Resenha: Bodas de Sangue, de Federico García Lorca. #98 - O Diário do Leitor

16/07/2012

Resenha: Bodas de Sangue, de Federico García Lorca. #98

Bodas de Sangue
Autor: Federico García Lorca
Editora: Martin Claret
Nota: 

Sinopse: Federico García Lorca é o escritor espanhol mais traduzido em todo o mundo depois do autor de Dom Quixote. Mesmo tendo vivido pouco, Lorca deixou quinze peças de teatro e uma magnífica obra poética. “Bodas de Sangue”, uma de suas melhores peças, é uma tragédia de amor e ódio. Nela aparecem elementos recorrentes na obra do maior poeta espanhol do século XX: fatalismo, violência, angústia, sangue, simbolismo e paixão.

            “Bodas de Sangre”, título original da obra, faz parte da chamada trilogia rural, composta também por “Yerma” e “La Casa de Bernarda Alba”. Ambas tem como base temática a liberdade do amor, em contato com o código de honra existente no período de criação das mesmas.
            Neste caso, a traição traz a morte de dois personagens, de maneira sangrenta.
            Um mãe, uma vizinha e uma noiva derramam sobre os corpos as mais tristes lágrimas que podem dar.
            Lorca é sem sombra de dúvida um dos autores de peças teatrais mais renomado e conhecido em todo mundo, passando através das décadas. Tive a oportunidade de assistir ao filme, dirigido pelo espanhol Carlos Saura e encontrei o mesmo disponível, na íntegra, no youtube. Deixo abaixo o vídeo, ele tem apenas 1 hora, bem rápido.



Sobre o autor: Nascido em 1898, foi um dramaturgo e poeta espanhol, também lembrado como pintor, pianista e compositor. Foi assassinado por partidários do fascismo nos primeiros dias da Guerra Civil espanhola (1936). Seu corpo foi enterrado em uma cova desconhecida e nunca foi encontrado.





a Rafflecopter giveaway


8 comentários:

  1. ah parece ser muito bom mesmo , quando puder vou assistir o vídeo (:

    Amanda Cristina
    http://realidade-imperfeita.blogspot.com ;*

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita volte sempre.

    http://simplescomoumclick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Virginia de Oliveira17 julho, 2012 08:35

    O livro parece ser muito bom, não assisti o filme porque gosto de ler os livros antes de ver suas adaptações.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia o autor nem suas obras, mas sua pequena resenha de Bodas de Sangue foi suficiente para me deixar curiosa para assistir ao filme. Aliás, já deixei nos favoritos e, ainda hoje, só que mais tarde, espero poder assistir! :)
    Não sei se estou no clima para ler algo tão "pesado" e sangrento assim, mas talvez depois de assistir a adaptação cinematográfica, eu me anime, né? Hahaha XD
    Pam, a 'nota' não está aparecendo aqui... :/

    ResponderExcluir
  5. Interessante o título do livro e a resenha. Vou ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Interessante o título do livro e a resenha. Vou Ler.

    ResponderExcluir
  7. "Bodas de Sangue" é uma peça que consegue trabalhar o mais sensível dos sentimentos humanos que é o amor. Independente dos valores morais de uma época, os personagens decidir dar vazão àquilo que sentiam, mesmo que isto resulte em uma tragédia. E é o que acontece, visto que o autor consegue também, criticar os comportamentos dos demais personagens como a fofoqueira, a sogra intolerável, os preconceitos sociais. Obra indispensável para a formação de qualquer ator.

    ResponderExcluir



SUBIR