[Resenha Dupla] Todo dia / Outro Dia - O Diário do Leitor

19/09/2018

[Resenha Dupla] Todo dia / Outro Dia



Todo Dia, “A” acorda em um corpo diferente, sendo uma pessoa diferente. “A” é, então, um tipo de hospedeiro. “A” vai de menino a menina, onde cada novo dia ele precisa se adaptar à uma nova vida. Porém, um dia, “A” acorda no corpo de Justin e conhece Rhiannon, sua namorada. Ao conhecer ela, percebe que encontrou alguém com quem quer ficar, porém é impossível. Enquanto “A” luta para se encontrar com Rhiannon a cada 24 horas, ambos precisam enfrentam os questionamentos que surge. 


Logo que houve o lançamento desse livro, eu não entendia o burburinho formado em cima dele. Mas isso foi até iniciar a leitura, pois logo de cara entendi o motivo. É difícil falar de um livro que a gente gosta, principalmente quando o livro me deixou com inúmeros pontos de interrogação.

Todo Dia me deixou inquieta, pois ao ler eu me questionava: Como assim, “A” acorda cada dia em um corpo? O que ele é: demônio, uma alma que vaga por aí? Será que isso aconteceu mesmo? É um sonho? Já aconteceu comigo? E assim vão nascendo inúmeras perguntas e David Levithan não me respondeu nenhuma, mas acho que isso é o que faz com que o livro seja tão bom.

Levithan foi inovador ao escrever esse livro. A maneira como ele explora o sentimento de aceitar, de ser aceito, é incrível! Outra coisa que o autor nos questiona: Até onde iríamos pela pessoa amada? 

Todo Dia é um livro leve, divertido e que nos questiona valores. Um livro com um final justo e que nos deixa esperando uma continuação.


Essa resenha foi de anos atrás e, ao reler ela hoje para adaptá-la e colocá-la aqui no O  Diário do Leitor, percebi que o sentimento para Todo Dia continua o mesmo. Mas então eu li a continuação, Outra Dia, e olha o que achei:

Confesso que estava esperando algo diferente, uma continuação, onde “A” reencontrava Rhiannon. Mas não. Outro Dia é a releitura de Todo Dia pela visão de Rhiannon. Confesso que desanimei quando comecei a ler, achei algo muito repetitivo e chato, estava esperando inovação, o que não aconteceu. A escrita de Levithan continua ótima, mas infelizmente comigo Outro Dia não deu certo.

Cheguei a abandoná-lo, mas voltei a ler para entender o lado de Rhiannon, o qual foi satisfatório, mas não chegou nem ao pé de Todo Dia. Posso apanhar ao dizer, mas Levithan perdeu tempo escrevendo esse livro, em minha opinião.


Todo dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Número de páginas: 280
Onde comprá-lo: Amazon


Sinopse: Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrarem a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.




Outro Dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Número de páginas:
Onde comprá-lo: Amazon


Sinopse: Um dos mais inovadores autores de livros jovem adulto e o primeiro a emplacar uma trama gay na lista do New York Times, David Levithan retoma a sua mais emblemática trama em “Outro Dia”. Aqui, a já celebrada – com varias resenhas elogiosas – história de “Todo Dia” é mostrada sob o ponto de vista de Rhiannon. A jovem, presa em um relacionamento abusivo, conhece A, por quem se apaixona. Só que A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Mas embarcar nessa paixão também traz desafios para Rhiannon. Todos eles mostrados aqui.

Esta publicação pertence ao TOP COMENTARISTA

2 comentários:

  1. Apesar de ter achado o segundo livro desnecessário eu acho que a proposta do autor em criar esse universo Foi simplesmente deliciosa porque nunca a gente poderia imaginar em cada dia acorda em um corpo diferente e não poder fazer nada por que isso poderia alterar o curso natural das coisas Infelizmente eu ainda não vi o filme mas eu espero que não tenha estragado com a história perfeita do livro

    ResponderExcluir
  2. Brubs!
    Não tive oportunidade de ler nenhum dos dois livros e nem assistir o filme do primeiro, mas confesso que fico muuito curiosa para sabeer como é a dinâmica de acordar cada dia em um corp diferente e acabar se apaixonando.
    Quanto ao segundo, como gosto de ver a história pelo prisma da outra protagonista, acredito que iria gostar.
    Desejo um mês abençoado e uma semaninha de luz e paz!
    “Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.” (Eurípedes)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir



SUBIR