[Blogagem Coletiva] REVENGE PORN

18 março 2016


Para o mês de Março, a Editora Arqueiro irá lançar uma duologia chamada Intenso e Profundo, escritos por Robin York, e que abordam um tema em evidência na mídia: REVENGE PORN, ou VINGANÇA PORNÔ.

Antes de mostrar um pouco mais sobre os enredos, bem como suas capas e sinopses, vamos descobrir juntos o que este termo, muitas vezes desconhecido, quer dizer.

Reveng Porn é um tipo de pornografia que envolve vingança, mais evidente no término de algum relacionamento. Por algum motivo, eles registram suas relações sexuais e, quando acaba o “amor”, uma das partes divulga estas fotos e/ ou vídeos através de grupos de Whatsapp e outras redes sociais, fazendo com que este material chegue a um grande número de pessoas em apenas poucos minutos, com o único propósito de humilhar o antigo parceiro. Na grande maioria dos casos, como em tudo em nossa sociedade, as vítimas são mulheres. 

Não podemos esquecer que este tipo de vingança não fica só no âmbito da internet. Apenas pesquisando um pouco mais, percebemos que virou um tema abordado em muitas salas de aula no Brasil. Mas qual será o papel que a escola pode desempenhar, afinal?

“É dever da escola, inclusive previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunicação a órgãos responsáveis de ocorrências que venham denigrir a imagem do jovem ou submetê-lo a situação de abuso. Além disso, a escola deverá atuar, principalmente, na conscientização dos seus alunos, visando o bom uso da internet e a proteção contra ações que venham acarretar prejuízos contra a sua moral.

Diante disso, é bom que se deixe claro que não adianta tirar o computador dos jovens, pois a máquina não é a culpada. É primordial que o usuário saiba os perigos e os benefícios dela advindos, diferenciando-se apenas pelas suas ações, pelos seus usos.
Ainda é papel da escola o processo de conscientização e instrução dos pais, para que eles também saibam lidar com este tipo de problema. Assim, a escola ganha aliados e se fortalece na luta contra os crimes virtuais.

Em resumo, a escola deve atuar no preparo dos jovens para uso da internet; deve buscar fortes parcerias com os pais desses jovens, instruindo-os e preparando-os para o enfrentamento desse problema; deve ainda comunicar aos órgãos responsáveis pela promoção e manutenção dos direitos da criança e do adolescente possíveis abusos e preparar os professores para lidarem com esses assuntos, através da formação continuada.” [Fonte]

Se você estiver sofrendo algum tipo de retaliação por causa de imagens suas e de sua intimidade que vazaram sem seu consentimento, basta seguir as regras abaixo e denuncie!

- Tire prints de todo o conteúdo;
- Armazene esse conteúdo. Ele é prova do crime;
- Registre um boletim de ocorrência em uma delegacia com as provas e também uma Ata Notarial;
- Procure um advogado especializado em direito digital.


Agora vamos mostrar um pouco mais sobre os livros, além de uma nota da autora!


Caroline Piasecki vê sua vida se transformar em um pesadelo quando o ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. De uma hora para outra, sua reputação é arruinada e o futuro promissor que a aguardaria após a faculdade já não parece tão garantido. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, procura se defender da multidão de pessoas que a julgam. Um dia, quando um cara que ela mal conhece sai em sua defesa e dá uma surra em seu ex-namorado, tudo muda. À primeira vista, West Leavitt é a última pessoa de quem Caroline deveria se aproximar – ele tem um ar sombrio e ganha a vida de forma ilícita. Ela, por sua vez, é o tipo de garota que West sempre tentou evitar. Rica e privilegiada, jamais entenderia as dificuldades pelas quais ele já passou. Mesmo com todas as diferenças, os dois se tornam amigos. Com Caroline, West sente que fará de tudo para ser um homem melhor, e ela encontra nele a força para reagir. Quando parece impossível resistir à paixão avassaladora, West e Caroline descobrem que às vezes a única opção que resta é ir mais fundo.

