[Resenha] Presságio - O Assassinato da Freira Nua - O Diário do Leitor

27/02/2015

[Resenha] Presságio - O Assassinato da Freira Nua

Presságio
O Assassinato da Freira Nua
Autor: Leonardo Barros
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 220

Sinopse: Alice tem vinte e seis anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página!

Bianca é uma freira de quarenta e poucos anos. Ela é bonita demais para ser uma serva de Deus e está, neste exato momento, morta. Nua. Uma freira. Assassinada. Nua.


Mas afinal, quem ia matar uma “irmã”?

Como se não bastasse, uma outra mulher, desta vez apenas vestida como uma freira, também é assassinada. Estaria um serial killer por trás de todo o mistério que ronda a morte das duas mulheres?

Paralelamente, vemos Alice, uma jovem de 26 anos, atormentada por um tipo específico de presságio: ela só os alcança através do êxtase sexual. Mas será que isso não é apenas algo criado por sua imaginação? É o que todos ao seu redor, especialmente os psicólogos, acham.

E os dois cenários encontrados ao longo da narrativa se cruzam logo no início, durante uma festa, em que Alice vê sua “amiga” sendo assassinada no quarto ao lado. É ela a que se encontra com a fantasia de freira.

Alice entra então em uma busca incessante pelo assassino – ou assassinos. No final das contas, nem ela estará livre.

A verdade nua e crua através dos olhos de Alice. Sofri algumas aflições ao longo do livro, pela realidade exposta através das pouco mais de duzentas páginas que tive o prazer de ler.

E a leitura fluiu tão bem quanto eu esperava. O único ponto negativo foi a falta de maturidade da escrita, visto que é o segundo livro do gênero policial publicado pelo autor. Há alguns erros na revisão, mas nada que atrapalhe.

Gostei bastante da articulação do autor ao conduzir a narrativa. A diagramação do livro é simples, com fonte e tamanho ótimos para a leitura. A capa não traduz tanto o conteúdo do livro e ainda não sei se isso é bom ou ruim.

Em suma, me surpreendi com muitos pontos da trama, principalmente com relação aos assassinatos. Muitos caminhos indicavam uma direção e fui puxada para uma outra, totalmente diferente. 

14 comentários:

  1. Oiee ^^
    Esse livro me surpreendeu bastante quando o li, como você disse, é uma leitura rápida e o autor consegue deixar a gente bem bobo e levar para caminhos diferentes,e não são todos que conseguem isso.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Inhaê capeta, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro por aqui, o Leonardo esteve aqui na Bienal, mas não pude pegar o autógrafo dele por falta de tempo (Oiá só, menino sempre ocupado HUAHAUAHUA). Nunca li nenhum serial killer, mas eu tenho curiosidade! Que bom que a leitora flui rapidamente, mesmo com uma falta de maturidade. Quero ler esse livro, a única coisa que tenho dele é o marcador KDSJFJDFKSDJFFKDFSD. Adorei a resenha!

    Beijos capirota,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já tem um tempinho que leio ótimas resenhas a respeito desse livro. Confesso que sempre tive curiosidade sobre a obra.
    Li sua resenha e gostei de suas impressões. Gosto do fato do autor ter feito o assassino matar uma freira, nada pessoal contra elas, acho que é meio um fetiche meu, freiras e padres...enfim. Quando puder esse é um livro que lerei.
    Beijos
    Viviane

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Eu já li o livro do Leonardo e devo dizer que amei a historia, a leitura fluiu muito bem, e assim como você achei que a capa não refletiu muito bem o conteúdo, mas de todo o jeito a historia é impressionante.

    fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Pam!!
    Amo romances policiais! Guria curti esse, já tinha visto uma resenha a um tempo, e tinha me esquecido dele, fiquei curiosa com as visões de Alice, coitada! Né? E com a irmã morta e nua? Nossa! Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bom?

    Adoro livros desse tipo, acho um pouco perigoso usar esse tipo de "dom" para desvendar misterios, mas é um ótimo tema para abordar em livros. Com certeza já está super anotado na minha listinha, super ansiosa para ler heheh bjos ^^
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  7. Adoreeeeeeeeeeeeeei a sinopse!!!
    Amo de paixao romance policial, quero muito ler esse livro agora!
    Beijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Pamela!
    Já li várias resenhas de Presságio e poucos (ou ninguém, na verdade) teve coisa ruim pra falar. Mas entre todas as resenhas que li, a sua me pareceu mais completa. O que é unânime é o quanto a obra surpreende por tomar um viés inesperado e isso me deixa louca de curiosidade. Amei sua análise. Sucesso para você e o autor.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  9. Pam-flor!
    Essa será uma das minhas próximas leituras e estou ansiosa para conhecer a história. Parece que o autor consegue surpreender realmente, e enche cada página com mistérios a serem resolvidos (rs). Apesar dos pequenos erros de revisão, tenho certeza de que é uma leitura muito válida.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Como estou em um ano onde pretendo ler romance policial, vou colocar esse livro na minha listinha! Quero saber pq estavam matando freiras ou pessoas vestidas como tal... se por trás não há nenhum crime religioso!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  11. Olá Pamela,não conhecia o livro. fiquei muito curiosa, gosto de livros que não segue um caminho previsivel, e esse coisa der pressagio então sou super ligada nesse assunto, com certeza vou conferir essa obra.

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi eu já havia lido algumas resenhas sobre esse livro e me interessei muito por ele, parece ser muito bom realmente

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Nossa, fiquei chocada com o enredo!
    Adoro mistério e suspense policial, mas esse "ambiente", de freiras e padres me surpreendeu. Fora o fato da personagem ter tido presságios. Parece uma leitura daquelas!
    Beijinhos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  14. A capa me deixou meio desanimada, achei meio sem graça e que não chama atenção.
    Pelo que pude notar a história é interessante, o que difere muito da capa, gostei de saber que o livro tem um bom conteúdo e que provavelmente irá me agradar.

    bjs

    ResponderExcluir



SUBIR