[Informativo] Pré-venda do livro Machado de Assis: do folhetim ao livro - O Diário do Leitor

29/01/2015

[Informativo] Pré-venda do livro Machado de Assis: do folhetim ao livro



Publicado originalmente no formato de folhetim na revista de moda A Estação, o romance Quincas Borba, de Machado de Assis é considerado um dos mais importantes da obra Machadiana e um dos que definem seu estilo de narrativa, realista e irônica. Último romance publicado por Machado no então tradicional formato de publicação seriada em periódico foram as dificuldades enfrentadas pelo autor durante a publicação e sua transição para a obra como volume completo que definiram pontos importantes do estilo de escrita do mais relevante autor brasileiro. São essas diferenças entre as obras, seus pontos de encontro e distanciamento e suas consequências que são estudados por Ana Cláudia Suriani da Silva, em seu livro Machado de Assis: do folhetim ao livro. Produzido como projeto de doutorado da autora e originalmente publicado em inglês, a obra analisa o processo criativo do romance Quincas Borba em seus dois momentos distintos: sua publicação original como folhetim num periódico, e como esta dialogava com os outros elementos da revista, seus anúncios, gravuras e colunas, e sua publicação como volume único, e como as dificuldades da publicação em folhetim influenciaram a produção da obra definitiva, sua narrativa global ao invés de progressões episódicas lineares. Além disso, Ana Cláudia busca mostrar como o enfoque da revista, dedicado à moda e aos interesses da elite contribuíram para marcar no autor sua narrativa realista e irônica, dedicada a criticar os costumes e a situação política de seu tempo com mordacidade. Uma análise da coisificação do indivíduo, do homem tornado objeto pelo homem e como os vencedores tendem a ficar com os tubérculos.

Ficha Técnica:

Autora: Ana Cláudia Suriani da Silva
Número de Páginas: 288
Estrutura: 14 x 21

ISBN: 978-85-8444-003-0

17 comentários:

  1. adoro o outor machado de assim, que legal otima dica para presentear quem gosta de ler, e um otimo livro pelo autor, vou fazer minha reserva
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Um grande clássico . Quero voltar a ler alguns clássicos e este será um deles. beijos Pam lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Nunca li nada do Machado de Assis, e sinceramente, não me importaria em continuar assim...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que legal haver esse livro para entendermos algumas variáveis que influenciam na narrativa do autor. Esse é um livro importante para estudantes de linguística, com certeza, pois aborda o processo de criação de Machado de Assis.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Machado é Machado neh?!
    Ótimo projeto de doutorado.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    que notícia bacana, Machado foi um grande autor, esse é um livro que eu gostaria de ter.
    beijos

    http://somandoconhecimentooficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    que notícia bacana, Machado foi um grande autor, esse é um livro que eu gostaria de ter.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não li nenhuma das obras de Machado de Assis, mas tenho curiosidade sobre algumas delas. Esse livro parece muito bom, principalmente para aqueles que já conhecem bem o trabalho do autor e que quem se aprofundar no processo de publicação da época.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Gostei do projeto, interessante, em formato de folhetim, acho que vou ler, pois curto o autor, um dos meus prediletos!

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  10. Eu amo Machado de Assis, assim como obras classicas, acho muito legal o resgate do trabalho dele, bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi Pam! Nunca fui de ler os clássicos e confesso que este livro agora me deu vontade de ler. Acredito estar mais madura para compreender a leitura de Machado


    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Pamela, tudo bem??

    Bom eu não sou mais de ler clássicos já fiz muito isso quando estava no ensino médio... tinha os que eu gostava e outros não.. mas achei super legal de transformar em livro já que era em formato de folhetim... como se fossem capítulos de novela... apesar de não me interessar pela leitura... acredito que vai cativar muitos amantes dos clássicos...Xero!!

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu vou confessar que eu não sou uma grande admiradora de clássicos, para falar a verdade eu acredito que só li um ou dois livros do gênero e eles não me agradaram muito, porém tenho vontade de ler algo do Machado, pois ele é um autor muito acalmado.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. aiii, Machado de Assis é meu autor clássico favorito, rs. Adorei a ideia do projeto de folhetins, acho que vai ficar legal e é uma forma de apresentar o autor e divulgar mais sua obra tão grandiosa
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Dos autores clássicos nacionais, Machado de Assis é um dos meus preferidos. Achei a proposta do livro bem interessante, mas acredito que a obra seja mais direcionada para acadêmicos, estudantes e curiosos sobre o assunto.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nunca li nada de Machado de Assis. E sinceramente, não me dou muito bem com clássicos. Mas queria muito poder conseguir ler. Para quem gosta, essa é uma ótima oportunidade de lê-lo.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi =)

    Eu li alguns livros do Machado de Assis e confesso que não gosto nenhum pouco, acabei lendo porque era obrigatório para as provas do vestibular, acho a linguagem muito difícil e cansativa.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir



SUBIR