[Resenha] Jane Austen - Uma vida revelada - O Diário do Leitor

29/11/2014

[Resenha] Jane Austen - Uma vida revelada

Jane Austen
Uma vida revelada
Autora: Catherine Reef
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 220
 5_estrelas.png (145 × 27)

Sinopse: Uma biografia contundente, perspicaz e divertida como uma legítima obra de Jane Austen, a vida revelada da escritora mais importante do século XIX. Embora seja uma das escritoras mais amadas de todos os tempos, Jane Austen ainda é uma figura de grande mistério. Seria ela a gentil e doce tia Jane? Ou uma moça de língua afiada, ardilosa, como sugere sua escrita? Como passava seus dias? E, se ela nunca alcançou o mesmo final feliz de suas personagens, teria ao menos encontrado o amor verdadeiro? Ambientando sua narrativa no contexto da aristocracia inglesa do século XIX, Catherine Reef extrai informações de cartas escritas por Austen para conceber um relato íntimo da vida e dos sentimentos da escritora. A narrativa inclui detalhes dos seis fascinantes romances publicados pela escritora.

Primeiro, gostaria de agradecer a oportunidade que a Giulia me ofereceu de ler este livro mais lindinho *-*. Juro que tinha ficado com vontade dele quando ela solicitou para a editora (sim, o marketing de parceria deles é tão bom que só mês passado eles enviaram, depois de quase um século, rs), mas como ela é a principal responsável pelo blog Prazer, me chamo livro, acabei deixando pra lá. Quando chegou, ela logo de cara não foi com a escrita biográfica da autora e me enviou.


Em Jane Austen – Uma vida revelada, conhecemos mais sobre a vida agitada de uma das maiores escritoras de todos os tempos, dentro do contexto do mundo na época em que viveu, além de observarmos alguns trechos interessantes e curiosidades de suas seis obras.

Percebemos que Jane foi uma mulher desejada, mas que acabava desistindo de seus amores antes mesmo que eles fossem consumados. Nunca se casou, mas nem por isso deixou de se divertir. E olha, sua família era pouco grande, hahaha. Eu tive que voltar à árvore genealógica do início do livro um milhão de vezes e ainda assim consegui me perder. Foi muita informação pra minha pobre cabeça que precisa de férias, hahaha, mas gostei bastante do resultado final.

Jane Austen é a mesma que escreve seus livros. Em busca de um final feliz, mas que sabe sobreviver, mesmo que sozinha.

“Se um livro é bem escrito, sempre acho que é curto demais”.

Nunca tive a oportunidade de ler seus livros na íntegra (Orgulho e Preconceito e Zumbis não conta, ok?). Ainda tenho um pé atrás com relação à escrita. Ok, eu amo livros clássicos brasileiros, mas não sei se estou preparada ainda para enfrentar os de Jane. Espero um dia conseguir encarar de peito e alma abertos, pois quero ver o que mais essa mulher incrível tem para mostrar.


A editora Novo Século fez um trabalho belíssimo, cuidando de todos os detalhes, desde a diagramação interna, com fitinha marcadora (um mimo super delicado), até à capa, simples e que transmite com fidedignidade o retrato que os familiares de Jane diziam ser o rosto dela. Parabéns e espero que a editora publique novas edições de seus grandes clássicos neste mesmo formato. Para os colecionadores é uma peça chave! Super recomendado!

8 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Nunca li nada da Jane Austen, mas pretendo ler um dia. Esse livro parece ser uma leitura interessante para conhecer melhor a autora e também para quem já é fã. A capa é bem fofa!
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Acredita que eu nunca li nenhum livro da Jane? Pois é, tenho curiosidade de conhecer, mas sempre acabo passando outros livros na frente *-* Vi esse livro em promoção e quase o comprei... Devia ter comprado :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca li nada de Jane Austen! Tenho Orgulho e Preconceito aqui, mas ainda não consegui encaixá-lo na minha fila de leitura.
    Sempre ouço falar muito bem de seus livros e tenho muita curiosidade.
    Talvez depois de ler alguma obra dela, eu leia essa biografia.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiê.... Nunca li nada dessa autora... Mas sou apaixonada por orgulho e preconceito... o filme eu assisto várias vezes e nunca me canso... por esse motivo comprei um livro que vem ele e mais dois no mesmo livro e pretendo ler eles no ano que vem sem falta... Xero!!!1

    ResponderExcluir
  5. Oi Pamela, tudo bem?

    Acho a capa desse livro muito bonita. Tenho que dizer que sou mega fã da Jane, os livros dela mostram sempre uma mulher forte, a frente do tempo, admiro muito a autora por isso. Quero ler esse livro em algum momento, mas acredito que não o faça por enquanto.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola Pam , menina pelo visto a familia dela eras enorme kkkkk , a capa ficou linda do livro . Não li ainda Orgulhoso e Preconceito só assisti ao filme lindo . Não há quem não se encante. Vou colocar na lista de leitura para saber mais dessa incrível autora . beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Tchê, ainda não consegui ler um livro dessa mulher e olha que tenho 3 na estante kkkk
    Não sou muito chegada em biografias,tenho que estar muito inspirada para me interessar pela vida dos outros (que existem ou existiram), mas acho que este eu leria na boa! :D

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Amooo Jane Austen!!! Eh minha autora predileta!!!
    Indico a tdos ler orgulho e preconceito eh simplesmente perfeito!!! Ja estou super curiosa pra ler este livro!!

    ResponderExcluir



SUBIR