[Resenha] O fim da história - O Diário do Leitor

08/02/2017

[Resenha] O fim da história

O fim da história
Autora: Lydia davis
Editora: Jose Olympio
Números de páginas: 210
Onde comprá-lo: Amazon | Submarino

Sinopse: O novo livro de umas das vozes mais aclamadas da literatura norte-americana contemporânea. Ao tentar reconstituir as lembranças de um romance fracassado, a protagonista de O fim da história se confunde, inventa, conta e reconta episódios que não temos certeza se de fato aconteceram. Ao mesmo tempo que tenta escrever um livro sobre a trajetória do casal, ela se embrenha nos recantos da memória, que escolhe caminhos tortuosos para dar sentido a eventos conduzidos pelo amor e pelo fim dele.


O fim da história foi uma grata surpresa. Por se tratar de algo diferente das minhas costumeiras leituras, coloquei-o nesse grupo, por conta de seu desenvolvimento durante o enredo.

Encontramos a história de uma mulher que se mudou recentemente para um vilarejo, com o intuito de dar aulas, escrever um livro e ser tradutora. Mas, como podemos imaginar, esse não será o rumo que sua vida irá tomar.

Ela acaba tendo uma reviravolta em sua vida depois que conhece um jovem rapaz que a deixa abalada. Por ser um tanto diferente e incomum, ela acaba se interessando de alguma forma por ele, tendo uma certa confusão de sentimentos.

A ideia da autora é um tanto magnífica ao meu ver, pois ela mistura a realidade atual com algo que já aconteceu, pregando uma peça no leitor, deixando ele um tanto envolvido com a história. Por esse motivo a leitura tem que ser feita com certa atenção, para não se perder. Esse é um ponto que gosto das leituras.

Ao mesmo tempo em que em alguns momentos temos uma riqueza em detalhes, a autora pecou na descrição dos personagens. Como mencionei anteriormente, a protagonista tem momentos de lembranças misturados com a realidade. Dessa forma, toda a história se passa pela visão dela, muitas vezes com falhas nas memórias.

Em todo momento dessa leitura o ar de mistério ficou presente, algo que adoro nos livros que fogem à minha rotina. A autora soube deixar a história envolvente, mesmo com esse ponto.


A editora caprichou desde a capa até a diagramação e revisão, pois não encontrei nenhum erro, a fonte utilizada é ótima para leitura. Indico a todos que gostem de algo diferente, que queiram algo com essa mistura de mistério, lembranças e realidade, que queiram mergulhar de cabeça em uma história tão boa.

0 comentários:

Postar um comentário



SUBIR