Autora: Lilian Farias
Editora: Giz Editorial
Número de
Páginas: 210
Sinopse: A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso.Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas? Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora crua, ora poética, a trama nos obriga a enfrentar o espelho e se ver como nunca imaginou antes. Pois ao mergulhar neste romance, o que fará você pensar não é a forma como vê o amor, mas sim a forma com que ele se volta em sua direção. Esteja preparado.
Antes de tudo, quero agradecer a confiança da autora
ao fechar a parceria com o blog. Quero parabenizá-la pelo ótimo livro, muito bem
feito, muito bem escrito e com uma diagramação perfeita. Mas vamos ao que interessa.
Mulheres que não sabem chorar vem contar a história
de Marisa, Olga, Ana e Verônica, mulheres fortes e guerreiras. Marisa é uma
mulher controlada, com uma vida sem emoção. Divorciada, vê seus filhos irem
morar em outro país. Olga é sua vizinha e alcoólatra. Seu marido a deixou
depois de passar por tantos vexames, tirando a guarda da filha dos dois depois de um
tempo. Olga, ao perder sua filha, tem como último pedido dela que a mãe deixe o
vício do álcool. Já Ana é uma jovem universitária que ajuda os outros e sempre
se vê em alguma enrascada. Verônica é casada com outra moça, mas acaba
conhecendo Ana e não vê problema em se aproximar.
No fim das contas, as vidas de todas essas moças irão se cruzar
em forma de ajuda ou até mesmo amorosa.
(...) há alguns alívios que só as mulheres podem sentir. Algumas cargas, só as mulheres compreendem. E quando uma mulher chora aliviada, o universo também sente. Outras mulheres também sentem.
Mulheres que não sabem chorar é muito mais do que um
livro com romances lésbicos. O mesmo mostra a luta de mulheres que trabalham, que cuidam de seus filhos, que amam, que sofrem com a violência e com os abusos. É um
livro que vem nos mostrar que nós mulheres temos o direito de sermos livres, de
sermos nós mesmas, sem medo do que poderá nos acontecer. É um livro lindo, poético - em
certas partes -, com capítulos curtos, onde as histórias se intercalam de uma
maneira que não nos faz ficar presos na leitura. É um livro para ser degustado e que
todos merecem ler.
E para finalizar trago um trecho do livro que me fez pensar e ver o tamanho dessa obra:
E para finalizar trago um trecho do livro que me fez pensar e ver o tamanho dessa obra:
O amor nos coloca em contato com o que temos de pior; quando nos abrimos para amar, sabemos que iremos experimentar, até esgotar e renovar, o melhor; o dilema se contrapõe a isso: entramos em contato com o que temos de pior e responsabilizamos o mundo por isso.(...) não é colocar expectativas nos outros, é estar preparado para conviver com o caos que nos habita. Nossos defeitos podem ser o que nos protege do mundo, não precisamos nos libertar deles, precisamos aprender a conviver com eles sem nos ferir, exatamente com os espinhos das rosas.
Como esse livro é lindo!!! E para provar isso a vocês, a equipe do blog trouxe
uma surpresa!!! Essa é uma resenha premiada. Para participar, basta seguir as regras abaixo:
- Será válido somente um comentário por pessoa, com conteúdo, por favor;
- Esse sorteio tem início em 27/04 e término em 29/05;
- Quem quiser ganhar o livro, por favor, deem um UP no seu comentário e deixe algum e-mail para contato no final dele;
- Sigam as redes socias do blog e do livro: https://www.facebook.com/mulheresquenaosabemChora/?fref=ts
Boa sorte!
Eu acho essa capa maravilhosa e desejo muito sucesso na trajetória da autora. Já ouvi muitos comentários positivos a respeito dessa história e estou bem ansiosa para conferir por conta própria. E, nossa, adorei - ou melhor, AMEI - o trecho que você citou. Sério, li várias vezes e é a mais pura verdade. Preciso muito ler essa história!
