[Resenha] Eu te darei o sol - O Diário do Leitor

24/08/2015

[Resenha] Eu te darei o sol


Eu te Darei o sol
Autora: Jandy Nelson
Editora Novo Conceito
Números de Páginas: 381

Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.


Logo quando iniciei como colunista aqui no O Diário do Leitor, a Pam me ofereceu esse livro para leitura. Fui pesquisar e gostei da sinopse e dos comentários dos leitores pelas redes. Como era um livro bastante esperado, pensei que seria um bom livro. Sim, isso mesmo “seria”. Assim que recebi os livros da Pam, já iniciei leitura deles, pra não ficar com leituras obrigatórias de parcerias atrasadas, enfim...

Comecei a ler sem expectativa, só sabendo que o livro era bom e blá blá blá. Daí que me deparei com uma situação chata: livro massante, de leitura extremamente arrastada, que me dava sono todas as vezes que o pegava para ler. Fiquei com uma bomba na mão: terminar a leitura ou abandonar. 

Bom, se eu estivesse no meu finado blog Livros de Cabeceira, com certeza abandonaria e ainda colocava a boca no trombone. Mas não. Aqui não é meu blog e assim conversei com um e outro leitor e me disseram que o livro era assim mesmo, um porre no início. Logo me animei: Opa a coisa vai melhorar!! \o/ Melhorou foi é nada, a leitura se tornou ainda mais sonolenta.

Eu te darei o Sol vem contar a história de Noah e Jude - narrado por eles mesmos. Noah e Jude são gêmeos e muito próximos. Porém acontecem coisas e ambos se distanciam. O livro é dividido entre o passado e o presente, onde Noah conta o passado e Jude o presente.

Mesmo não gostando do livro, vou ser sincera e dizer que a autora foi muito sucinta ao fazer os personagem, porque tanto Noah quanto Jude são bem elaborados. É incrível ver o quanto eles são diferentes, mas semelhantes ao mesmo tempo.

Outra coisa que preciso ser sincera é que a história presente no livro é incrível, original, porém, infelizmente, Jandy Nelson, na minha humilde opinião, se perdeu na escrita, deixou a desejar, teve aquele lampejo momentâneo de uma ótima história e não soube moldar.

Mesmo abordando assuntos que me chamam a atenção, como o bullying, homosexualismo, Eu te darei o sol foi uma bela decepção. Mas mesmo dando 1 estrela, eu recomendo a leitura, porque pode ser que dê certo para você.


58 comentários:

  1. oi ^^
    pow vc não foi a única. vi algumas pessoas reclamando que esse livro era massante demais. ainda não li meu exemplar, mas já to sofrendo por antecipação pq sou dessas que abandono a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Pena que não gostou muito do livro, apesar de levar em conta sua resenha fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  3. eu tenho a mesma opnião eu tentei muito ler esse livro por causa dos cometários positivos mas pra não funcionou.
    me deu sono e dor de cabeça acabei abandonando o livro.
    sem vontade de saber o meio e o final.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu tenho visto bastante resenhas sobre Eu te darei o sol, mas nunca tinha parado para realmente entender o livro e ver se eu fico afim de ler. No entanto, eu fiquei curiosa com o que você disse do livro, mesmo que para a maioria das pessoas tenha dado sono. Não sei se é uma leitura que farei em breve, mas anotei a dica e quem sabe quando eu ler, eu não venho aqui te contar o que achei? Sua resenha ficou bem legal e o seu blog é de uma delicadeza incrível. Adorei!

    Beijo!
    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/08/resenha-uma-curva-no-tempo-dani-atkins.html

    ResponderExcluir
  5. Puxa venho querendo ler este livro já faz algum tempo , esta é a primeira resenha que leio sobre ele e foi bem decepcionante saber que o livro não era tão bom quanto eu imaginava , fiquei bem desanimada para lê-lo agora mais mesmo assim darei uma chance a ele espero não me decepcionar ainda mais

    ResponderExcluir
  6. Eu também não gosto desse estilo de livro! E eu pensava que esse livro não seria assim... Muito bom saber e é sempre bom ser sincero com os leitores, pois vai que alguém com o mesmo gosto literário que nós leia e não goste da leitura... Vai saber o que dizem né?

    Mas parabéns! Ficou ótima a resenha.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu já havia visto esse livro mas nunca me interessei por ele, me parece ser um livro que caso eu leia também não vá gostar, mas adorei a sua sinceridade na resenha

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu vi tanta gente comentando sobre esse livro que comecei a criar expectativas, mas depois da sua resenha já percebi que se for ler vai ser sem compromissos... Que triste uma história que tinha tudo para ser ótima deixar a desejar por ter uma narrativa massante :(
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Li este livro.
    Não gostei muito também.
    Concordo quando você diz que o livro deixou a desejar...

