[Resenha] A fofa do terceiro andar - O Diário do Leitor

13/08/2015

[Resenha] A fofa do terceiro andar


A fofa do terceiro andar
Autor: Cléo Busatto
Editora: Galera Record ( selo Galera Junior
Numero de páginas: 142
Sinopse: Primeiro juvenil da escritora Cleo Busatto, autora de mais de 20 livros, a maioria infantis. A fofa do terceiro andar é a história de Ana, uma menina acima do peso, mas cheia de opinião, que se muda para uma escola nova, começa a sofrer bullying dos colegas e acaba desenvolvendo uma depressão. Quando o ano recomeça, ela muda de turma e conhece um menino que não se importa com o peso dela e eles começam a namorar. A família dele é meio hippie e ele ensina a ela que, mesmo fora dos padrões ela é bonita. (Sinopse retirada do Skoob)
Desde que recebi o livro em ação com a Galera Record, logo percebi o quanto iria gostar e já sabia também que a leitura seria bem leve. E não deu outra: leitura extremamente leve. Li apenas em um dia e meio - na verdade, iria terminar na madrugada, mas o sono venceu. E lógico que gostei muito da obra, do enredo e tudo mais.
 ...amor e entendimento são a mesma coisa, mas as pessoas não querem saber disso e fazem tudo ao contrário. [Pág. 58]
Como diz a sinopse, A fofa do terceiro andar vem contar a história de Ana, uma menina acima do peso, vamos dizer assim, e como ela mesma falar no livro, “gorda”. A família dela é acima do peso e, com isso, Ana tem baixa autoestima. Ao mudar de escola, ela começa a sofrer bullying e, com isso, vem a depressão. Até que acontece um episódio bem chato na hora do intervalo e Ana, a partir daí, resolve mudar a sua vida. Quando o ano letivo recomeça,  tem um menino novo em sua turma, chamado Francisco, que também é fofinho, porém é de bem com a vida e não se importa com o peso. Ana logo faz amizade com ele e essa amizade  lhe trará muitos ensinamentos.

O livro é escrito em forma de diário. Ana escreve tudo o que acontece em um caderno e assim a história vai sendo criada e narrada. Achei essa forma bem diferente e legal, faz com que a leitura flua em um ritmo bom.

A escrita da autora é bastante leve, divertida e gostosa. A diagramação é simples, sem enfeites, porém a fonte, além de fofa, torna a leitura mais agradável.

A fofa do terceiro andar é um livro simples e agradável, como perceberam pela resenha, mas que por trás dessa fofura toda nos traz um lindo ensinamento. Onde mostra o valor de uma amizade verdadeira e o quanto a sociedade cobra o lado físico das pessoas.

Ana, uma menina linda, meiga, simpática, porém acima do peso. Muitas das pessoas ao redor dela tratam-na de forma rude, como se tivesse uma doença. Eu sei como Ana se sente, pois sou acima do peso e já sofri muito com isso. Hoje não mais, porém tenho uma vida ativa, onde faço esportes e tento levar uma vida saudável. Me vi na pele de Ana, sofri e entendi tudo o que ela passa durante a leitura do livro. Por isso peço que todos o leiam. É um livro bem juvenil, mas com uma grande mensagem no final.
Eleva a autoestima saber que podemos fazer da nossa vida aquilo que queremos. Que não somos uma marionete manipulada pelos outros a partir das suas opiniões e expectativas. [Pág. 66] 


58 comentários:

  1. eu tinha muita curiosidade de ler esse livro mas tinha receio de ser algo que nao me agradasse =/

    ResponderExcluir
  2. Oie!!!
    Eu sempre quis saber do que se tratava esse livro mas nunca tinha lido nenhuma resenha.
    Adoro histórias assim, leves. *--*
    Amei amei!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem?

