[Informativo] O que é Literatura? - O Diário do Leitor

16/07/2017

[Informativo] O que é Literatura?

O que é Literatura?
A Literatura é um tipo de manifestação artística e é conhecida como sendo a arte das/com as palavras.



Literatura é uma forma de arte. As representações artísticas tiveram início quando os seres humanos registraram desenhos e escritas rupestres nas paredes das cavernas para criar representações do mundo e da própria vida. Desde então, foram surgindo muitas manifestações artísticas a fim de (re)construir os mundos real e ficcional, registrar e representar nossa cultura e nossa história.

Tipos de artes
1ª - Música (som);
2ª - Artes cênicas (Teatro/Dança/Coreografia) (movimento);
3ª - Pintura (cores);
4ª - Escultura (objetos e texturas);
5ª - Arquitetura (espaços);
6ª - Literatura (palavras);
7ª - Cinema (integra elementos de diversas artes);
8ª - Fotografia (imagens);
9ª - História em quadrinhos (cores, palavras, imagens);
10ª - Jogos de Vídeo (integra a maioria dos elementos de artes);
11ª - Arte digital (integra artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação).

Toda produção artística está integrada em um tempoculturahistórias e tradições e, por isso, a obra artística pode ser considerada como sendo um exemplar da expressão de sua época, de sua cultura.

Literatura: a arte das/com as palavras
arte literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise de textos verbais, orais ou escritos. Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc. Isso porque a Literatura permite-nos sair do mundo real e chegar ao mundo da fantasia.

Como qualquer arte, a Literatura não tem o poder de modificar a realidade, mas é capaz de registrá-la e de fazer com que os leitores/ouvintes reavaliem a própria vida e seus comportamentos. Isso significa que a Literatura, ao mesmo tempo que provoca a reflexão, responde a algumas de nossas inquietações por meio de construções simbólicas.

Com a leitura de textos literários, entramos em contato com nossa história e, assim, temos a chance de compreender melhor o presente, o passado e o futuro. Os leitores interagem com aquilo que leem (tomam nota, refletem, criticam, emocionam-se etc.) e isso faz com que as experiências de leitura evoquem vivências pessoais e proporcionem-lhes a reflexão sobre a própria identidade,(re)construindo-a.


Podemos afirmar que a essência da arte literária está nas palavras, as quais são utilizadas pelos escritores a partir de seus potenciais sonoros, sintáticos e semânticos, estabelecendo relações contínuas entre autores e leitores/ouvintes. O trabalho com as palavras pode ser realizado com sentido denotativo ou conotativo/figurado, sendo essa a característica essencial da linguagem literária.

[Retirado de http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/o-que-literatura.htm] 


7 comentários:

  1. Posso dizer que a literatura faz parte da minha vida e pretendo conviver com ela muitos e muitos anos pela frente rs
    Sempre bom conhecer mais afundo assuntos que curtimos! E gostei bastante de ler essas informações.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. A literatura é tão ilimitada, ao escrever pode ser criado qualquer coisa em qualquer lugar ou tempo.
    Assim como todas artes, estimula a troca de informações e a capacidade de reflexão.
    Belo texto.É sempre bom lembrar que a literatura não é um fenômeno recente e que continua encantando o mundo

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse post, achei bem interessante pra poder ter uma noção de algumas outras artes ^^
    Adoro essa bendita arte das palavras. Ahh, é uma das melhores e a que mais está presente na minha vida. As histórias podem não ter o poder de mudar a realidade, mas moldam a nossa mente, fazem com que pensemos, com que nos questionemos e as coisas ao nosso redor. E também nos faz aprender com os erros passados e coisas assim.
    Muito legal esse texto =)

    ResponderExcluir
  4. O que seríamos de nós sem a literatura?!

    "Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm.."

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    A literatura faz parte da minha vida em todos os momentos, tantos nos livros, cinema, música em tudo. A literatura ela é maravilhosa, muitos não apreciam essa arte que temos e às vezes pensa que não vale a pena.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!
    A literatura é realmente maravilhosa. É uma ótima ferramenta para compreender o mundo ao nosso redor, refletir sobre temas atuais e tabus, além de servir como refúgio quando precisamos de um descanso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. A literatura faz parte de nossas vidas de diversas maneiras, muito bom este post, bem informativo.

    ResponderExcluir



SUBIR