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Brubs!
    Que pena que o livro não aconteceu para você, muito triste isso. Eu estou enrolando pra ler esse livro simplesmente porque eu sei que vou chorar, mas espero que para mim, não seja um livro massante!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  11. LOL já não tinha me atraído muito com sua resenha tenho mais certeza que não irei ler.

    ResponderExcluir
  12. Oie!!!
    ainda não li Eu te darei o sol, mas já li outro livro da autora e não gostei nenhum pouco, lembro que todos amaram menos eu. fiquei curiosa com esse porém tenho um certo receio com a escrita dela. talvez de eu dê uma segunda chance mais no futuro mas não agora ;)
    bjs
    www.notinhasderodape.com.br

    ResponderExcluir
  13. Brubs lindona que pena que o livro não te conquistou, eu estou super curiosa para ler, ainda mais com o fato dos capítulos serem narrados pelos irmãos em idades diferentes. A capa está linda com esse tom de amarelo o que chama muito atenção do leitor. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Acho que é a primeira vez que vejo uma reclamação sobre esse livro. Não tenho certeza. Mas é bem dificil conseguir concluir um livro que te dá sono né? Tô assim aqui. E tô levando muito tempo pra acabar. Em todo o caso, não quero outro assim.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho visto muita não falando muito bem desse livro.
    Eu sinceramente ainda não li e foi um dos que solicitei para novo conceito e que já foi até resenhado pelas minhas colaboradoras em meu blog, mas eu não sei nem o que esperar sabe? Acho que é um livro que vou deixar pra mais pra frente =x
    Mas tipo, disseram que a leitura é meio arrastada. Não sei se é verdade.
    Queria saber como a história é, até porque todos falaram tão bem desse livro antes de ser lançado que depois que chegou agora virou o contrário do que seria.
    Ma enfim...vamos ver...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-vale-das-borboletas.html

    ResponderExcluir
  16. Gente! To passada!
    Jurava que o livro era bom e tal...
    Só vi outra resenha e falaram bem, então vou ter que ler para saber!
    Amei a sinceridade!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Acho que essa é a primeira resenha negativa que leio sobre esse livro.
    Eu acho a premissa dele interessante e tenho vontade de conhecê-lo, mas não tenho vontade de passá-lo na frente de outras leituras no momento...
    Gostei da sinceridade!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  18. Uma estrela????? É a nota mais baixa na história para esse livro heim.
    Bom, eu ainda não li, mas quero ler e acho que vou gostar.
    Uma pena que você não tenha gostado.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Li diversas resenhas sobre o livro e vi que as opiniões se dividem. Será uma das minhas próximas leituras e confesso que estou curiosa para conhecer a história e saber se irei gostar ou não.
    Parabéns pela sinceridade na resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  20. Nossa, nunca tinha visto uma reclamação desse livro. Parecia até bem interessante... Mesmo assim, ainda tenho vontade de ler. Talvez minha opinião seja diferente...

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Nossa, que pena que não curtiu a leitura. Odeio quando um livro parece tão ruim, sem engrenar na leitura. Eu espero ter mais sorte, porque a originalidade da história foi o que mais me atraiu.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. 1 estrela? mds usahuashaus gosto eh gosto ne... eu ainda nao li o livro mas sempre vejo falando bem dele, para falar a vdd vc foi a primeira que eu li uma resenha negativa...

    ResponderExcluir
  23. Bem interessante ver o ponto de vista diferentes de uma mesma historia....Já conhecia o livro e havia lido resenhas positivas sobre ele, apesar de sua historia não ter me chamado muito a atenção...É sempre terrível quando uma leitura se torna massante para a gente. Mas adorei conferir a resenha e achei bacana ver teu ponto de vista sobre o livro.

    ResponderExcluir
  24. Olá, acredita que até agora você foi a primeira pessoa que eu vejo que não gostou do livro? Eu estou com ele para ler aqui na minha estante mas não peguei por falta de tempo ainda, estou bem curiosa apesar de tudo.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. essa foia primeira resenha que vejo de alguém que não curtiu o livro rsrs
    Bem, eu ainda quero ler, pois independente das opiniões alheias, a premissa dele me atraiu... me falaram do início arrastado, mas espero que isso não atrapalhe minha leitura...
    e flor... vc escreveu homossexualismo, o termo correto que se deve usar é homossexualidade...
    bjs ;*

