[Micro-Resenha] Pra você eu conto - O Diário do Leitor

03/03/2014

[Micro-Resenha] Pra você eu conto

Pra você eu conto
Autor: Moacyr Scliar
Editora: Atual
Número de Páginas: 70

Sinopse: O primeiro amor é o mais marcante na vida de uma pessoa? Em Pra você eu conto, Juca conta a seu neto a emocionante história de sua primeira paixão: Marta, uma professora que luta contra a repressão e contra os nazistas do Rio Grande do Sul. Ambientada na época do Estado Novo, em que forças opressivas predominavam, a narrativa mostra que o amor pode ser uma possibilidade de libertação e transformação. Quando o tímido adolescente Juca vive essa experiência, passa a ver o mundo com outros olhos. Emoção e convite à reflexão esperam pelo leitor nesta cativante história de vida.


Marta era a professora de história do colégio em que Juca estudava. Ela era contra o nazismo e ele a ajuda em seus causos. Em uma passeata nazista, a qual ela tenta acabar, foi presa e permaneceu por lá um mês, indo de lá direto para a França, em asilo político para estudar sobre o nazismo.

O amor que o adolescente sente pelo jovem foi capaz de deixá-la partir em sua missão, a qual ensinou-o a mergulhar de cabeça no verdadeiro sentido de vida!


Moacyr me surpreendeu com a história. É um belo livro infanto-juvenil e deve ser lido por qualquer pessoa, pois nos ensina muito sobre a época do Estado Novo. A diagramação da editora é simples e conta com ilustrações de Rogério Coelho. 

3 comentários:

  1. Oi querida, tudo bom?
    Eu não conhecia esse livro, mas ele parece ter uma história muito boa, abordando temas como nazismo de forma suave, já que é infanto, né? Fiquei bem interessada.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele não é um dos melhores livros, sinceramente não gostei muito dele. Mais ele relata meio que um fato real...

      Excluir
  2. Oooi, tudo bem??
    Eu particularmente amo esse livro. Foi um dos melhores que eu li e acredito que todo mundo deveria ter acesso a ele.
    Esse livro tem um sentimento tão forte e ainda aborda um assunto histórico muito interessante.

    Beijos :3

    ResponderExcluir



SUBIR