalismos de cada personagem. Alguns são bem espontâneos e contam tudo o que o Prata pergunta. Outros são mais ariscos. E há ainda aqueles que nem se lembram de quem são.


Repleto de ironias, Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros é um livro para ser degustado aos poucos e não deve ser lido para os que tem a cabecinha fechada, pois o autor é escrachado mesmo e não tem vergonha disso, rs.

- Estás vendo, Chalaça, rodeia, rodeia igual mosca de merda. Queres saber das minhas defecações às margens plácidas. Queres saber? Obrei mesmo! Tu nunca obraste, por acaso? [Dom Pedro I]

A Record também fez um trabalho belíssimo. Além das cores da capa super combinarem e chamarem bastante a atenção de quem passa pelas livrarias, a diagramação interna faz todo o diferencial, com frases de efeito antes de cada entrevista e ilustrações das personagens com um toque de algo que fizeram ou utilizaram.


Se você ainda está em dúvida se adquire ou não o livro, só acessar o site abaixo e ler o diálogo entre ele e Pedro Álvares Cabral.

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2015/06/1649195-mario-prata-entrevista-pedro-alvares-cabral-e-xica-da-silva-em-novo-livro.shtml


- Caduca, né? Cada vez elegem papas mais velhos e retrógrados. Alguns simpáticos, mas velhinhos. Aí o Edir Macedo deita e rola. Eles precisam parar de prometer o Céu, a felicidade para o neguinho, depois da morte. Ninguém mais entra nesse lero, não. O que faz o Edir? Promete a felicidade imediata. Simples. Aqui e agora. O primeiro papa da Igreja Católica tinha 30 e poucos anos. O Pedro. Aí dava para fazer um planejamento a longo prazo. Não adianta colocar alguém lá com quase 80 anos, como o Francisco. Gosto muito dele e quero até aproveitar para agradecer a ele por ter assinado a documentação me tornando santo. [Padre José de Anchieta]

5 comentários:

  1. Também gostei de tudo que escreveu, Pamela.
    Muito obrigado é um beijo.
    Mario prat

    ResponderExcluir
  2. Também gostei de tudo que você escreveu
    Obrigado e beijo, Pamela
    Mario Prata

    ResponderExcluir
  3. Olá Pamela,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, gosto do gênero e tenho certeza que vou gostar, ótima resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já vi comentários positivos sobre este livro, a realmente parece ser muito bom, fiquei curiosa demais para ler depois de ler sua resenha, achei legal essa coisa de entrevistas, pretendo ler.

    ResponderExcluir
  5. Não tinha visto nada sobre esse livro, sei que muito iram gostar de ler, mas não tenho certeza se eu sou uma delas, por enquanto não pretendo ler, mas quem sabe um dia

    ResponderExcluir



SUBIR