[Informativo] Prêmio Nobel de Literatura 2016 - O Diário do Leitor

08/02/2016

[Informativo] Prêmio Nobel de Literatura 2016


A União Brasileira de Escritores (UBE) encaminhou hoje à Academia Sueca a indicação de Lygia Fagundes Telles para o Prêmio Nobel de Literatura deste ano. Para Durval de Noronha Goyos, presidente da instituição, “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção é inquestionável”. O nome da autora foi escolhido de forma unânime pelos diretores da UBE.

Lygia Fagundes Telles está com 92 anos, vive em São Paulo e já venceu prêmios de grande importância no cenário literário, como o Camões de 2005 e os Jabutis de 1966, 1974 e 2001. Na sua obra, que já foi traduzida para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco, destacam-se livros como os romances “Ciranda de Pedra” e “As Meninas” e a coletânea de contos “Invenção e Memória”.


Nunca nenhum brasileiro venceu o Nobel de Literatura, ainda que outros autores nacionais já tenham sido indicados à Academia Sueca ou tiveram seus nomes sondados para receber o prêmio, como Ariano Suassuna, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar. Em sua última edição, em 2015, a honraria foi para a bielorrussa Svetlana Alexijevich.

2 comentários:

  1. Nunca li nada da Lygia, vou anotar o nome desses três livros que você falou e procurar! Tomara que ela ganhe, seria uma honra para o Brasil ter uma escritora que ganhou o Nobel de Literatura.

    http://simplesmentelivs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu estou mais que na torcida, Lygia é simplesmente maravilhosa, uma mulher à frente de seu tempo!!! Para quem não leu ainda, está perdendo tempo de vida!!!

    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir



SUBIR