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    A história não havia me chamado muita atenção, mas pela capa e por ver na caixinha de vários blogueiros e youtubers, imaginei que esse livro fosse bom, mas odeio livros lentos, maçante então nem se fala.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  27. Ooi,
    Confesso que quando Vi só uma estrelinha pulei o resto da sua resenha. Eu tenho algumas espectativas sobre ele e ainda não li meu exemplar então vou deixar pra tirar minhas próprias conclusões.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  28. Oieee
    Primeira resenha que alguém fala que não gostou desse livro, eu ainda tenho interesse de ler pelos pontos positivos que você citou, espero não achar a leitura massante pq quando isso acontece sempre abandono a leitura. Pelo menos agora irei com menos cede ao pote.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  29. Olaaaaa
    Nossa, que pena que o livro não te agradou pois eu queria muito ler, agora vou criar menos expectativa mas espero ler em breve e gostar haha

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  30. Oii!
    Desde que vi o lançamento do livro, não me interessei por ele e as resenhas que tenho lido só comprovam a minha primeira impressão. Acredito que assim como você eu não aproveitarei bem a leitura. Uma pena.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oi Bruna, tudo bem?
    Olha, esta é a primeira resenha negativa que leio do livro, eu queria lê-lo, mas agora fiquei com receio por ser massante, não me recordo ter isso ter sido citado em outra resenha...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  32. Jurei que você fosse falar que o livro te surpreendeu.
    Eu acho que vai de cada pessoa, se você gosta de ler livros do tipo ação você vai odiar livros monótonos.
    Tentarei ler esse livro para tirar minhas próprias conclusões

    Beijos,
    http://lendonoinverno.blogspot.com.br/2015/07/resenha-clube-dos-herdeiros.html

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Nossa que pena que vc não gostou da leitura já li várias resenhas dele e falaram super bem.
    Não gosto de leituras maçantes no começo e sempre largo quando isso acontece
    Pensei que vc ia largar as mesmo continuando não gostando vou pensar agora 2 vezes se leio ou não
    Adorei sua crítica

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Acho que a sua resenha é a primeira negativa que vejo sobre o livro.
    Todas que li só falavam maravilhas.
    É uma pena que o livro não tenha acontecido para você.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  35. Olha eu tb li e resenhei e apesar de não fazer muito meu gênero foi uma boa leitura, tão chato quando a gente nao curte né?
    bjs
    http://meuvicioemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Uau, hha, que decepção hein, fico feliz de q vc foi bem sincero na resenha, eu no seu lugar teria abandonado a leitura, enfim, eu sabia q esse livro n seria uma boa leitura para mim, por isso quando recebi já passei para meu resenhista, que surpreendentemente gostou da leitura, :p
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  37. Quero muito ler esse livro, mesmo você não tendo gostado, pois curti a trama e adoro essas narrativas entre passado e presente. *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  38. oi ^^
    pow cara é uma pena que a leitura não tenha sido tão agradável como vc imaginava.
    odeio me sentir obrigada a ter que ler o livro até o final. fico logo em desespero sabe? to pensando em ler esse lá pro final do ano pq agora to numa vibe tão boa pra e to com medo de me irritar com esse livro pq por tudo q o pessoal q nao gostou citou tenho quase certeza que vou me irritar tbm.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  39. Também escutei muitos comentários positivos sobre esse livro, afinal o enredo parece ser bem interessante, mas pelo visto é o tipo de livro que eu leria dois capítulos e começaria outro livro, leria mais dois capítulos e começaria outro livro....
    Beijo

    ResponderExcluir
  40. Oi Brubs, tudo bem?
    Entendi que a leitura foi arrastada e teve seus pontos negativos, mas foi bom saber que você também viu pontos positivos na obra e que com todos esses "erros" ainda indica o livro. Eu tenho altas expectativas, mas após sua resenha irei com mais calma ao livro.

    ResponderExcluir
  41. Ai que pena que ele se perdeu na história, odeio quando isso acontece, você começa ler o livro amando a história, e de repente tudo fica um lixo.
    Gostei dos temas abordados no livro, mas pela sua resenha não é um livro que eu compre agora pra ler, se um dia eu ganha-lo quem sabe dou uma chance