    Não gostei muito da capa mas confesso que a história me cativou principalmente por ter essa temática reflexiva e também pelo formato de diário.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Que top essa premissa, muito AMOR.
    Adorei saber que existe grandes ensinamentos por trás da história e acredito que todo mundo deveria ler esse livro. Eu quero ler <3
    Amei

    ResponderExcluir
  5. Comprei esse livro porque a capa é MUITO fofa, meu deus. Vi algumas resenhas e as opiniões estão divididas, mas não vejo a hora de ler. Parabéns pela resenha!
    ps.: Que blog lindo!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bem fofinha a história, gostaria de ler :3

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor.
    Gosto muito de livros que, com leveza e humor, resgatam o que verdadeiramente importa na vida: a alegria, o entusiasmo e a capacidade de passar por cima dos obstáculos. Acho que o valor que esse livro traz ao leitor é que o torna interessante. Por isso, quero lê-lo e anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. OI Bruna...
    Acho que este livro deve ter mais que uma capa bonita, já que você citou que tem alguns ensinamentos. Não é uma prioridade, mas pretendo ler ainda.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adoro leituras leves e rápidas, acho que esse é um livro que pode me agradar. Fora que gosto muito da premissa dele!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Achei a capa uma graça e a história, apesar de juvenil, parece trazer muitas lições.
    Fiquei curiosa para ver como a autora abordou um tema tão delicado como o bullying.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Acho que deve ser bem interessante mesmo o livro. Do tipo que nos leva a pensar e refletir sobre o que fazemos com o outro.
    Vou anotar aqui!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá acho bastante oportuna histórias que abordem de forma leve temáticas que podem contribuir com a formação dos jovens em idade escolar. É importante que notemos a importância das pessoas para alem das aparências e isso muitas vezes não tem sido coisa fácil de se constuir. bjs e parabens pela resenha
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Acho fantásticos esses livros que focam no bullying. Esse parece ser muito bom. Amei sua resenha.

    https://valisedepalavras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Preconceito é uma coisa triste né
    como a Ana sofreu, que chato
    acredito que me iria chorar com a Ana
    sou muito emotiva

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  15. Acho ótimo livros que questionam os padrões impostos pela sociedade, que sempre são muito cruéis. Espero que Ana não tenha emagrecido só para agradar a sociedade.
    A capa é feia, realmente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Brubs. Realmente a história parece ser bem leve e com uma grande mensagem. Adorei sua resenha, quando eu tiver a oportunidade irei ler ele. E essa capa é muito bonitinha!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi linda, me encantei pelo livro assim que lançou e com a sua resenha me encantei mais ainda, gosto de histórias que se passem no ambiente escolar. E mesmo tendo um pouco de aversão por livros nesse formato de diário,carta e tal, eu leria esse com certeza.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Bruna, achei a história muito fofa, com o perdão do trocadilho... hehehe
    A capa é linda e a história amorzinho.
    Gostei dessa ideia de forma de diário, amo ler coisas nesse estilo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    Por mais que não goste muito de ler livros curtinhos, esse sempre me deixou curiosa. Parece ser muito fofo e bonito, sem contar a capa que é muito linda ♥ É incrível quando o autor nos faz sentir o que o personagem está sentindo ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Já vi outras resenhas desse livro e estou bem curiosa para ler.
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  21. acredito que ele tenha uma mensagem importante a se passar, de aceitação e tudo mais, acho super válida uma leitura desde tipo...

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruna, eu amei sua resenha desse livro e se tiver a chance e encontrá-lo com certeza eu lerei.... uma abraço
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  23. Esse livro parece muito amorzinho.
    Adoro quando eles quebram paradigmas, especialmente na idade crítica da adolescência. Super apoio este tipo de enredo e espero que nosso mercado editorial cresça ainda mais nesse sentido para que os preconceitos sejam eliminados aos poucos em nossa sociedade.
    Estou bem curiosa pela leitura.

