[Resenha] Como dizer adeus em Robô

02 agosto 2015

Como dizer adeus em robô
Autor: Natalie Standiford
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 339
Sinopse: Com um toque melancólico, o livro conta a singular ligação entre Bea e Jonah. Eles ajudam um ao outro. E magoam um ao outro. Se rejeitam e se aproximam. Não é romance, exatamente mas é definitivamente amor. E significa mais para eles do que qualquer um dos dois consegue compreender... Uma amizade que vem de conversas comprometidas com a verdade, segredos partilhados, jogadas ousadas e telefonemas furtivos para o mesmo programa noturno de rádio, fértil em teorias de conspiração. Para todos que algum dia entraram no maravilhoso, traiçoeiro, ardente e significativo mundo de uma amizade verdadeira, do amor visceral, Como dizer adeus em robô vai ressoar profunda e duradouramente.

Vocês não sabem o quanto está sendo difícil escrever essa resenha. Como dizer adeus em robô é um livro simples, mas com uma mensagem que me tocou de um jeito tão forte. Com certeza é um livro que vou levar pra vida toda.

Bea é uma garota de 17 anos e pensa que as cabeleireiras da Islândia são as pessoas mais felizes do mundo. Ela é filha única e se sente solitária. Sua mãe está um tanto estranha e depressiva, vive dizendo à Bea que ela não tem coração, que é feita de lata. Seu pai só pensa no seu emprego e devido a ele, vivem mudando de cidade. Eles estão morando agora em Baltimore e o comportamento de sua mãe piorou. Mas o que Bea não esperava era que nesse novo lar algumas coisas iriam mudar.

Bea vai para sua nova escola e lá conhece algumas pessoas, mas Jonah Tate é com quem ela tem maior aproximação. Eles são bastante parecidos. Solitários e tem o mesmo problema em relação à família. Jonah apresenta à Bea o programa de rádio “The Night Lights” onde os ouvintes ligam para falarem sobre sua vida, desabar e etc...

Bea participa como Garota Robô e Jonah como Garoto Fantasma e a partir daí que o relacionamento dos dois ultrapassa a amizade. Um relacionamento lindo, inocente e verdadeiro.

Como dizer adeus em robô é um livro que trata de bullying, depressão e problemas familiares de uma forma melancólica, mas ao mesmo tempo com uma doçura sem igual. Os personagens são simples e misteriosos. É um livro que trata de assuntos já batidos, mas de forma inovadora e foi isso que me conquistou. Um livro com final surpreendente, que vai tocar e emocionar até o mais ogro dos humanos.

Um livro que merece ser lido. Ele tem uma das diagramações mais lindas, além de ser rosa (e olha que não suporto rosa). Parabéns à editora pelo carinho. Se você não leu, leia, pois não irá se arrepender.



4 comentários

  1. a capa ja eh fofinha msm, anotei o nome do livro ja, pq com uma resenha tao positiva assim quero ler o livro logo ne, ainda mais que a sinopse ja me conquistou, amoo esse genero, esses assuntos.. <3 espero poder ler ele em breve :)
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei emocionada já com tua resenha e vou agora correr atrás desse livro para ler no kindle! por mais que se digam temas batidos, quando o autor é bom e traz algo diferente, sempre é possível dar novos ares... e eu adoro esses livros que têm uma pegada de romance de formação [ou seria impressão minha?] essa descoberta nessas fases de adolescência são ótimas para se ler e refletir.

    www.dafrigideiraparaofogo.com

    ResponderExcluir
  3. Hey Pringles, tudo bem?

    Mesmo com os elogios presentes na resenha, esse livro não é para mim. Eu estou em uma vibe mais fantasia e ficção e por isso estou meio que correndo do estilo literário do livro em tela. Acho que até curtiria ler sobre bullying, depressão e problemas familiares, se fosse uma família de dragões... talvez. Ou quem sabe um pacote de Batata Ruffles que decidiu dominar o mundo e está deprimido pq a prima gostosa (Pringles Verde) faz mais sucesso HAHAHAHAHA. Também odeio rosa.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna, tudo bem?? Este livro esta na minha lista de 10 livros mais desejados....Sempre tive o maior interesse em realizar a leitura dele, por esta temática sempre me chamar a atenção....Creio que seja um leitura rica de aprendizado e lições, espero o mais breve possível realizar a leitura dele.

    ResponderExcluir