Dia Nacional do Livro - O Diário do Leitor

29/10/2017

Dia Nacional do Livro


Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de outubro.

A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro!

O livro pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas.

Os livros surgiram há centenas de anos e, desde então, continuam maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade.

Origem do Dia Nacional do Livro

O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810).

Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga.


3 comentários:

  1. Adorei conhecer como começou o Dia Nacional do Livro no Brasil. Eu sinceramente não sabia sobre como tudo começou por aqui.

    Os livros para mim,funcionam como uma válvula de escape. É uma maneira de esquecer os problemas diários,e embarcar em lugares diferentes sem precisar sair de casa.
    É uma verdadeira aventura!

    E viva o livro! 📕❤

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    O dia do livro é muito maravilhoso. Livro é algo incrível que podemos ter em nossas vidas, já que é a porta da imaginação!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Não sabia como havia começado o dia do livro, mas é algo incrível!
    Tantos mundos que podemos visitar com apenas um livro.

    ResponderExcluir



SUBIR