    ResponderExcluir
  24. Oi, esse tipo de livro muito me interessa, gosto de livros que tem como base o bullying a gente acaba pensando muito. E se o livro me passar ensinamentos melhor ainda. Ainda não havia lido nenhuma resenha do livro, a sua foi a primeira e me deixou bem curiosa, quero saber que acontecimento foi esse que mudou a vida dela.
    Espero conseguir lê-lo em breve
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Adorei o livro ser escrito em forma de diário! Nem solicitei porque na época estava meio cansada do tema bullying, mas depois de ler várias resenhas fiquei com vontade de ler. Adoro esses livros juvenis que são leves, sempre intercalo leituras mais pesadas com eles.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu tinha bastante curiosidade de ler esse livro, mas depois de saber mais sobre ele, desanimei. A premissa é boa com lições. Mas acho que não dará para mim ler haha
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  27. adorei a resenha e a capa deste livro <3 tá na listinha!
    Diana Medeiros
    http://meuvicioemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Achei a capa uma gracinha. O tema é interessante - e importante também -, mas ainda não sei se lerei.
    E parabéns pela resenha.
    https://catarseemletras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  29. Olaa
    Sua resenha está ótima e estou louca pelo livro, adoro esse gênero e o enredo chamou muito minha atenção haha espero gostar como você.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Vi esse livro na página da editora e da autora. Achei a capa belíssima, mas pelo que vi, parece ser muito juvenil. Ótima resenha e dica! Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
  31. Oi Brubs, tudo bem?

    Essa capa é super lindinha e o livro parece trazer uma mensagem incrível, sobre o bullying e sobre como devemos nos amar como somos. Amo esses livros que são fáceis de ser lidos e fluidos, mas que guardam dentro de si ensinamentos incríveis.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  32. tb sei mt bem como eh isso.. nunca tinha ouvido falar do livro, mas achei a capa uma gracinha e a sinopse me interessou.. sua resenha ficou mt boa e c ela me deu mais vontade ainda de ler o livro!

    ResponderExcluir
  33. Oi Bru,

    o livro parece ser tão fofo quanto o título sugere. Acho a capa uma gracinha. Que bom que gostou da leitura. Espero ler em breve também.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi Brubs!!
    Adoro livros juvenis e adolescentes que enfrentam esses problemas como bullying... Quando os livros são em forma de diário, então, me apaixono! Também sou acima do peso desde que me conheço por gente, mesmo fazendo esportes e treinando, meu peso se mantém (a vida não tá facil), por isso me identifico com a Ana e gordinhas são as melhores hahahaha
    Beijos!!


    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  35. Oie!
    Pelo público a que se destina deve ser uma leitura leve com uma boa mensagem né. Mas como não me interessei por essa leitura.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  36. Oi, Brubs, tudo bom?
    Acho tão legal as editoras lançarem esses livros com foco no publico infantojuvenil, pois, meio que é algo que eles vivem, né?! O livro muitas vezes fala com o leitor.

    Eu não sei se o leria, mas o livro parece ser fofo, assim como Ana, ma em apenas um sentido rs

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi Bruna, o livro parece ser fofo, adorei a resenha
    esse eu leria sem dúvidas.
    beijos

    ResponderExcluir
  38. Que legal esse livro! Gostei!
    Adorei a resenha e a capa. Já está na minha lista :)

    Seguindo :) Beijinhos...

    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Ah, que bonitinho. Quando vi sobre o livro achei que seria mais um daqueles em que parece que teremos um ensinamento sobre auto-estima, mas aí a gorda emagrece e a vida dela vira um mar de rosas, mas parece que este é um dos poucos que fala sobre aceitação mesmo. Acho que vou colocá-lo na minha listinha. <3

    ResponderExcluir
  40. Oi Brubs, um livro leve e que nos faz ter uma visão do que as pessoas sofrem é o máximo, entretanto ainda vejo que isso é uma constante. Um livro que precisa ser lido por muita gente!
    Beijos
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  41. Olá!
    Adoro livros que é contando diferente
    Esse então que ela vai escrevendo num diário deve ser bem legal
    Vou dar de presente a uma sobrinha que esta acima do peso
    Adorei a dica

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oie, tudo bom?
    O mais bacana nesse livro é que ele deixa uma lição, apesar de ter uma narrativa bem juvenil. Eu ganhei o livro e quero ler logo, pois é uma história curta, mas parece ter muito a ensinar aos jovens leitores.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Olha tenho ficado bastante curiosa quanto a leitura
    Espero poder ter a oportunidade de ler, porque dizem que realmente é um livro bastante gostosinho e envolvente. Os livros mais simples são aqueles que eu mais gosto, porque de uma certa forma eu consigo me entreter sabe? Eu adorei tudo que você falou e acho que seria uma ótima história pra mim poder descansar um pouco a mente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-mentiras-que-confortam.html\

    ResponderExcluir
  44. Oiee.