ResponderExcluirBeijos, Fer
Oi Bruna, também firmei parceria com a autora e já fiz resenha lá no blog. Inclusive quando comecei a ler sua resenha, achei estar lendo a que eu escrevi de tão parecida. Bjs
ResponderExcluirInfelizmente ainda não tive o prazer e a oportunidade de ler este livro. Tenho acompanhado as resenhas que tem saído sobre ele, e já percebi que é um enredo intenso e reflexivo, onde não só o homossexualismo está em foco, mas principalmente o direito da mulher de ser quem quiser.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oie...
ResponderExcluirPelo que li em sua resenha imagino que esse livro tenha uma carga emocional muito forte, pois, essa mescla de personagens femininos está muito polêmica com alcoolatras, divorciadas e algo mais.
Achei a premissa bem legal e acho que iria gostar da leitura ;)
Beeeijos
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Ai esse livro é tão amor, nos passa tantas mensagens lindas. E a autora escreve de uma forma impressionante que não tem como não se apaixonar, adorei sua resenha beijos!!!
ResponderExcluirQue capa lindaaaa! O livro parece ser incrível, e eu amei sua resenha! Beijosss
ResponderExcluirhttp://www.starbooks.com.br/
Se o livro fala sobre mulheres, eu já amo. (Uma feminista aqui genteeee). O livro parece ser um amorzinho e capa é linda! Bjss
ResponderExcluirhttp://www.starbooks.com.br/
Oi Bruna.
ResponderExcluirAdorei a sinopse do livro e sua resenha conseguiu chamar atenção para eu adicionar o livro na minha lista de desejados. A capa é outro detalhe que gostei muito.
Bjos
Oi. Só agora vi a resenha, obrigada pelas belas palavras, fico feliz com sua apreciação.
ResponderExcluirEsse livro é simplesmente maravilhoso. Li e resenhei recentemente, e terminei a leitura apaixonada pela obra. Muito sensível e extremamente bem escrito. Adorei!
ResponderExcluirTatiana
Oi Bruninha, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEssa é a segunda resenha que leio do livro hoje. Como disse antes, eu tive a impressão que essa história não é sobre o preconceito que elas terão que enfrentar para lutar por esse amor. Acredito que é um resgate delas mesmas e só se sentirão seguras para se encontrarem através desse amor, que irá libertá-las. Desejo muito sucesso para a Lilian!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br
Olá, a capa desse livro está um espetáculo, acompanho o blog da autora e estou super ansiosa pra ler.
ResponderExcluiradorei a resenha, parabéns!
Abraços
Olá! A capa desse livro é mesmo linda e me parece que a Lílian arrasou novamente! A forma como as histórias dessas mulheres se entrelaçam me parece muito real, de forma que os sentimentos delas são os mesmos que permeiam nosso dia a dia. Estou louca para ler essa obra e descobrir como se desenvolve essa história. Acho que ela faz o leitor refletir também sobre sua própria vida, além da polêmica do alcoolismo, da homossexualidade e da solidão.
ResponderExcluirBeijos!
Karla Samira
www.pacoteliterario.blogspot.com.br
Ooi! Gostei da premissa da obra e fiquei curiosa para saber como essas mulheres vão acabar 'superando' seus problemas e tudo mais. Parece ser um desses livros que realmente mexe com o leitor e muito mais com as leitoras. Vou participar da promoção.
ResponderExcluirBeijos
Sil - Estilhaçando Livros | silvianecasemiro@gmail.com
Oi Brubsinha
ResponderExcluirEsse livro parece ótimo para mulheres fortes e também para aquelas que desconfiam de sua própria força. Parece ter uma grande história aí!
Beijo
Oi Bruna.
ResponderExcluirÓtima resenha.
Eu estou muito curiosa com esse livro que me parece ser uma história muito bem escrita e emocionante.
Beijos
http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/
Oee! Fico feliz pela parceria de sucesso. A temática parece diferente de tudo que eu já li, acho que leria sim, num dia em que eu estivesse muito vida loka e à fim de me arriscar. Abraço!
ResponderExcluir