    ResponderExcluir
  42. Oi Brubs, sua linda, tudo bem
    Gostei muito da sua sinceridade. livro é assim mesmo, agrada a uns e a outros não. Mas que pena que a narrativa não te envolveu e foi lenta. Já li resenhas com as duas opiniões, acho que por isso, não tenho interesse em ler no momento.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Oie, tudo bom?
    Concordo com o que você falou sobre a narrativa lenta, mas acabei me acostumando com o livro no decorrer da leitura. É uma história que passa uma mensagem de amor com enfoque na família e foi de uma maneira bem interessante. Concordo que a escrita não facilitou as coisas, mas acabei curtindo muito.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oi, tudo bem?
    Eu adoro a capa desse livro e o lerei só por causa dela, mas venho lendo muitos comentários positivos o que me deixou bem animada, mas agora ao saber que a leitura do livro é arrastada fiquei com o pé atrás. Enfim, gostei muito da sua resenha por ela ter sido uma opinião bem diferente de tudo o que tenho lido sobre esse livro.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Se esse já é um tipo de livro que não leio e ainda mais com sua opinião sincera dizendo que o livro é lento e chegou a te dar sono, com certeza não ficará na minha lista de leitura.
    Vamos ver o que minha esposa vai achar quando ler ele.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  46. Finalmente alguém que também não gostou desse livro! Estava me sentindo uma ET, mas você gostou ainda menos do que eu. Quase enlouqueci com os capítulos gigantes, e pra mim com o tempo melhorou sim, mas não o suficiente para me conquistar.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  47. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas resenhas desse livro, alguns gostam muito do livro, outros tem a mesma opinião que você. Eu sinceramente não sei o que pensar do livro, confesso que gostei muito da premissa, mas estou com um pé atras, mas de qualquer forma penso em dar uma chance ao livro.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. Olá,

    Humm. Eu já li umas 3 resenhas desse livro e todas só falaram como era maravilhoso. É refrescante ver uma critica não tão positiva, porque sinceramente tenho lido um monte de livros com avaliações incríveis e que as pessoas falam só amores e no final eu não acho o livro grande coisa.
    Mas é como você disse, darei uma chance a este livro, talvez dê certo pra mim (ou não rs)

    Beijos

    ResponderExcluir
  49. Olá!
    O livro está na minha meta de leitura, espero lê-lo em breve. Que pena que você não curtiu. Eu ainda tinha expectativas com ele, mas depois do seu comentário vou com mais calma.
    Beijo

    ResponderExcluir
  50. Olá, tudo bem?

    Apesar de achar a temática que ele aborda interessante, confesso que esse livro em específico, devido a sinopse não me chamou a atenção. A capa tb naoy me agradou muito e por isso, nunca me interessei por ele. E, lendo a sua resenha, vejo que não errei em "passar longe dele". Adorei a sinceridade contida na sua resenha.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  51. Eu também tinha me animado para ler esse livro,mas depois da sua resenha confesso que deu uma desanimada,a premissa do livro também me atrai,mas saber que a narrativa é massante me desestimula totalmente,concordo quando você diz que pode ser que funcione para mim,mas vou pensar bem antes de pegar ele para ler.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  52. Olá!
    Eu estou com esse livro pra ler aqui. Agora estou morrendo de medo de ler.
    Estou com sérios problemas que as leituras da Novo Conceito pra mim estão muito chatas e maçantes.
    Espero conseguir ler o livro mais rápido que você.
    Adorei a sua sinceridade.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. nossa, ninguém merece livro chato e arrastado. Eu tenho uma tendência a insistir e persistir, mas tem alguns que imploram por serem abandonados, kkk, e quando vamos até o final, só fica uma enorme sensação de tempo perdido
    Esse livro não me interessou muito, e agora que não leio mesmo.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Olá... bom eu já tinha lido algumas resenhas de que a leitura era massante... e que algumas acharam isso durante o livro inteiro, mas decepcionante, foi a primeira resenha que li... e até entendo... porque por mais que você não queira dar vazão as resenhas que lê e os comentários de que o livro é bom isso gera sim expectativa, mesmo que oculta rs... eu não tenho vontade de ler o livro por não ser a temática da qual eu costume ler... mas confesso que já li muitas resenhas positivas... a sua resenha só mostra que o livro não funciona como unanimidade para todos!!... Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Oi Brubs!
    Q pena q não gostou, eu podia jurar q este livro seria o top dos tops hahahahah! Vamos ver se eu gosto né? Estou com ele aqui p ler tb! Pelo menos os personagens bem elaborados e o fato da história ser bem original deu uma ajuda..
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  56. Oie!
    Quero muito ler esse livro.
    Estou com ele aqui parado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  57. Brubs, posso chorar? Tambem vou resenha-lo para o blog que sou colunista e peguei o livro essa semana. Já estou desanimada e querendo não ler hahahah Como faz?
    Pelo menos os personagens são bem elaborados né.. Espero não ficar tão decepcionada.

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  58. Oi Brubs,
    Com certeza cada livro tem um efeito diferente nos leitores, uns gostam, outros não. Essa é a graça da coisa, porque senão, ao primeiro comentário negativo o livro fica resignado a um canto da estante da biblioteca ou livraria. Mas gostei de sua sinceridade na resenha.
    bjs

    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir



SUBIR