    Já tinha visto este livro e aqui é claro, mas não tinha deixado um comentário.
    Bom, pela capa eu não o leria, mas só por saber que tem uma lição por trás de tudo, eu fiquei um pouco curiosa para ler.

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. Oi, tudo bem?
    Esse é um livro que os adolescentes deveriam ler, pois quantos sofrem com o bullying
    por serem acima do peso. Pela sinopse parece ser um livro fofo que eu gostaria de ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  46. Oi, tudo bem?
    Tenho visto muito esse livro em vários blogs, e embora eu não pretenda lê-lo, percebo que ele pode ser importante para muitas meninas. Todo o trabalho editorial me parece ser muito bem feito também, e eu adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  47. Eu achei o enredo do livro legal, mas depois de ler algumas resenhas bem negativas dele, cheguei a conclusão de que ele não é uma leitura que me agradaria tanto.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  48. Oiii, tudo bem??
    Eu sou apaixonada pela capa desse livro, ficou muito perfeita... um verdadeiro show... a leitura parece mesmo ser boa... porque tb sou gordinha e bem sei o quanto as pessoas podem ser más... porém, eu nunca fui de me prender com o sofrimento que me causavam por isso... hoje em dia, preciso emagrecer por conta da saúde, mas quero somente o suficiente para ficar bem.... quero continuar com as minhas formas, porque me amo do jeito que eu sou... enfim... se eu tiver a oportunidade de ler irei com certeza.. Xero!

    ResponderExcluir
  49. Oi, tudo bem?
    já tinha visto o livro por aí, mas não sabia do que se tratava. Adorei a resenha, e essa parece ser uma obra que traz uma linda mensagem de vida. Acho que esse entra para a lista de "livros que todos devem ler"
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Olá; essa é a primeira resenha que leio do livro, o título é bem curioso e, pela sua ótima resenha, a história parece boa, acho que gostaria de lê-lo.

    ResponderExcluir
  51. Oi, tudo bem?

    Eu li esse livro essa semana e gostei. Não foi uma leitura muito surpreendente, mas eu gostei e achei que para pessoas mais novas esse livro pode fazer uma diferença muito grande na vida, pois ensina a se amar da forma que você é.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Olá!
    Achei a premissa do livro muito fofa ♥ Com certeza o livro vai entrar na minha lista de desejados e será comprado em breve, ainda mais porque a temática é diferente, gostei muito disso.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Oii Bruna!

    Achei a capa muito fofa e o título mais ainda ^^ Gosto muito quando a história traz um ensinamento muito importando em meu ver pelo menos.
    Amei sua resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  54. Eu amo livros assim,tem horas que tudo o que a gente precisa é dar um tempo no sofrimento e na profundidade e se jogar em uma história simples,mas que mesmo assim nos conquista e nos deixa leve.

    Adorei a resenha e a capa me chamou muito atenção.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  55. Olá flor,

    A capa desse livro é uma fofura. E pelo jeito o livro também é.
    Adorei, já queria comprá-lo - por causa da capa, confesso - depois de ler sua resenha fiquei com mais vontade de ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  56. Olá, tudo bem?

    Acho que a temática abordada é bem séria por vários motivos e, é legal saber que a autora conseguiu trabalhar tudo com leveza. Li uma outra resenha que tinha me feito deixar a indicação passar, mas, lendo a sua, fiquei curiosa e com vontade de conhecer a história devido aos pontos que vc mencionou aqui,

    Beijo!

    ResponderExcluir
  57. Oi Bru,

    Eu não me interessei muito por esse livro, porque não faz bem o meu gênero, mas eu vi muitas resenhas maravilhosas sobre ele. Fico feliz que você tenha gostado, eu gosto bastante quando os livros trazem algum ensinamento e valores.

    Não gosto muito de livros escritos em formatos de diarios, cartas e etc. Mas alguns sempre conseguem me surpreender quando são bem feitos, o que parece ser o caso do livro.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir



SUBIR