[Resenha] As Mentiras de Locke Lamora - O Diário do Leitor

04/05/2014

[Resenha] As Mentiras de Locke Lamora

As Mentiras de Locke Lamora
Série Nobres Vigaristas – Volume 1
Autor: Scott Lynch
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 463
Sinopse: O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula. Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas. O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça a mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.


Publicado em 2006 nos Estados Unidos, a Editora Arqueiro adquiriu os direitos da série Nobres Vigaristas, uma das ficções mais fantasiosas de todos os tempos. Em As Mentiras de Locke Lamora conhecemos a vida do protagonista, cujo nome está no título da obra.

Enredo em terceira pessoa, podemos conhecer muitos detalhes da vida de Lamora e seus “comparsas”, trazendo à tona cenas dramáticas e hilárias. Cada capítulo é dividido em outros, chamados de interlúdios. Cada um deles tem algo próprio, que se une aos demais e dá sentido a todo o capítulo.

Com palavras relativamente simples, Lamora se parece e muito com Robin Hood, mas apenas em parte, pois ele e sua turma roubam dos ricos e embolsam tudo.

Em suma, o livro é bom, mas não me conquistou tanto assim. O excesso de detalhes foi um dos motivos pelos quais a leitura se estendeu mais do que esperava. Espero que no segundo volume, ainda sem data de lançamento, consiga me entreter mais na série.



12 comentários:

  1. Olá

    Desde que foi lançado estou com muita vontade de ler sobre esta história. Além da capa ser bem interessante a premissa mostra que o livro parece ser bacana! Espero poder ler em breve!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, se eles roubam dos ricos e embolsam tudo não se parecem nada com Robin Hood!! rs... Pena que o excesso de detalhes atrapalhou um pouco sua leitura, mas quero conhecer as cenas dramáticas e as hilárias, então pretendo ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e o livro parece ser bem legal também :) Mas entendo você não ter curtido o excesso em detalhes, geralmente deixa alguns livros meio cansativos mesmo > < Mas curti o/

    Abraço o/
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Pam,
    Gostei da premissa do livro, ainda mais com essas cenas hilárias que você mencionou, eu geralmente prefiro livros com detalhes, mas quando é assim é complicado.
    De qualquer forma anotei a dica.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  5. Oi Pam, tudo bem?
    Eu me interessei por esse livro assim que ele foi lançado, já li algumas resenhas e gostei muito da história. Eu quero ler sim, a parte de detalhes não me incomoda, as vezes, traz um conhecimento que eu não tenho e acabo aprendendo. Salvo aqueles livros detalhistas em excesso que tornam a leitura chata, mas acho que não é esse o caso.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oieee, eu achei este livro interessante e solicitei para resenha, mas com a dúvida de que o livro não fosse bom, foi legal ler sua resenha pois não pegarei o livro com tantas esperanças assim kkkk, porquê eu também odeio o excesso de detalhes no livro rs, Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Pamela.
    Acho a capa desse livro bem instigante, mas não fiz essa leitura justamente pela impressão que tive de que a narrativa seria detalhada demais...tenho um tato certeiro pra isso.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Eu li uma resenha desse livro e fiquei muito curioso para dar uma conferida na história. O livro me parece interessante e em uma ida a livraria pude vê-lo e gostei muito da edição. Pelo mesmo motivo dei 4 estrelas para o livro Inferno de Dan Brown o excesso de detalhes.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Pam!
    Eu gosto da história original! É uma que curto! O livro traz um enredo que chama atenção!
    Espero ler e tirar as minhas conclusões e gostar mais que vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. ADORO!!!! Parece ser um livro muito bom, por você ter comparado com Robin Hood... O título é bastante sugestivo, mentiras... hum, interessante. Adoro o formato das suas resenhas, claras e objetivas! Adoro livros com mapas, dão algo a mais para o livro! Fiquei com curiosidade de ler! Abraços!

    Jonathan Freitas - http://falandodefilmeseseries.wordpress.com/
    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Pamela

    Eu já tinha me interessado por esse livro e vê-lo por aqui me lembrou sobre ele. Pretendo ler em breve!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Apenas por ser um livro com temática medieval já me conquistou!! Parece ser interessante, mas não me chamou muita atenção, não... Mas como admirador... Sempre darei uma chance.
    Beijos
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



SUBIR