A vida de West Leavitt foi do céu ao inferno em poucos meses. Ele achava que era possível ter um futuro melhor, mas acabou retornando para os dramas diários de sua família. Agora, em meio a uma tragédia, o rapaz não sabe o que fazer para ajudar Frankie, sua irmã caçula. Quando ele está prestes a desmoronar, só uma pessoa lhe vem à mente: a jovem segura e determinada que ele um dia pensou merecer. Longe dali, Caroline Piasecki sonha mais uma vez com West: a pele contra o seu corpo, o cheiro dele, a mão deslizando pela sua barriga... Mas sonhos são apenas sonhos. Ela sabe que o ex foi embora e não vai voltar. Por mais doloroso que seja, Caroline precisa se esquecer do tempo que passaram juntos. Até que seu celular toca e um West transtornado está do outro lado da linha. Sem pensar duas vezes, Caroline vai ao seu encontro. Só que muita coisa mudou desde que eles terminaram. West tenta afastar Caroline de sua vida de todas as maneiras. Ao mesmo tempo, o desejo que sentem um pelo outro parece ter ficado até mais forte no período em que estiveram separados. West ainda sente algo por ela, mas não se considera uma boa companhia para ninguém. Caroline quer estar nos braços de West, mas sabe que deve partir para que ele não sofra. Nesse embate de emoções, eles precisarão encontrar os próprios caminhos e descobrir: por mais intenso que seja o laço que os une, ainda é possível um recomeço?

 Ajude você também! Compartilhe essa ideia!


Esse post faz parte do TOP COMENTARISTA!


14 comentários

  1. Olá,

    esse lançamentos da Arqueiro são garantia de sucesso, tema relevante e delicado, revenge porn. Essas obras tem sido amplamente divulgadas por blogs, possui uma premissa muito interessante. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. achei muito interessante e inteligente autora abordar esse assunto. Acredito que precisa sim ter uma visão maior e a pessoa, ou pessoas que vazam esse tipo de conteúdo particular na internet... precisam ser punidas.
    achei as dicas ótimas, tirar print é sempre uma excelente prova.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    Vi essa blogagem coletiva em diversos blogs e esse assunto é bem interessante e deve ser amplamente discutido.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uma boa esse livro, é um assunto bem atual e que está levando pessoas a cometerem atos que não tem volta. O certo é denunciar e fazer com que o culpado sofra as devidas punições. E esse lançamento já está na minha lista de desejado e com certeza comprarei e lerei o mais rápido possível.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Ooi
    Tenho visto bastante sobre esses livros. O tema é muuito interessante, digno de sucesso com certeza. Eu mesma quer o ler assim que encontrar...
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pamela, o que temos que fazer é informar.
    Fazer com que todos percebam que não se devem levar e enviar esse tipo de conteúdo, pois mais pra frente pode se voltar contra ele, infelizmente.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oi Pam, tudo bem? Eu achei muito bacana o livro abordar esse tema, não lembro de ter lido nada do tipo.
    E achei muito bacana essa ação da Editora Arqueiro. Com certeza me uni e postei também, afinal debater esses assuntos é fundamental e na minha opinião a literatura serve para isso: mudar pessoas para que as pessoas possam mudar o mundo :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Como assim isso é legal nos Estados Unidos? (Me diga que aqui no Brasil é crime, por favor!)
    Ótimos lançamentos! Tema pertinente e que deve educar se não a não fazer e não ser parte dos compartilhamentos, a como se defender.

    Ótimo post!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Acho muito bacana a Arqueiro publicar livros tratando de temas delicados e que acontecem muito com muitas pessoas. A Arqueiro é mesmo uma excelente editora! Acho que livros assim servem para abrir os olhos de muitas pessoas e ajudar que fiquem atentas para estes tipos de crimes. E livros assim tb dão visibilidade para que isso vire crime e seja punido como deve ser, pois pessoas que liberam essas fotos de outras pessoas merecem ser severamente punidas! Adorei o post,muito útil e esclarecedor!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  10. Olá, estou vendo diversas divulgações a respeito dessas obras, pena que não sou muito desse tipo de leitura, mas estou certa que os fãs do gênero vão adorar.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostei do enredo do livro que trata de um problema que hoje em dia no Brasil vemos sempre, inclusive em redes sociais.
    O livro vai ser um sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, definitivamente não me parece o tipo de livro que me agrada ler,mas se chama atenção para essa coisa terrivel que vem acontecendo com tanta gente, é válido. Espero que os apreciadores do estilo tomem a dica. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oiie,

    Acho todos os lançamentos da Arqueiro sucesso puro, a editora acerita na mosca r Mas sinceramente eu não gostei muito do enrendo, acho que nem tanto é gostar é pelo fato de que já vejo isso tanto no Brasil, que acaba esmorecendo rs Mas quem sabe, né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Uau! Que livro bom e importante, apesar de não ser meu tipo, é importante abordar o assunto, que não é atual, mas muitos não conhecer e não se resguarda, é legal ter um tema abordando.

    ResponderExcluir